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Disciplina: Teoria Geral da Administração Professora: Sandra Mara Tenchena.

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1 Disciplina: Teoria Geral da Administração Professora: Sandra Mara Tenchena

2 Figura 13.2/5. Hierarquia das Necessidades segundo Maslow Necessidades Secundárias Necessidades Primárias Necessidades de Auto-realização Estima Sociais Segurança Fisiológicas Trabalho criativo e desafiante Diversidade e autonomia Participação nas decisões Responsabilidade por resultados Orgulho e reconhecimento Promoções Amizade dos colegas Interação com clientes Chefe amigável Condições seguras de trabalho Remuneração e benefícios Estabilidade no emprego Intervalos de descanso Conforto físico Horário de trabalho razoável

3 Figura Hierarquia de Necessidades Alimento Repouso Abrigo Sexo Relacionamento Amizade Aceitação Afeição Compreensão Consideração Segurança Proteção contra: Perigo Doença Incerteza Desemprego Satisfação do ego Orgulho Status e prestígio Auto-respeito Reconhecimento Confiança Progresso Apreciação Admiração dos colegas Auto-realização Auto-desen- volvimento Excelência pessoal Competência Expertise Fisiológicas Segurança Auto-Realização Estima Sociais

4 Quadro Fatores Motivacionais e Higiênicos (Herzberg) Conteúdo do Cargo (Como a pessoa se sente em relação ao seu cargo): 1.Trabalho em si. 1.Realização. 1.Reconhecimento 1.Progresso profissional. 1.Responsabilidade. Conteúdo do Cargo (Como a pessoa se sente em relação ao seu cargo): 1.Trabalho em si. 1.Realização. 1.Reconhecimento 1.Progresso profissional. 1.Responsabilidade. Contexto do Cargo (Como a pessoa se sente em relação à sua empresa): 1.Condições de trabalho. 2. Administração da empresa. 3.Salário. 4. Relações com o supervisor. 5. Benefícios e serviços sociais. Contexto do Cargo (Como a pessoa se sente em relação à sua empresa): 1.Condições de trabalho. 2. Administração da empresa. 3.Salário. 4. Relações com o supervisor. 5. Benefícios e serviços sociais. Fatores Motivacionais Fatores Higiênicos (Satisfacientes) (Insatisfacientes)

5 Figura O enriquecimento vertical e horizontal Carga Vertical (maior profundidade) Carga Horizontal (maior amplitude) Atribuir responsabilidades mais elevadas Para enriquecer o cargo, deve-se rearranjar os seus elementos Automatizar ou atribuir as tarefas mais simples a outros Incluir o pré-trabalho Incluir o trabalho posterior

6 1.As pessoas são indolentes e 2.Falta-lhes ambição e evitam o trabalho. 3.Resistem às mudanças 4.Sua dependência as torna incapazes de autocontrole e autodisciplina. 1.As pessoas são indolentes e 2.Falta-lhes ambição e evitam o trabalho. 3.Resistem às mudanças 4.Sua dependência as torna incapazes de autocontrole e autodisciplina. Teoria XTeoria Y Teoria X e Teoria Y 1.As pessoas gostam de atividade. 2.As pessoas não são passivas. 3.Têm motivação e potencial de desenvolvimento. 4.Aceitam responsabilidade. 5.Têm imaginação e criatividade. 1.As pessoas gostam de atividade. 2.As pessoas não são passivas. 3.Têm motivação e potencial de desenvolvimento. 4.Aceitam responsabilidade. 5.Têm imaginação e criatividade. 1.A Administração é um processo de dirigir esforços das pessoas 2.As pessoas devem ser persuadidas e motivadas. 3. As pessoas devem receber incentivos econômicos como recompensa. 1.A Administração é um processo de dirigir esforços das pessoas 2.As pessoas devem ser persuadidas e motivadas. 3. As pessoas devem receber incentivos econômicos como recompensa. 1.A Administração é um processo de dirigir o comportamento das pessoas em direção dos objetivos organizacionais e pessoais. 2.A tarefa da Administração é criar condições organizacionais através das quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais. 1.A Administração é um processo de dirigir o comportamento das pessoas em direção dos objetivos organizacionais e pessoais. 2.A tarefa da Administração é criar condições organizacionais através das quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais.

