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Deborah Pimenta Ferreira

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Apresentação em tema: "Deborah Pimenta Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 Deborah Pimenta Ferreira
Proposta de uso da metodologia do “Balanced Scorecard” para medição do desempenho global Deborah Pimenta Ferreira Hospital Municipal do Campo Limpo Instituto Central/HCFMUSP Seminário - ANVISA 04/2002 12/04/2002 DPF

2 Organizações de saúde Propósito: melhorar a saúde das pessoas e da sociedade PRODUTO: PACIENTE MELHORADO Resultados dependem, além de sua estrutura e processos, de fatores associados às pessoas 12/04/2002 DPF

3 Gestão Hospitalar/Serviços de Saúde
Séc. XVIII Hospital - Centro terapêutico Organização dos sistemas de registro Identificação do paciente Registro de entradas e saídas Registro da farmácia Tratamentos e diagnósticos ditados pelo médico durante a visita 12/04/2002 DPF

4 Gestão Hospitalar Séc. XIX Séc. XX
Florence Nightingale - Propostas para um Plano Uniforme de Estatísticas Hospitalares (Londres Congresso Estatístico Internacional) Hospital Geral Massachusetts (1897) - SAME Séc. XX Financeiro Compras RH Faturamento CCIH Epidemiologia Hospitalar DEMANDA PELAS NOVAS TECNOLOGIAS 12/04/2002 DPF

5 Modelo de Gestão-Enfoque Sistêmico
5 PESSOAS 6 PROCESSOS 7 RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO 1 LIDERANÇA 2 ESTRATÉGIAS E PLANOS 3 CLIENTES E SOCIEDADE 4 INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO Fonte: Critérios de Excelência FPNQ / pqgf.planejamento.gov.br 12/04/2002 DPF

6 Fundamentos do Modelo Sistêmico
Gestão centrada no cliente Foco nos resultados Comprometimento da alta direção Visão de futuro e longo alcance Valorização das pessoas Responsabilidade social Gestão baseada em processos e informações Ação pró-ativa e resposta rápida Aprendizado contínuo 12/04/2002 DPF

7 Seleção dos Indicadores
Informações de todas as áreas da Organização devem ser agregadas e analisadas para apoiar decisões organizacionais e planejamento Uso dos indicadores para comunicar as realizações da Organização a todos os seus clientes, fornecedores, parceiros, força de trabalho, órgãos reguladores, provedores, etc. (PARTES INTERESSADAS) 12/04/2002 DPF

8 Organizações de Saúde - Partes interessadas
PROCESSOS INTERNOS CLIENTES FORNECEDORES ACIONISTAS/ MANTENEDORES SOCIEDADE FORÇA DE TRABALHO GESTOR (MS) 12/04/2002 DPF

9 Seleção dos Indicadores
Hierarquia de objetivos e indicadores Relação entre os indicadores de desempenho e os objetivos da Organização Necessidade de qualidade dos dados 12/04/2002 DPF

10 Análise crítica do desempenho da organização
Uso efetivo dos dados qualitativos e quantitativos para definição de ações e prioridades => Gestão baseada em processos e informações Depende do entendimento das relações de causa e efeito entre processos e destes com os resultados da organização 12/04/2002 DPF

11 BALANCED SCORECARD - BSC (Kaplan, RS & Norton, DP) 1996
Painel de Bordo da Organização 12/04/2002 DPF

12 Painel de Bordo 12/04/2002 DPF

13 Sistema de Gerenciamento
Painel de Bordo Sistema de Medida Sistema de Gerenciamento AÇÃO ESTRATÉGIA 12/04/2002 DPF

14 APRENDIZADO & CRESCIMENTO PROCESSOS INTERNOS DO NEGÓCIO
Perspectivas FINANÇAS APRENDIZADO & CRESCIMENTO (PESSOAS) CLIENTES PROCESSOS INTERNOS DO NEGÓCIO 12/04/2002 DPF

15 Ciclo de tempo do processo Capacitação da força de trabalho
Relação causa-efeito FINANÇAS CLIENTES PROCESSOS ORGANIZACIONAIS APRENDIZADO E CRESCIMENTO ROI (Retorno do Investimento) Fidelidade do cliente Satisfação do cliente Ciclo de tempo do processo Qualidade do processo Capacitação da força de trabalho 12/04/2002 DPF

16 Comitê Temático FPNQ - Medição do Desempenho Global
Exemplo de cadeia de causa e efeito Comitê Temático FPNQ - Medição do Desempenho Global RESPONSABILIDADE PÚBLICA FINANÇAS INOVAÇÃO MERCADO/CLIENTES PROCESSOS PESSOAS 12/04/2002 DPF

