A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico
Prof. Ms. Alexandre Silva de Oliveira ADM

2 Prof. Ms. Alexandre Oliveira
1. A Competitividade Impacto das Mudanças Concorrência Local; Alta previsibilidade. Fator Preponderante: - Capital. Local de Trabalho: - Empresa. - Terra. - Casa. Tempo Maior Competição Concorrência Global; Média previsibilidade. Concorrência Virtual; Imprevisibilidade. - Conhecimento. - Todo o Mercado. - Informação. 1000 anos 100 anos 10 anos Hoje Gráfico 1: Estágio de Competição Atual e o Fator Preponderante para determinar vantagens competitivas; Globalização e PE ADM Prof. Ms. Alexandre Oliveira

3 Prof. Ms. Alexandre Oliveira
2. As Cinco Forças Competitivas Figura 8: A complexidade competitiva do mercado atual - e suas cinco forças competitivos; 3 1 A Rivalidade Entre as Empresas 4 5 2 O Poder De Negociação O Poder De Negociação A Ameaça de Novos Competidores Substitutos A Ameaça de Produtos/Serviços Compradores A Empresa Competidores Atuais Competidores Potenciais Fornecedores Globalização e PE ADM Prof. Ms. Alexandre Oliveira

4 Prof. Ms. Alexandre Oliveira
4. O Ciclo de Vida do Produto no Mercado Gráfico 2: características típicas do ciclo de vida do produto no mercado; Nascimento Maturidade Declínio Crescimento Inicial Fim do Crescimento Demanda Lucro Tempo Globalização e PE ADM Prof. Ms. Alexandre Oliveira

5 Prof. Ms. Alexandre Oliveira
5. A Origem das Estratégias Figura 9: Um dos primeiros registros de estratégias; Globalização e PE ADM Prof. Ms. Alexandre Oliveira

6 Prof. Ms. Alexandre Oliveira
6. Posturas Estratégicas Vaca Leiteira Postura de Manutenção Estrela Postura de Desenvolvimento Criança – problema Postura de Crescimento X $ ? * Pontos Fortes Predominando Pontos Fracos Predominando Oportunidades de mercado fortes Oportunidades de mercado estagnadas, ameaças se fortalecendo. Seqüência de Sucesso Cão Postura de Sobrevivência FIGURA 10: Posturas estratégicas frente à combinação de ameaças e oportunidades X pontos fortes e fracos da empresa; Globalização e PE ADM Prof. Ms. Alexandre Oliveira

7 Estratégias Empresarias Prof. Ms. Alexandre Oliveira
7. Tipos de Estratégias De Porter: GRÁFICO .3: Gráfico das Estratégias Genéricas de PORTER; Alta produção e baixo preço Enfo-que Diferenciação, alto preço e baixa produção Parcela de Mercado Retorno sobre o investimento Segmento de Mercado Específico Estratégias Empresarias ADM Prof. Ms. Alexandre Oliveira

8 Estratégias Empresariais Prof. Ms. Alexandre Oliveira
8. Tipos de Estratégias De Mintzberg: De Miles & Snow: De Hax & Wilde II: O Triângulo de Estratégias Estratégia de Melhor Produto Estratégia de Soluções para o Cliente Figura 11: Três tipos diferentes de estratégicas estratégias segundo HAX & WILDE II; Estratégia de Lock-in do Sistema Estratégias Empresariais ADM Prof. Ms. Alexandre Oliveira

9 Estratégias Empresariais Prof. Ms. Alexandre Oliveira
9. Tipos de Estratégias De Kon; De Casarotto; De Mackenna: FIGURA 13: Forma contemporânea do fluxo de informação (1) versus a nova forma do fluxo de informação (2 - Interação Total); Setor Comercial Produção Atacadista Varejista Consumidor Assistência Técnica Setor de P&D Projeto 1 2 Estratégias Empresariais ADM Prof. Ms. Alexandre Oliveira

10 Estratégias Empresariais Prof. Ms. Alexandre Oliveira
10. Tipos de Estratégias De Stewart; De Oliveira: Figura 14: Categorização dos estratagemas; (Quanto mais imperceptível, melhor) OCULTAMENTO ILUSÃO NEGATIVA (Quanto mais verossímil, melhor) DESINFORMAÇÃO ATIVA (ILUSÃO POSITIVA) ESTRATAGEMAS “Testa de Ferro”  Emergente Despistamento  Emergente Mascaramento  Emergente Manipulação  Planejado Barganha  Emergente Blefe  Emergente Simulação  Emergente Barganha  Planejado Isca  Planejado Isolamento  Planejado Estratégias Empresariais ADM Prof. Ms. Alexandre Oliveira

