A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projecto de Marketing 2007-2009 Centro Hípico de Coimbra CHC Centro Hípico de Coimbra CHC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projecto de Marketing 2007-2009 Centro Hípico de Coimbra CHC Centro Hípico de Coimbra CHC."— Transcrição da apresentação:

1 Projecto de Marketing Centro Hípico de Coimbra CHC Centro Hípico de Coimbra CHC

2 Introdução O Centro hípico de Coimbra, fundado a 2 de Dezembro de 1982, á 25 anos, por Vossa Excelência Sr. Dr. Mário Soares, tendo na sua primeira década um desenvolvimento muito grande, e de grande impacto a nível internacional e nacional. Nesta instituição foram feitos os primeiros concursos hípicos da zona centro.O seu declínio incia-se precisamente no passar do milénio, tendo sido o seu crescimento quase inexistente, levando a um desinteresse da população pela arte equestre. Propõe-se para este biénio, uma operação de renovação de imagem, e de promoção da instituição bem como para promoção de todas as modalidades equestres e do desporto.

3 Sumário Executivo O Centro Hípico de Coimbra tem como um dos seus principais objectivos a estruturação do primeiro plano estratégico de marketing desta instituição, que passa pelo aumento da sua notoriedade, através dos órgãos de comunicação social em geral e uma renovação da sua imagem. Nesse sentido, desenvolveu um projecto de marketing que lhe permitirá estruturar os seus serviços e adequá-los á sua estratégia, onde a qualidade de organização irá permitir desenvolver um conjunto de parcerias com entidades privadas e oficiais. O CHC pretende ainda o cumprimento total dos calendários desportivas de épocas, bem como o alargamento de actividades e eventos. O CHC usará como ponto fucral da estratégia, a INOVAÇÃO.

4 Análise do Ambiente Factores Económicos È revelada pelo Banco Central Europeu a subida da taxa de juro, que terá toda a influência na conta caucionada desta instituição e para toda a sua actividade económica. Anunciado pelo Governo, um crescimento económico nacional de 1,3% no ano de Relativamente ao mesmo Governo, faz-se também notar a subida do IVA de 19% para 21%. Conta para isto um acréscimo da conta caucionada do CHC. Relativamente aos apoios que seriam esperados pela Secretaria de Estado da Juventude e Desporto o défice orçamental superior em 6% do PIB, vem criar sérias dificuldades quanto a estabilização das contas da instituição em causa.

5 Análise do Ambiente Factores Sócio - Económicos Crescimento da taxa de desemprego. Desenvolvimento e aplicação rígida das políticas no sector ambiental. Envelhecimento da população. Redução da natalidade a nível Europeu. Expansão do sector de turismo rural. Aumento das horas laborais. Cultura desportiva e de lazer em forte crescimento.

6 Análise de Ambiente Factores Político/Legais Facilidades administrativas na criação de empresas. Redução da acumulação de processos em tribunais, e fim das férias judiciais. Estabilidade Governamental. Redução de impostos proposta para Em vigor, subida das taxas de juro e de IVA.

7 Análise de Ambiente Factores Tecnológicos Embaratecimento das tecnologias. Maior facilidade de acesso ás novas tecnologias. Período de predominância e evolução tecnológica. Baixa dos preços de domínios na internet, bem como designs de páginas web.

8 Análise de Ambiente Concorrência Preços mais reduzidos. Condições superiores á concorrência. Concorrência forte, situada na periferia da cidade(raio de 10 a 20 km). Não são previstas acções futuras por parte da concorrência.

9 Análise de Ambiente Factores Internos Estabilidade de recursos humanos, e bom relacionamento. Disponibilidade dos recursos humanos 6 dias por semana. Infra-estruturas de idade avançada. Elevada capacidade das mesmas. Recursos financeiros disponíveis, escassos. Abandono cultural e organizacional da instituição. Degradação da imagem do centro.

10 Análise SWOT Factores Externos Oportunidades Ameaças Renovação de imagem.Estrutura financeira assente em créditos e conta caucionada.. Aumento de associados.Concorrência sedeada na periferia da instituição. Cativar cavaleiros e praticantes.Preços reduzidos na concorrência mais próxima. Localização privilegiada. Condições superiores num raio de 20km.

11 Análise SWOT Factores Internos ForçasFraquezas Área inigualável a nível nacional.Inexistência de lucros, para investimentos. Capacidade de infra-estruturas.Infra-estruturas cobertas degradadas. Condições naturais circundantes.Dificuldade de angariação de sponsrs. Proximidade á A1 e fácil acesso.Dificuldade de aprovação de projectos com o C.C Vantagem em recursos humanos altamente qualificados. Dificuldade de fidelização de associados.

12 Público-Alvo Geográficos Classe média - alta da cidade de Coimbra. Demográficos Desporto plurisexista. Classe média - alta com idades entre os 12 e 40 anos de idade. Psicográficos Pessoas com gosto pela natureza e pelo desporto. Serve como fácil escapatória á cidade. Comportamentais Grande procura pelo que énatural.Prática de um desporto saudável e totalmente envolvido pela natureza.

13 Posicionamento A forma como o cliente nos vê A instituição á data apesar de algumas melhorias, não é vista de bons olhos pelos clientes. O posicionamento no Centro Hípico de Coimbra, pretende transmitir a ideia de uma segunda casa, como se de uma família se tratasse, tendo como base comum - o gosto pelo desporto equestre. O Centro Hípico de Coimbra pretende posicionar-se como um local aberto e ao mesmo tempo seguro onde poderá passar momentos agradáveis com a família.

