A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Telma Cezar telma.cezar@uol.com.br CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar telma.cezar@uol.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Telma Cezar telma.cezar@uol.com.br CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar telma.cezar@uol.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Telma Cezar telma.cezar@uol.com.br
CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar

2 EMENTA A disciplina pretende referenciar os estudos sobre a concepção de currículo no processo de evolução histórica, a partir das reformas educacionais efetivadas com a promulgação da Lei 9.394/96. Organiza procedimentos para a discussão das seguintes questões: currículo e conhecimento; currículo e ideologia; currículo, reprodução e resistência. Reflete sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e Referências Curriculares para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

3 OBJETIVOS GERAL: Discutir as concepções de currículo e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem. ESPECÍFICOS: - Refletir sobre as concepções de currículo no processo histórico e seu caráter ideológico. - Analisar criticamente as orientações federais sobre currículo. - Indicar a relevância da diversidade cultural na elaboração curricular.

4 CONTEÚDOS - Concepções de currículo e seus determinantes sociais, ideológicos e contextos culturais. - Currículo comum e diversidade cultural. - Orientações curriculares federais para os anos iniciais do ensino fundamental. - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96. - Ensino Fundamental de nove anos.

5 BIBLIOGRAFIA BÁSICA GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, LIMA, Licínio C. Escola como Organização Educativa. São Paulo: Cortez, SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antonio Flávio (orgs.). Territórios Contestados: O currículo e novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 2004.

6 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL Conselho Nacional de Educação/ CP. Resolução n.1, de 17/06/2004 a. Institui diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. BRASIL, Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações gerais. Brasília: SEB, BRASIL, Ministério da Educação. Indagações sobre currículo: currículo e desenvolvimento humano. Brasília: SEB, (Disponível em Acesso em 26/01/11. BRASIL, Ministério da Educação. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, (Disponível em Acesso em 26/01/11). BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Brasília: SEF, (Disponível em Acesso em 26/01/11). BRASIL. Lei n /96 de 20 de dezembro de 2006 que estabele a diretrizes e bases da educação nacional. (Disponível em Acesso em 26/01/11). BRASIL. Lei n , de 09 de janeiro de 2003 e lei n de 10/03/2008 que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. LERNER, Deila. Ler e Escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre, Artmed, MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa.(org.). Currículo: políticas e práticas. 4 ed. Campinas: Papirus, OLIVEIRA, Inês Barbosa (org.). Alternativas emancipatórias em currículo. São Paulo: Cortez, 2004.

7 [Abdias do Nascimento]
Acredito na pedagogia que liberta a tecnologia de sua atual tendência de escravizar o ser humano. A tecnologia deve existir como sustentáculo para a consagração do Homem e da Mulher em sua condição de ser. Auto-suficiência na criação e na adoção de tecnologia, assim como o desenvolvimento científico, precisa ocorrer simultaneamente ao desenvolvimento das nações, obedecendo a seu ajustamento funcional ao respectivo ambiente e realidade humana. [Abdias do Nascimento]


Carregar ppt "Profa. Telma Cezar telma.cezar@uol.com.br CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar telma.cezar@uol.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google