7 Variáveis Autoritário Autoritário ConsultivoParticipativo Principais: Coercitivo Benevolente ProcessoCentralizadoCentralizadoConsulta Descentralizado Decisóriona cúpulacom pequenapermitindo A cúpula define delegação, dedelegação e políticas e rotinaparticipação controla resultados SistemaMuito precárioPrecárioFluxo verticalEficiente e deSó verticais eDescendentes(descendentebásico para Comunicações descendentesprevalecem sobree ascendente)o sucesso da carregando ordens ascendentese horizontalempresa RelaçõesSão vedadas eSão toleradasCerta confiançaTrabalho em Interpessoaisprejudiciais àmas a organização nas pessoas eequipe com empresainformal é umanas relações.Formação de ameaçagrupos. Participação e envolvimento SistemasPunições e açõesMenor arbitrarie-Recompensas Recompensas de disciplinaresdade. Recompen-materiais e sociais e RecompensasObediência cegasas salariais esociais. Rarasmateriais. e Puniçõesraras sociaispunições. Variáveis Autoritário Autoritário ConsultivoParticipativo Principais: Coercitivo Benevolente ProcessoCentralizadoCentralizadoConsulta Descentralizado Decisóriona cúpulacom pequenapermitindo A cúpula define delegação, dedelegação e políticas e rotinaparticipação controla resultados SistemaMuito precárioPrecárioFluxo verticalEficiente e deSó verticais eDescendentes(descendentebásico para Comunicações descendentesprevalecem sobree ascendente)o sucesso da carregando ordens ascendentese horizontalempresa RelaçõesSão vedadas eSão toleradasCerta confiançaTrabalho em Interpessoaisprejudiciais àmas a organização nas pessoas eequipe com empresainformal é umanas relações.Formação de ameaçagrupos. Participação e envolvimento SistemasPunições e açõesMenor arbitrarie-Recompensas Recompensas de disciplinaresdade. Recompen-materiais e sociais e RecompensasObediência cegasas salariais esociais. Rarasmateriais. e Puniçõesraras sociaispunições. Tabela Os 4 sistemas administrativos de Likert

8 Organização como um sistema social cooperativo 1.Interação entre duas ou mais pessoas. 2.Desejo e disposição para a cooperação. 3.Finalidade de alcançar um objetivo comum. 1.Interação entre duas ou mais pessoas. 2.Desejo e disposição para a cooperação. 3.Finalidade de alcançar um objetivo comum. Gerente Alcance de objetivos Organizacionais (Lucro, produtividade, crescimento da empresa, redução de custos) Alcance de objetivos Individuais (promoção pessoal, carreira, salário, benefícios, segurança, prestígio) Eficácia Eficiência

9 Teoria das Decisões Elementos do Processo Decisório Tomador de decisão. Objetivos a alcançar. Preferências pessoais. 4. Estratégia. 5.Situação. 6.Resultado. Elementos do Processo Decisório Tomador de decisão. Objetivos a alcançar. Preferências pessoais. 4. Estratégia. 5.Situação. 6.Resultado. Etapas do Processo Decisório 1.Percepção da situação. 2.Análise e definição do problema. 3. Definição dos objetivos. 4.Procura de alternativas de solução. 5.Avaliação e comparação das alternativas. 6.Escolha da alternativa mais adequada. 7.Implementação da alternativa escolhida. Etapas do Processo Decisório 1.Percepção da situação. 2.Análise e definição do problema. 3. Definição dos objetivos. 4.Procura de alternativas de solução. 5.Avaliação e comparação das alternativas. 6.Escolha da alternativa mais adequada. 7.Implementação da alternativa escolhida.

10 Comportamento Organizacional Conceitos básicos: Incentivos ou alicientes. Utilidade dos incentivos. Contribuições. Utilidade das contribuições. Conceitos básicos: Incentivos ou alicientes. Utilidade dos incentivos. Contribuições. Utilidade das contribuições. Teoria do Equilíbrio Organizacional: 1.A organização é um sistema de comportamentos sociais inter- relacionados dos participantes. 2.Cada participante recebe incentivos em em troca dos quais faz contribuições à organização. 3.O participante mantém sua participação enquanto os incentivos que recebe forem iguais ou maiores do que as contribuições. 4.As contribuições dos participantes são a fonte na qual a organização se alimenta para dar novos incentivos. 5.A organização será solvente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar incentivos em quantidade suficiente para induzir os participantes à prestação de novas contribuições. Teoria do Equilíbrio Organizacional: 1.A organização é um sistema de comportamentos sociais inter- relacionados dos participantes. 2.Cada participante recebe incentivos em em troca dos quais faz contribuições à organização. 3.O participante mantém sua participação enquanto os incentivos que recebe forem iguais ou maiores do que as contribuições. 4.As contribuições dos participantes são a fonte na qual a organização se alimenta para dar novos incentivos. 5.A organização será solvente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar incentivos em quantidade suficiente para induzir os participantes à prestação de novas contribuições.

