A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

100.01.06 – Arremate Brasília-DF, 19 de Abril 2009. Componentes:.Monique Guimarães - 05/89594.Ronan Côrtes - 07/38069.Vilson Dias - 05/94687.William Clebson.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "100.01.06 – Arremate Brasília-DF, 19 de Abril 2009. Componentes:.Monique Guimarães - 05/89594.Ronan Côrtes - 07/38069.Vilson Dias - 05/94687.William Clebson."— Transcrição da apresentação:

1 – Arremate Brasília-DF, 19 de Abril Componentes:.Monique Guimarães - 05/89594.Ronan Côrtes - 07/38069.Vilson Dias - 05/94687.William Clebson - 06/97800

2 Estoques & Estudos de Casos Gestão de Estoques e Logística : Gestão de Estoques e Logística : Com a escassez de recursos, clientes mais exigentes e um mercado global mais competitivo a Logística Integrada tornou-se o âmago para as empresas se perpetuar no mercado.

3 Custo de Oportunidade Fator inerente à Logística Integrada. Fator inerente à Logística Integrada. Conceito: Conceito: Alternativa que tem de ser sacrificada a fim de se obter o melhor produto. ( Wonnacott, pág.23-40)

4 Objetivos do Estoque Objetivos de Custos : Necessidade de equilibrar os custos de manter e de pedir estoques. Objetivos de Custos : Necessidade de equilibrar os custos de manter e de pedir estoques. Verificar os custos de estoques. Verificar os custos de estoques.

5 Custo Total : É a soma dos custos de pedir e de manter os estoques.

6 Custo de faltas Custo Total (estoque + aquisição + faltas) Custo de manutenção de estoque Custos de aquisição Lote de reposição de custo mínimo Custos Quantidade de pedidos

7 Visão Contemporânea (Gestão de Estoques) Maximizar Lucros e Reduzir Custos Maximizar Lucros e Reduzir Custos Permite investigar se os estoques estão bem utilizados, bem localizados, bem manuseados e bem controlados. Permite investigar se os estoques estão bem utilizados, bem localizados, bem manuseados e bem controlados.

8 Previsão de Incertezas >Demandas de clientes instáveis; Não tem como saber o exato recebimento das mercadorias; Não tem como saber o exato recebimento das mercadorias; Pesquisa de intenção(tel., correios ou contato pessoal); Pesquisa de intenção(tel., correios ou contato pessoal); Verificar históricos de vendas; Verificar históricos de vendas; Evitar trocas repentinas de fornecedores; Evitar trocas repentinas de fornecedores; Crise econômica. Crise econômica.

9 Crise Mundial e o G-20 Crise mundial provoca mudanças abruptas na cidade e no campo; Crise mundial provoca mudanças abruptas na cidade e no campo; Redefinição das transações comercias e do acesso ao crédito. Redefinição das transações comercias e do acesso ao crédito. Logística integrada como forma de amenizar a crise. Logística integrada como forma de amenizar a crise.

10 Crise Mundial e o G-20 Demissões ao redor do globo terrestre. Demissões ao redor do globo terrestre.

11 Crise Mundial e o G-20 Necessidade de novas alianças; Necessidade de novas alianças; Produção integrada em vários países; Produção integrada em vários países; Possibilidades de novos negócios. Possibilidades de novos negócios.

12 Crise Mundial e o G-20 Países emergentes não são mais coadjuvantes. Países emergentes não são mais coadjuvantes. Mudança no processo fabril (comprador, fornecedores e produtores). Mudança no processo fabril (comprador, fornecedores e produtores). Alianças estratégia entre países. Divergência de cunho ideológico-partidário, deixadas de lado. Alianças estratégia entre países. Divergência de cunho ideológico-partidário, deixadas de lado.

13 Descontrole da produção Custo da armazenagem Custo na manutenção Custo de oportunidade Desvalorização Prejuízo Falência

14 Estudo de Caso: Dell e HP Dell: Medidas eficazes para conter o excesso de estoques e para evitar a obsolescência. Encomenda sob medida para lograr êxito nas vendas e, principalmente, evitar prejuízos. HP: Não há controle do que é produzido. Logística Integrada como solução para evitar que a titã HP entre em processo falimentar.