17 Perspectiva 5 a 8 Clientes/Mercado Financeira Pessoas Fornecedores
Processos relativos ao produto Sociedade Processos de apoio e organizacionais 12/04/2002 DPF

18 Comitê Temático FPNQ - Medição do Desempenho Global
Sistema de medição: processo evolutivo, que exige grau de maturidade crescente Lista de indicadores => Sistema de indicadores balanceados (relação causa e efeito) Indicadores de desempenho: são os dados numéricos relativos às atividades da organização que estão submetidas às metas. Variáveis de controle 12/04/2002 DPF

19 Outcomes/Drivers Outcomes Drivers O que? => OBJETIVOS
Medem o efeito Drivers Como? => FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Medem as ações 12/04/2002 DPF

20 CLIENTES Distribuição no mercado (market share)
% clientes por operadora/SUS Distribuição por idade, sexo, etc Distribuição por distrito/município Retenção de clientes Aquisição de clientes Perfil de morbidade Satisfação dos clientes 12/04/2002 DPF

21 FINANÇAS Retorno do investimento/valor agregado Orçamento executado
Glosas Rentabilidade Aumento/diversificação de receitas Custo por unidade de produção Valor médio de AIH por especialidade Custo per capita 12/04/2002 DPF

22 APRENDIZADO & CRESCIMENTO (Força de Trabalho)
Capacitação da força de trabalho Índice de treinamento Satisfação da força de trabalho Retenção da força de trabalho Taxa Rotatividade/Turnover Taxa de Absenteísmo Disponibilidade e acesso ao sistema de informações Produtividade Relação pessoal/leito Relação enfermeiro/leito 12/04/2002 DPF

23 PROCESSOS DO NEGÓCIO Capacidade de inovação Processos finalísticos
Tecnologias novas introduzidas Processos finalísticos Tx Ocupação TMP TIH Processos meios Tempo médio para liberação de laudo, exame Processos relativos aos fornecedores Prazo de entrega Produtos em não conformidade 12/04/2002 DPF

24 Lista de Indicadores - Internação
Média de permanência Nº de pacientes-dia em um período Nº de pacientes egressos no mesmo período Taxa de ocupação hospitalar x 100 Nº de leitos-dia no mesmo período 12/04/2002 DPF

25 Lista de Indicadores - Internação
Índice de intervalo de substituição (IIS): tempo médio em que um leito permanece desocupado % desocupação x média de perm. (dias) % ocupação Índice de renovação (IR): representa a utilização do leito hospitalar durante um período considerado Nº de saídas em um período Nº de leitos no mesmo período 12/04/2002 DPF

26 Lista de Indicadores - Internação
Taxa de mortalidade institucional: óbitos ocorridos no hospital após 48h de internação Nº de óbitos após 48h internação, em um período x 100 Nº de saídas no mesmo período Taxa de infecção hospitalar Nº de infecções atribuíveis ao hospital, em um período x 100 12/04/2002 DPF

27 Informações Comparativas
12/04/2002 DPF

28 Quality Indicator Project®
Maryland, USA Início 1985, com 7 hospitais => participantes, 4 grupos diferentes de indicadores: Agudos, Psiquiátricos, Longa permanência e Home care “It’s not the data... It’s what you do with it.” 12/04/2002 DPF

29 QI Project® - Exemplos Infecção cirúrgica em artroplastia de quadril, classificada pelo índice de risco do NNIS; Mortalidade para DRG Septicemia, idade > 17; Mortalidade neonatal - por peso nascimento; Mortalidade perioperatória para ASA classe 1; Parto vaginal após cesária anterior; Readmissão não programada dentro de 15 dias, por DRG específicas 12/04/2002 DPF

30 Análise Indicadores de desempenho => alcance das metas estabelecidas Avaliar se o que foi estabelecido ou presumido como certo foi de fato realizado Base de conhecimento para pesquisa Avaliar se o que foi estabelecido é o processo certo a ser feito 12/04/2002 DPF

31 Sistema de Informações
Dados na perspectiva da atividade fim Variáveis de controle – sistemas transacionais Indicadores de desempenho operacionais Indicadores de desempenho - gerenciais Indicadores de desempenho - estratégicos Ferramentas de análise SIG => Data Warehouse Pesquisa 12/04/2002 DPF

32 Obrigada! 12/04/2002 DPF


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