11 Tabela Os parceiros do negócio Participantes (Parceiros) Empregados Investidores Fornecedores Clientes Contribuições (Investimentos Pessoais) Contribuem com trabalho, dedicação, esforço pessoal, desempenho, lealdade, assiduidade. Contribuem com dinheiro ou capital na forma de ações, empréstimos, financiamentos. Contribuem com matérias-primas, materiais, tecnologias, serviços especializados. Contribuem com dinheiro pela aquisição dos produtos/serviços e seu consumo ou utilização. Incentivos (Retorno Esperado) Motivados por salário, benefícios, prêmios, elogios, oportunidades, reconhecimento, segurança no trabalho. Motivados por rentabilidade, lucratividade, dividendos, liquidez, retorno do investimento. Motivados por preço, condições de pagamento, faturamento, garantia de novos negócios. Motivados pelo preço, qualidade, condições de pagamento, satisfação de necessidades.

12 Conflito entre objetivos organizacionais e objetivos individuais 1.É possível a integração das necessidades individuais de auto-expressão com os requisitos de produção da organização. 2.As organizações que apresentam alto grau de integração entre objetivos individuais e organizacionais são mais produtivas do que as demais. 3.Em vez de reprimir o desenvolvimento e o potencial do indivíduo, as organizações podem contribuir para sua melhoria e aplicação. 1.É possível a integração das necessidades individuais de auto-expressão com os requisitos de produção da organização. 2.As organizações que apresentam alto grau de integração entre objetivos individuais e organizacionais são mais produtivas do que as demais. 3.Em vez de reprimir o desenvolvimento e o potencial do indivíduo, as organizações podem contribuir para sua melhoria e aplicação.

13 Negociação 1.Envolve pelo menos duas partes. 2.As partes envolvidas apresentam conflito de interesses. 3.As partes estão temporariamente unidas em um tipo de relacionamento voluntário. 4.Esse relacionamento está voltado para a divisão ou troca de recursos específicos ou resolução de assuntos entre as partes. 5.A negociação envolve a apresentação de demandas ou propostas de uma parte e, em seguida, as concessões e as contrapropostas. 6.A negociação é um processo, uma atividade seqüencial e não-simultânea. 1.Envolve pelo menos duas partes. 2.As partes envolvidas apresentam conflito de interesses. 3.As partes estão temporariamente unidas em um tipo de relacionamento voluntário. 4.Esse relacionamento está voltado para a divisão ou troca de recursos específicos ou resolução de assuntos entre as partes. 5.A negociação envolve a apresentação de demandas ou propostas de uma parte e, em seguida, as concessões e as contrapropostas. 6.A negociação é um processo, uma atividade seqüencial e não-simultânea.

14 Novas proposições sobre liderança Estilos de liderança segundo Likert: Autoritário explorador. Autoritário benevolente. Consultivo. Participativo. Estilos de liderança segundo Likert: Autoritário explorador. Autoritário benevolente. Consultivo. Participativo. Quatro competências do líder segundo Bennis: Gerência da atenção. Gerência do significado. Gerência da confiança. Gerência de si próprio. Quatro competências do líder segundo Bennis: Gerência da atenção. Gerência do significado. Gerência da confiança. Gerência de si próprio.

15 Apreciação Crítica da Teoria Comportamental 1.Ênfase nas pessoas. 2.Abordagem mais descritiva e menos prescritiva. 3.Profunda reformulação na filosofia administrativa. 4.Dimensões bipolares da Teoria Comportamental. 5.A relatividade das Teorias de Motivação. 6.Influência das ciências do comportamento sobre a Administração. 7.A organização como um sistema de decisões. 8.Visão tendenciosa. 1.Ênfase nas pessoas. 2.Abordagem mais descritiva e menos prescritiva. 3.Profunda reformulação na filosofia administrativa. 4.Dimensões bipolares da Teoria Comportamental. 5.A relatividade das Teorias de Motivação. 6.Influência das ciências do comportamento sobre a Administração. 7.A organização como um sistema de decisões. 8.Visão tendenciosa.


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