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Núcleo: Umuarama Colégio: Estadual Tiradentes

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Apresentação em tema: "Núcleo: Umuarama Colégio: Estadual Tiradentes"— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo: Umuarama Colégio: Estadual Tiradentes Nome do docente: Eder Cordeiro

2 Conteúdo Estruturante: Universo Simbólico Religioso
Conteúdo Básico: Ritos Tema: A importância da água para as diferentes religiões

3 Objetivos Objetivo Geral:
Mostrar como as religiões utilizam a água nos seus rituais. Objetivo Específico: Demostrar como o cristão, o espírita, a umbanda, o indígena entre outras religiões utilizam a água em seus rituais.

4 Desenvolvimento/Metodologia:
No primeiro momento será abordado a questão da água presente nos textos sagrados escritos e orais, e em seguida os alunos serão questionados como a mesma é utilizada nas religiões em que conhecem. Em seguida será passado um vídeo para que os alunos visualizem a utilização da água nas diversas religiões. Após a apresentação será entregue um texto para os alunos lerem e debaterem sobre o texto e vídeo pontuando a importância do uso da água nas diversas religiões. Fazer um paralelo com as religiões locais e com as estudadas, onde os alunos irão fazer uma síntese em grupo e apresentar aos demais colegas na sala. Podendo colocar um fundo musical ( Vale das borboletas).

5 Recursos: TV Multimídia vídeo: Lenda das Cataratas do Iguaçu Texto: O significado da água nas religiões (anexo) Música: Vale das borboletas

6 Critérios de Avaliação:
Debate e produção de texto destacando a utilização da água nos rituais sagrados.

7 Referências bibliográficas
O Alcorão" - tradução de Mansour Challita ISBN Ed. 1ª - Jan.2010 BACHELARD, Gaston. (1989) A água e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes. Bíblia Sagrada. (1951) 4a edição. São Paulo, Pia Sociedade de São Paulo. CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. (1991) Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio. DIEL, Paul. (1966) Le symbolisme dans la mythologie grècque. Paris: Payot. ELIADE, Mircea. (1964) Shamanism. Archaic techniques of ectasy. New York: Bollingen Foundation. Enciclopédia Delta Universal. (1986) Rio de Janeiro: Ed. Delta S.A., vol. 1. Grande Enciclopédia Delta-Larousse. (1978) Rio de Janeiro: Ed. Delta S.A., vol. 1. FEUERBACH, Ludwig. (1988) A essência do cristianismo. Campinas: Papirus. KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Editora FEB, 1864. HEGEL, G. W. F. (1973) Crítica moderna 1. In: SOUZA, José Cavalcanti de (org.). Os pré- socráticos. Col. Os Pensadores, 1a ed., São Paulo: Abril Cul- tural, p NIETZSCHE, F. (1925) Also sprach Zarathustra. München, Musarion. ______ . (1973) Crítica moderna 2. In: SOUZA, José Cavalcanti de (org.). Os pré-socráticos. Col. Os Pensadores, 1a ed., São Paulo: Abril Cultu- ral, p SERRES, Michel. (1991) O contrato natural. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Ensino Religioso. Curitiba, 2008 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Caderno Pedagógico de Ensino Religioso.O Sagrado no Ensino Religioso, Curitiba, 2008. The Mahabharata of Krishna-Dwaipayana Vyasa, tradução inglesa por Kisari Mohan Ganguli, primeira edição em 1883 e 1896, reedição de 1997.


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