11 Estratégias Empresariais Prof. Ms. Alexandre Oliveira
11. Tipos de Estratégias De Yoffie e Cusumano: Figura 15: Esboço de uma luta de judô; Estratégias Empresariais ADM Prof. Ms. Alexandre Oliveira

12 Método de Previsão Qualitativa Método de Previsão Quantitativa
12. Seleção das Estratégias Método de Previsão Qualitativa Método de Delphi MÉTODOS Inspeção do Ambiente Método de Previsão Quantitativa Método dos Cenários PONTOS A ANALISAR ·       Baseada em “Brainstorming” (tempestade de idéias), criando os cenários mais prováveis de ocorrerem, com posterior análise e discussão. ·       É a extrapolação de dados estatísticos, dos modelos econométricos e os modelos de situação. Isto quando a descontinuidade temporal não for muito influente. ·       É prever o futuro do mercado de forma qualitativa. É pouco eficiente se comparado com métodos como o Delphi que baseia-se em posicionamentos de especialistas. ·       Consiste em fornecer um questionários com várias perguntas a especialistas de diferentes áreas, e posteriormente compilar os dados em uma planilha, fazendo-se a análise por consenso do que será mais provável. ·       Listagem das variáveis externas que caracterizam um fenômeno e descrição dos cenários mais prováveis e os cenários mais desejados. Estratégias Empresariais ADM Prof. Ms. Alexandre Oliveira

13 Estratégias Empresariais Prof. Ms. Alexandre Oliveira
13. Método dos Cenários Variáveis Críticas Internas Variáveis Críticas Externas Estratégias de Ação Objetivos FIGURA 16: Seqüência lógica de pensamento no planejamento racional; Estratégias Empresariais ADM Prof. Ms. Alexandre Oliveira

14 Listagem de Forças e Franquezas Análise de Vulnerabilidade
14. Identificação Estratégica com Base nas Oportunidades e Ameaças TÉCNICA DE ANÁLISE CARACTERÍSTICAS Listagem de Forças e Franquezas Perfil de Capacidades Análise de Vulnerabilidade ·       Baseada em “Brainstorming” (tempestade de idéias), seguido de análise e discussão. ·       Identificar quais as atividades e aptidões de gestão desejáveis para que sua capacidade possa ser considerada boa. ·       Deve avaliar qual a probabilidade de mudanças no setor e qual a vulnerabilidade da empresa caso isto aconteça. Estratégias Empresariais ADM Prof. Ms. Alexandre Oliveira

15 Estratégias Empresariais Prof. Ms. Alexandre Oliveira
15. Identificação Estratégica com Base nas Oportunidades e Ameaças Crescimento (Eficiência da estratégia tomada) Pouco Importante Importante Muito Importante Importância para o alcance do objetivo (Eficácia da estratégia tomada) FONTE: Adaptado do MANUAL DO PROGRAMA DE EXTENSÃO EMPREARIAL do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (2000);   Área de Oportunidade Escancarada Oportunidade de crescimento muito boa e com muita influência para o alcance do objetivo. Área de Oportunidade Estreita Oportunidade de crescimento muito boa mas que tem pouca influência para o alcance do objetivo. Área Intermediária (Oportunidades e Ameaças Médias)  Área de Ação Urgente Ameaça muito grande sob aspectos muito relevantes para o alcance dos objetivo. Área de Indiferença Oportunidade e/ou Oportunidade e/ou ameaça fracas e com pouca influência no alcance do objetivo. Estratégias Empresariais ADM Prof. Ms. Alexandre Oliveira

16 Estratégias Empresariais Prof. Ms. Alexandre Oliveira
16. Identificação Estratégica com Base nas Forças e Fraquezas Desempenho (Eficiência operacional) Pouco Importante Importante Muito Importante Importância (Eficácia Operacional) FONTE: Adaptado do MANUAL DO PROGRAMA DE EXTENSÃO EMPREARIAL do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (2000);   Área de Eficácia Força Máxima Desempenho muito bom e muito importantes para o alcance do objetivo Área de Excesso Força Baixa Desempenho muito bom, mas pouco importantes para o alcance do objetivo Área de Melhorias (Força e Fraquezas Médias) Área de Ação Urgente Fraqueza Máxima Desempenho muito baixo, mas muito importantes para o alcance do objetivo Área de Indiferença Força e/ou Fraqueza Mínima Desempenho ruim, mas pouco importantes para o alcance do objetivo Estratégias Empresariais ADM Prof. Ms. Alexandre Oliveira


Carregar ppt "Planejamento Estratégico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google