15 DELLHP Contato direto com os clientes Intermediação de revendedores Não produz seus componentes Produz seus componentes Custos e riscos associados menores Altos custos e riscos relacionados aos estoques se tornarem obsoletos Integração virtual Pouca integração Informações precisas sobre a demanda Dificuldades em prever a demanda Nível de estoques baixo, em alguns casos, até zerado Elevados níveis de estoques Maior facilidade de se adaptar às mudanças do mercado Dificuldade de se adaptar às mudanças do mercado

16 Perguntas & Respostas Perguntas & Respostas 1)No estudo de caso Cadeia de Suprimentos da empresa HP, consta como uma de suas principais discrepâncias o desequilíbrio entre o estoque de produtos acabados e a demanda do mercado, fato que ocasionou aumento dos custos, principalmente o custo de armazenagem. Para resolver ou minimizar esse desajuste, a empresa poderia adotar, frequentemente, procedimentos como: o controle das atividades da produção, o planejamento e controle de compras e a liquidação da produção estocada a um preço abaixo do custo de produção. 1)No estudo de caso Cadeia de Suprimentos da empresa HP, consta como uma de suas principais discrepâncias o desequilíbrio entre o estoque de produtos acabados e a demanda do mercado, fato que ocasionou aumento dos custos, principalmente o custo de armazenagem. Para resolver ou minimizar esse desajuste, a empresa poderia adotar, frequentemente, procedimentos como: o controle das atividades da produção, o planejamento e controle de compras e a liquidação da produção estocada a um preço abaixo do custo de produção.

17 R- FALSO. Conforme Ching (2009, p.36) o controle das atividades da produção, e o planejamento e controle de compras constituem procedimentos adequados para uma gestão de estoques eficiente; já a liquidação da produção a um preço abaixo do custo de produção constitui um procedimento que, se feito frequentemente, pode levar à ruína da empresa R- FALSO. Conforme Ching (2009, p.36) o controle das atividades da produção, e o planejamento e controle de compras constituem procedimentos adequados para uma gestão de estoques eficiente; já a liquidação da produção a um preço abaixo do custo de produção constitui um procedimento que, se feito frequentemente, pode levar à ruína da empresa

18 Perguntas e Respostas 2)Hong Yuh Ching (2009, p.30) discorre sobre os efeitos e a importância da previsão de incertezas no seio do setor produtivo das empresas, mencionando, inclusive, a dificuldade de se prever os fatores impactantes no controle de estoques. No que tange o estudo de caso cadeia de suprimentos da empresa HP, é plausível afirmar que o desequilíbrio no controle de estoques da empresa se deu por meio de incerteza no processo interno. 2)Hong Yuh Ching (2009, p.30) discorre sobre os efeitos e a importância da previsão de incertezas no seio do setor produtivo das empresas, mencionando, inclusive, a dificuldade de se prever os fatores impactantes no controle de estoques. No que tange o estudo de caso cadeia de suprimentos da empresa HP, é plausível afirmar que o desequilíbrio no controle de estoques da empresa se deu por meio de incerteza no processo interno.

19 R- FALSO. O próprio texto do estudo de caso, na pag. 188, afirma que existiam 03 fontes principais de incertezas que poderiam afetar a cadeia de suprimentos, são elas: Chegada de materiais (remessas atrasadas, componentes errados; Processo interno (baixo rendimento do processo e tempo ocioso) e Previsão de demanda; sendo que as duas primeiras fontes poderiam ocasionar atrasos no reabastecimento dos estoques; já a terceira – previsão de demanda- poderia levar à acumulação de estoques. No caso apresentado, houve super-estocagem, portanto, o desequilíbrio se deu por meio de incerteza na previsão da demanda. R- FALSO. O próprio texto do estudo de caso, na pag. 188, afirma que existiam 03 fontes principais de incertezas que poderiam afetar a cadeia de suprimentos, são elas: Chegada de materiais (remessas atrasadas, componentes errados; Processo interno (baixo rendimento do processo e tempo ocioso) e Previsão de demanda; sendo que as duas primeiras fontes poderiam ocasionar atrasos no reabastecimento dos estoques; já a terceira – previsão de demanda- poderia levar à acumulação de estoques. No caso apresentado, houve super-estocagem, portanto, o desequilíbrio se deu por meio de incerteza na previsão da demanda.

20 3) Uma das conseqüências prejudiciais à saúde produtiva de empresas, em geral, em situações de super-estocagem, seria a falta de tempo na resposta ao mercado. 3) Uma das conseqüências prejudiciais à saúde produtiva de empresas, em geral, em situações de super-estocagem, seria a falta de tempo na resposta ao mercado. R- (V) Conforme Ching, (2009, p.32), o controle de estoques desempenha papel extremamente importante no processo de geração de riqueza. Embora a oportunidade das vendas dependa de estoques, a empresa deve manter controle de estoques, visto que os custos de armazenagem aumentam o custo total da produção. Além disso, caso a demanda do mercado decresça, a empresa não terá oportunidade em reduzir seus investimentos nos produtos afetados, e transferi-los para outros produtos. R- (V) Conforme Ching, (2009, p.32), o controle de estoques desempenha papel extremamente importante no processo de geração de riqueza. Embora a oportunidade das vendas dependa de estoques, a empresa deve manter controle de estoques, visto que os custos de armazenagem aumentam o custo total da produção. Além disso, caso a demanda do mercado decresça, a empresa não terá oportunidade em reduzir seus investimentos nos produtos afetados, e transferi-los para outros produtos.