14 Plano de Actividades Com o novo plano de actividades, pretende-se: Implementar corridas de galope, com custos suportados na totalidade pelo patrocinador Betandwin. O CHC vai realizar o 1º concurso de Dressage Nacional nos últimos 4 anos da instituição, com vista á recuperação deste tipo de competição. Existirá ainda um passeio pelas zonas históricas da cidade de Coimbra sponsorizado pelo media partener da instituição. O CHC manterá esta época o total cumprimento do calendário desportivo de provas de obstáculos. Criar a Mini-Escola, no poney club renovado como forma de cativar um elevado número de crianças.

15 Modalidades Dressage Esta modalidade congrega felizmente cada vez mais praticantes sobretudo entre os mais jovens. Entre as várias vertentes da equitação que se pratica em Portugal, vamos aqui dedicar particular atenção à "DRESSAGE" : uma espécie de mestrado como é de uso no ensino universitário. Uma modalidade considerada como o desporto mais perfeito do mundo(Comité Olímpico, 2002) tem como objectivo demonstrar o ensino do cavalo conseguido através do aperfeiçoamento dos seus andamentos naturais.

16 Poney Club O clube de poneys é o maior atractivo de um centro equestre pois possiblita com facilidade a entrada em competição dos mais jovens, bem como uma maior especialização competitiva dos cavaleiros. No ambiente deste club é também de referenciar a criação de equipes para todas as modalidades com o nome: Centro Hípico de Coimbra.

17 Obstáculos A prova de saltos de obstáculos é uma competição em que o conjunto cavaleiro - cavalo é julgado segundo várias condições num percurso, de obstáculos pelo derrube de varas, recusas. Na prova de Grande Prémio (barrage) pelo tempo mais rápido e também derrubes. O Centro Hípico alarga assim o calendário desta modalidade de 4 provas para 15 provas por época. Alargamento de calendário

18 Inovação inovar é o maior factor de valorização Corridas de Galope As corrida de galope são uma modalidade que tenta renascrer neste biénio e a que o Centro Hípico de Coimbra disponiblizou as suas infra-estruturas para não só ter uma componente de inovação a nível nacional com esta modalidade bem como motivo de grande atracção de público em massa.

19 Equitação de Trabalho Uma modalidade equestre em expansão universal. Para o novo projecto do Centro Hípico foi colocada uma prova desta modalidade, a primeira alguma vez realizada na zona centro/norte do país. A Equitação de Trabalho é uma modalidade equestre baseada na equitação tradicional de cada país, mantendo e conservando as suas diferentes tradições, nomeadamente no uso do traje e arreios, e em que o cavaleiro utiliza apenas uma mão na condução da sua montada. Foi concebida para destacar o tipo de monte utilizado nas diferentes vertentes do trabalho de campo.

20 Quadro de Concorrentes InformaçõesQuinta da Conraria TípicaPoiares Actuação CeiraTaveiroV.N de Poiares Público-Alvo - Paralisia Cerebral. - 10% de clientes privados. Privados.-Somente criação. -Apenas 3 clientes particulares. Vantagens Qualidade das infra- estruturas. Baixos preços.Qualidade das infra- estruturas e serviços prestados. Desvantagens Comporta um baixo número de conjuntos. Fraca qualidade de serviços e instalações. Isolamento inexistência de escola ou actividades.

21 Vantagens Competitivas CHC Concorrentes PoiaresTípicaConraria Localização Espaço Qualidade de serviços Acessos Competições Infra- estruturas

22 Vantagens Visualizadas

23 A Marca Vida...viva-a!

24 Objectivos e Metas Período: Biénio Objectivos 1-Lotação total da escola. 2-Diminuição de custos. 3-Infra-estrutura de coberta. 4-Serviço Bar/Restaurante. Metas Metas 1-Lotar o espaço a 100%. 2-Melhorar em 50% as infra- estruturas. 3-Duplicar número de associados. 4-Cumprir calendário desportivo.

25 Políticas de Produto Aulas de equitação: Iniciação Competição Póneis Passeio

26 Política de Distribuição Situado na mata do choupal. Região de turismo do centro. Autarquia de Coimbra.

27 Política de Comunicação Licenciar painéis publicitários. Colocar 6 painéis virados para o exterior. Outdoor exterior na cidade. Publicidade:Criar mupies e flyers alusivos aos eventos. Existência de um media partener com cobertura total. Relações públicas.

28 Política de Preço Incrementar packs de aulas. Desconto de duas mensalidades no pagamento imediato de cotas anuais. Criação de regime livre e regime total. Desconto a sócios concorrentes em concurso. Anuidade simbólica a menores de 18 anos. Primeira aula grátis. Não-sócios sem quaisquer benefícios,aulas e pensos mais caros.

29 Conclusão Conclui-se assim que o projecto de marketing para o Centro Hípico de Coimbra tem como principais objectivos aumentar a sua visibilidade, bem como seleccionar o seu público-alvo, aumentar a qualidade de serviços prestados aos seus clientes abrangendo uma maior leque de actividades equestres.


Carregar ppt "Projecto de Marketing 2007-2009 Centro Hípico de Coimbra CHC Centro Hípico de Coimbra CHC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google