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Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola Nacional.

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1 Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – EAD/ENSP- FIOCRUZ, Unesco, BID e de 45 Instituições de Ensino Superior parceiras, em todo o país. Salvador, 2007 Milta Torrez EAD/ENSP

2 Desafios: concretizar as metas do Ministério da Saúde/Projeto PROFAE Formar Auxiliares de Enfermagem Técnicos de Enfermagem Enfermeiros especialistas, em todo o território nacional

3 O Curso como uma estratégia de sustentação de políticas públicas de educação profissional em saúde. Uma proposta inédita de formação docente de EP no nível de pós-graduação lato sensu, a distância, de forma descentralizada. Desafios: encontrar caminhos para a expressão de uma política pública, requerida pela luta social por qualificação profissional em saúde

4 Como enfrentamos os desafios? Partindo da experiência histórica das Escolas Técnicas do SUS na articulação trabalho-educação-formação profissional Implantando uma gestão articulada com a Coordenação do Profae – subcompontente II / Ações de Sustentabilidade e a coordenação técnico-pedagógica do Curso na EAD/ENSP-FIOCRUZ; Estabelecendo parcerias por convênio de cooperação com as Instituições de Ensino Superior; Estruturando os Núcleos de Apoio Docente – NAD - nos estados e regiões - execução descentralizada;

5 Concebendo um curso norteado pela luta social por saúde e profissionalização dos trabalhadores de Nível Técnico; pela perspectiva crítica de Educação e referenciado no trabalho docente em saúde; Com ênfase inclusiva – desde o acesso e permanência à certificação dos alunos e tutores; Formação pedagógica visando uma docência autônoma e significativa; Educação a distância como alternativa estratégica para a democratização da educação profissional e qualificação da atenção à saúde;

6 Avaliação do processo ensino-aprendizagem Procedimento solidário ao processo de aprendizagem, com atividades e observação formativa focalizando o contexto,sujeitos e práticas; Valora mais o processo, o trabalho em grupo, novas formas de realizar as provas presenciais e Trabalho de Conclusão do Curso (TCC); Oficinas regionais de formação inicial e continuada de Tutores ( Projeto Seiva, online);

7 Sistema de Acompanhamento Pedagógico (SAP) e Gestão Acadêmica (GA) Avaliação de Processo –Pesquisa com egressos; Construção do material didático e 2ª edição com base na pesquisa

8 Resultados alcançados Implantação de uma experiência nacional – todos os Estados e Regiões; Formação de 482 tutores; Titulação de enfermeiros especialistas em Educação Profissional na área de Saúde- Enfermagem Pesquisa com evadidos e egressos; Evasão de 17,8% e reprovação de 0,6%; Implantação de um Sistema de Acompanhamento pedagógico e acadêmico para curso a distância Semipresencial.

9 Aprendendo com a experiência: avançar na caminhada... Ampliar o acesso a pós graduação para os todos os docentes de educação profissional em saúde; Contribuir para o acesso à educação e ao cuidado na perspectiva da integralidade e da interdisciplinaridade; Fortalecer as políticas intersetoriais – Saúde e Educação; Promover a realização de Projeto Piloto do Curso de Formação Docente e a apreciação analítica do material didático pelos tutores;

10 Aprendendo com a experiência: avançar na caminhada... Vivenciar nova estrutura curricular com base em Complexos Temáticos – maior integração teórico-pratica e metodológica; Consolidar a qualidade político-pedagógica dos projetos de educação a distância na área da saúde: acompanhamento pedagógico, orientação de aprendizagem e aprofundamento teórico-metodológico;

11 A nova proposta de formação docente multiprofissional Implantação do Projeto Piloto, resultado da parceria SGTES/MS, EAD/ENSP e BID, em 2007 A História das Lutas Sociais por Saúde no Brasil como eixo que possibilita, ao longo de todo o Curso, a análise da complexa realidade do setor e do processo histórico de lutas pela defesa da saúde, e nessa, a formação dos trabalhadores de saúde como ação transformadora; Curso com carga horária de 540 horas, duração de 10 meses, nível de especialização;

12 A nova proposta de formação docente multiprofissional Organização curricular estruturada em três Complexos Temáticos; Formação de 160 Docentes, prioritáriamente das Escolas Técnicas do SUS, nas subáreas de Odontologia, Nutrição, Farmácia, Medicina (Radiologia, Patologia Clinica, Citologia, Hematologia), Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Biologia, Medicina Veterinária e Enfermagem;

13 A nova proposta de formação docente multiprofissional Realização do Piloto em quatro regiões, em parceria com as Escolas Técnicas do SUS, representadas pelos Estados do Amazonas, Goiás, Bahia e Rio de Janeiro; 160 Docentes, prioritáriamente das Escolas Técnicas do SUS, nas subáreas de Odontologia, Nutrição, Farmácia, Medicina (Radiologia, Patologia Clinica, Citologia, Hematologia), Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Biologia, Medicina Veterinária e Enfermagem;

14 A nova proposta de formação docente multiprofissional Realização do Piloto em quatro regiões, em parceria com as Escolas Técnicas do SUS, representadas pelos Estados do Amazonas, Goiás, Bahia e Rio de Janeiro; Processo ensino-aprendizagem indutor de relações interdisciplinares e intersetoriais; Produção de conhecimento a partir da análise critica da prática docente e sua determinação histórico-cultural;

15 Perspectivas Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Saúde – PROFAPS Implementação do Curso de Formação Docente em Educação Profissional com a formação de cerca de docentes por ano, em todo território nacional; Formação de tutores fortalecendo a execução descentralizada.


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