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Departamento de Biblioteconomia GERENCIA DE RECURSOS INFORMACIONAIS Prof.ª Ana Claudia Borges Campos Wenceslau 2013/1 – aula 1 – Conceituações elementares.

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1 Departamento de Biblioteconomia GERENCIA DE RECURSOS INFORMACIONAIS Prof.ª Ana Claudia Borges Campos Wenceslau 2013/1 – aula 1 – Conceituações elementares cAnaBorges2013

2 O que é informação? DADO simples observações sobre o estado do mundo facilmente estruturado Facilmente obtido por maquinas Frequentemente quantificado Facilmente transferível FATOS BRUTOS INFORMAÇÃO Dados dotados de relevância Requer unidade de análise Exige consenso em relação ao significado Exige necessariamente a mediação humana DADOS ANALISADOS CONHECIMENTO Informação valiosa da mente humana Inclui reflexão, síntese, contexto De difícil estruturação De difícil captura em maquinas Frequentemente tácito De difícil transferência INFORMAÇÃO INTERPRETADA cAnaBorges2013 (DAVENPORT; PRUSAK, 1998, p.18)

3 cAnaBorges2013

4 O QUE É SER COMPETENTE ? (SETZER, 1999) cAnaBorges2013

5 CONCEITUAÇÕES ELEMENTARES O DADO “ Sequencia de símbolos quantificados ou quantificáveis” (SETZER, 1999) Características: É entidade matemática; É exato em sua natureza; É sintático; Pode ser representado formal ou estruturalmente; É objetivos; cAnaBorges2013

6 DW - Biblioteca cAnaBorges2013

7 O DADO observações sobre o estado do mundo; unidade de informação ainda não interpretada; fragmentos da realidade; fácil de capturar, comunicar e armazenar. Deve ser coletado o mais próximo possível da sua fonte; percepção do dado depende do interesse e das possibilidades do observador (homem ou máquina); Identificar a importância do dado em relação ao seu contexto; Armazenar para atender futuras consultas, ou seja, gerar novas informações. cAnaBorges2013

8 A INFORMAÇÃO “ É uma abstração informal... que representa algo significativo para alguém...” (SETZER,1999) Características: Não pode ser formalizada como o dado; Não pode ser processada diretamente num sistema; É semântica; É interpretada pessoalmente por cada indivíduo que a recebe; Busca produzir diferença nos indivíduos; É objetiva e subjetiva. IN – FORMAR ↨ Delinear, dar forma, conceber ideias. cAnaBorges2013

9 A INFORMAÇÃO Serve como conexão entre os dados brutos e o conhecimento; Exige análise, depende de interpretação humana, de julgamento e da opinião que se tem a partir dos dados - difícil transferí-la com absoluta fidelidade. Representa a organização e agregação de dados capazes de ser interpretados por quem as recebe; Os dados podem ser os mesmos, mas as informações extraídas deles dependem: Da forma; Do uso; Do momento. c Ana Borges 2013

10 INFORMAÇÃO (OUTRAS DEFINIÇÕES) “ Pode ser definida como uma coleção de factos do qual se exclui conclusões” “ É o resultado de processamento, manipulação e organização de dados que somados formam o conhecimento” “ Instrumento modificador da consciência e da sociedade como um todo. Estrutura significante com a competência de gerar conhecimento para o indivíduo e seu grupo” (BARRETO, 1994) “ Informação é o termo que designa o conteúdo daquilo que permutamos com o mundo exterior ao ajustar-nos a ele, e que faz com que nosso ajustamento seja percebido” (MACGARRY, 1999). “ É o dado dotado de significado, relevância e propósito” (DRUCKER apud DAVENPORT, 1998, p.19) cAnaBorges2013

11 CONHECIMENTO “ É uma abstração interior, pessoal, de alguma coisa que foi experimentada por alguém”. Características: Requer vivência do objeto de conhecimento; É pragmático; Não pode ser descrito em sua plenitude; É subjetivo. c Ana Borges 2013

12 CONHECIMENTO inclui reflexão, síntese e contexto; saber, percepção, experiência, qualificação, competência, etc...; diferencial produtivo e competitivo; maneira de fazer as coisas (como fazer) -- decorre do conhecimento em associação com a experiência e a inteligência humana; conhecimento organizacional - algo ligado às pessoas, regras e fórmulas que entram de diferentes formas e dinamicamente se transformam; Difícil de ser administrado, estruturado e armazenado em computadores. c Ana Borges 2013

13 COMPETÊNCIA “ É a capacidade de executar uma tarefa no ‘mundo real’ ”. Características: É uma ato físico; Requer ação criativa sobre o objeto de conhecimento; É uma habilidade pessoal; Não pode ser descrito em sua plenitude; Exige conhecimento; Não é quantificável em sua essência; É subjetivo-objetivo. c Ana Borges 2013

14 INTELIGÊNCIA “conjunto de estratégias usadas para captar, avaliar, combinar e utilizar eficazmente informações em decisões e ações necessárias para sua adaptação às mudanças ambientais”. (BARRETO, 1994) -Capacidade de discernir a “verdadeira” natureza da situação; -Compreender a realidade a partir do “mundo das ideias” c Ana Borges 2013 INSIGTH

15 PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO (ocorre com a intervenção humana) c Ana Borges 2013 Hierarquia do processo de transformação da informação (BARRETO, 1994)

16 c Ana Borges 2010

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18 http://www.youtube.com/watch?v=hF3KPvF7 mgM http://www.youtube.com/watch?v=hF3KPvF7 mgM http://www.youtube.com/watch?v=DhEopyfQ 4TE http://www.youtube.com/watch?v=DhEopyfQ 4TE cAnaBorges2013


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