Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle marsellef@hotmail.com
IV FEIRA FUNERÁRIA DO ESTADO DO CEARÁ III FEIRA NORTE E NORDESTE FUNERÁRIA BRASIL GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM COMPETÊNCIAS Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
2
A sociedade hoje Sociedade globalizada, instável, insegura e movida pelo consumo (Bauman, 1998, 2007) Sociedade pautada pela velocidade, pela mudança constante, pela flexibilidade e individualismo. (Lipovetsky, 2004)
3
Gestão organizacional
Trabalho imaterial: não precisa de lugar determinado. Novas tecnologias: intensificação do trabalho. “Plugados” 24 horas no trabalho. Novos modelos de gestão: os colaboradores são parceiros/sócio do negócio.
4
Gestão organizacional
Mercado competitivo Supervalorização da ação e dinamismo. Ênfase na flexibilidade e adaptação dos processos produtivos e pessoas.
5
Gestão organizacional
Alto nível de qualificação. Postura colaborativa e trabalho em equipe. Equilíbrio e maturidade emocional.
6
As pessoas e as organizações
Diferencial competitivo que promove o sucesso da organização
7
Departamento de Pessoal Gestão de Pessoas / Gestão por competência
ERAS ORGANIZACIONAIS ETAPAS DE RH Industrialização Clássica Departamento de Pessoal Recursos Humanos Industrialização Neoclássica Gestão de Pessoas / Gestão por competência Informação
8
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Conscientização de que cada tipo de organização necessita de pessoas com perfis específicos e que cada posto de trabalho existente na empresa tem características próprias e deve ser ocupado por profissionais que apresentem um determinado perfil de competências.
9
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
ORGANIZAÇÃO COMPETÊNCIASESSENCIAIS COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS MODELO DE GESTÃO RESULTADOS PAPÉIS INDIVÍDUO COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS
10
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
São aquelas necessárias para manter a organização funcionando. São pré-requisitos fundamentais para administrar com eficácia. São condições necessárias, porém não suficientes, para que a empresa possa alcançar liderança no mercado.
11
COMPETÊNCIA E COMPETITIVIDADE
Qual a competência do meu negócio que o faz ser uma empresa como diferencial no mercado ?
12
COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS
Competências que a empresa precisa para conquistar ou manter liderança no mercado e estabelecer vantagem competitiva. São reconhecidas pelos clientes como diferenciais em relação aos competidores. Elementos que caracterizam uma competência distintiva: Satisfação do cliente Diferenciação da concorrência Aumento da capacidade de expansão
13
COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS
Capacidade empreendedora Capacidade de trabalhar sob pressão Criatividade e inovação Cultura da qualidade Capacidade negociar Planejamento e organização Tomada de decisão Visão sistêmica
14
DIFERENCIAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Identificação das competências distintivas. Definição de uma agenda de aquisição de competências. Disseminação das competências distintivas. DESENVOLVER E DISSEMINAR COMPETÊNCIAS QUASE SEMPRE SIGNIFICA ATUAR SOBRE COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS
15
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS OU INDIVIDUAIS
É um conjunto estabilizado (não fixo) de conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (querer fazer ou ser) que precisam ser mobilizados para a entrega de um produto ou serviço de qualidade. As competências se manifestam por resultados observáveis que se relacionam com o trabalho.
16
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
CONHECIMENTO C H A HABILIDADE ATITUDE SABER SABER FAZER QUERER FAZER Experiência nos conhecimentos técnicos, ter colocado em prática o saber. Conhecimentos técnicos, escolaridade, cursos, especializações, etc. Ter atitudes compatíveis para atingir eficácia em relação aos conhecimentos e habilidades adquiridas ou a ser adquirido.
17
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS (Conhecimento/habilidade em funções específicas) + COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS (Atitudes/comportamentos compatíveis com as atribuições a serem desempenhadas)
18
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
INPUTS OUTPUTS CONHECIMENTOS HABILIDADES ATITUDES AGREGAÇÃO DE VALOR
19
EXCELÊNCIA PROFISSIONAL
“ Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência portanto não é um ato, mas um hábito. “ Aristóteles
20
MUITO OBRIGADA!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.