21 Perguntas e Respostas 4- ( ) Um dos principais problemas da HP estava relacionado aos elevados níveis de estoque, uma vez que a empresa não tinha um sistema sólido de previsão da demanda. A HP poderia solucionar esse problema realizando: pesquisas de intenção com clientes por telefone, correio ou contatos pessoais; previsão de vendas com base no histórico de vendas passadas; e mapeamento de cada fornecedor para descobrir, por exemplo, o tempo de processamento de pedidos. 4- ( ) Um dos principais problemas da HP estava relacionado aos elevados níveis de estoque, uma vez que a empresa não tinha um sistema sólido de previsão da demanda. A HP poderia solucionar esse problema realizando: pesquisas de intenção com clientes por telefone, correio ou contatos pessoais; previsão de vendas com base no histórico de vendas passadas; e mapeamento de cada fornecedor para descobrir, por exemplo, o tempo de processamento de pedidos.

22 ( V ) Esses métodos também apresentam falhas, mas são úteis para prever as incertezas da empresa. Dentre as falhas, podem-se destacar: a dificuldade de encontrar uma boa amostra para a pesquisa com os clientes e o alto custo que esta pode apresentar; falhas nas informações fornecidas pelos clientes; e considerar um horizonte de tempo muito grande na previsão com base no histórico de vendas.

23 Perguntas e Respostas 5- A Dell não sofre com o acúmulo de estoques devido a encomendas de suas produção terem destinos certos. 5- A Dell não sofre com o acúmulo de estoques devido a encomendas de suas produção terem destinos certos. (V ) A Dell, por adotar a política de manter os estoques praticamente zerados, tem custos baixos e tempo maior para responder as alterações do mercado, porém, o seu risco do inventário tornar-se obsoleto é alto. (V ) A Dell, por adotar a política de manter os estoques praticamente zerados, tem custos baixos e tempo maior para responder as alterações do mercado, porém, o seu risco do inventário tornar-se obsoleto é alto.

24 Pergunta e Resposta 6 - A Dell adota o sistema de integração virtual, o que favorece seu relacionamento com clientes e fornecedores. Contudo, essa integração virtual tornam os custos da empresa maiores, já que são necessários constantes investimentos na área de tecnologia da informação.

25 (F ) Os investimentos na área de TI são elevados, porém os benefícios gerados compensam os custos. Afinal, a Dell obtém informações valiosas tanto dos clientes quanto dos fornecedores, o que lhe permite, por exemplo, oferecer aos clientes um serviço mais personalizado, medir a velocidade de seus estoques e, principalmente, mantê-los praticamente zerados, reduzindo seu custo de estocagem e seu risco de manter ativos obsoletos.

26 7- Pode-se afirmar que o sistema de logística adotado pela Dell é mais adequado às tendências atuais de mercado do que o da HP. ( V ) A logística adotada pela Dell é mais eficiente nas atividades primárias como: gestão de estoques, que proporciona custos menores; processamento de pedidos mais rápido; e transporte das mercadorias. Suas atividades secundárias também se destacam, principalmente no que se refere ao seu sistema de informação (integração virtual).

27 8- O controle do lead time - tempo que um produto permanece estocado - é uma das formas de reduzir custos desnecessários de produção e armazenagem de produtos. O transporte aéreo apesar de caro é uma das formas de reduzir o lead time.VERDADEIRO.

28 9 –() Julgue.A produção em massa de produtos de empresas como HP e Dell, são extremamente vantajoso, visto que esse tipo de produção possibilita atender rapidamente o cliente. FALSO_PRODUTOS TECNOLÓGICOS SE TORNAM OBSOLETOS RAPIDAMENTE, POR ISSO QUANTO MENOS ESTOQUE MELHOR

29 10-O "zoneamento" feito nos produtos HP Deskjet, proporcionaram uma quantidade razoável de níveis de estoque possibilitando haver pequenas variações e disponibilização de produtos para lugares com diferentes culturas. VERDADEIRO


Carregar ppt "100.01.06 – Arremate Brasília-DF, 19 de Abril 2009. Componentes:.Monique Guimarães - 05/89594.Ronan Côrtes - 07/38069.Vilson Dias - 05/94687.William Clebson."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google