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Gestão para a sustentabilidade

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Apresentação em tema: "Gestão para a sustentabilidade"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão para a sustentabilidade
Márcia Dias GESTÃO PARA A SUSTENTABILIDADE É UM TEMA DENTRO DO ÂMBITO DO MEIO AMBIENTE - PROPOSTO AO GRUPO.

2 MEIO AMBIENTE Gerador de matéria-prima e energia.
Designa o território de uso humano e de demais espécies. No sentido de ecossistema: é um conjunto de realidades ambientais, considerando a diversidade do lugar e a sua complexidade. Como lugar onde se vive: é referente à vida cotidiana : casa, escola e trabalho. Como biosfera: surge para explicar a interdependência das realidades socioambientais em todo mundo –> A Terra é a matriz de toda vida. ANTES DE ADENTRAR À GESTÃO PARA A SUSTENTABILIDADE, VALE COMENTAR ALGUNS CONCEITOS SOBRE MEIO AMBIENTE AMBIENTALISMO - ECOLOGIA, SUSTENTABILIDADE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SER SUSTENTÁVEL, SER UM CIDADÃO VERDE NAS ATITUDES. MEIO AMBIENTE - é considerado pelo pensamento geral como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém é necessário um ponto de vista mais profundo no termo, estabelecer e despertar a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência e seu comprometimento com a manutenção da vida no planeta.

3 Ambientalismo │ Ecologia
Comportamento coletivo, na teoria e na prática, cujo objetivo é “corrigir formas destrutivas de relacionamento entre o homem e seu ambiente natural, contrariando a lógica estrutural e institucional atualmente predominante” Crenças, teorias e projetos levam em conta o “gênero humano como parte de um ecossistema mais amplo, visa manter o equilíbrio desse sistema em uma perspectiva dinâmica e evolucionária”. “O ambientalismo é a ecologia na prática e a ecologia é o ambientalismo na teoria”. (CASTELLS) (CASTELLS)

4 Integração do desenvolvimento econômico às questões ambientais,
Sustentabilidade │ Desenv. Sustentável “Suprir as necessidades da geração presente, sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as suas”. (ONU) Remete à perenidade E busca pelo bem comum. Integração do desenvolvimento econômico às questões ambientais, determinando-o como um processo inclusivo, abraçando o desenvolvimento humano de maneira interligada, igualitária e segura (ONU)

5 Traduzir-se em ações ambientais individuais e coletivas.
Ser sustentável │ Ser verde É aproveitar o que o mundo oferece sem comprometer a disponibilidade para as futuras gerações. É mudar a forma de produzir, negociar, consumir, comunicar. É ser verde. “´Verdejar do ser” É ter consciência do meio, agir por princípios, ideias e ideais verdes. Traduzir-se em ações ambientais individuais e coletivas. (CASTELLS) (CASTELLS)

6 Abordagem empresarial
Envolve o desenvolvimento de estratégias que sustentem o ambiente e produza lucros para a empresa. A PAOLA ABORDOU A QUESTÃO DAS AÇÕES SUSTENTÁVEIS. ELAS ENVOLVEM PESSOAS – FÍSICAS E JURÍDICAS – SUAS IDEIAS, IDEAIS, INTERESSADOS PELO MEIO AMBIENTE E TAMBÉM EM OBTER LUCRO PARA SEU NEGÓCIO. DE MODO SIMPLISTA, PODEMOS DIZER QUE A SUSTENTABILIDADE => NUMA ABORDAGEM EMPRESARIAL ENVOLVE O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS QUE SUSTENTEM O AMBIENTE E PRODUZA LUCROS PARA A EMPRESA.

7 Sustentabilidade │ é uma escolha
Garante espaço no mercado àqueles que tiverem em mente e em seus planos estratégicos e, principalmente, em sua cultura, o retrato da sustentabilidade condicionado ao seu negócio, ao seu dia a dia, saindo da teoria para a prática. SER SUSTENTÁVEL É UMA NECESSIDADE, CADA VEZ MAIS GRITANTE, MAS É TAMBÉM UMA ESCOLHA E SABER DISSO APENAS NÃO BASTA, É PRECISO COLOCAR EM PRÁTICA. POIS ISSO GARANTE ESPAÇO NO MERCADO ÀQUELES QUE TIVEREM EM MENTE E EM SEUS PLANOS ESTRATÉGICOS...

8 Econômico │ Social │ Ambiental
Empresa sustentável Aquela que contribui para o desenvolvimento sustentável ao gerar, simultaneamente, benefícios: Econômico │ Social │ Ambiental resultados integrados econômico-financeiros e equilíbrio social. Três pilares do desenvolvimento sustentável (triple bottom line – tríplice resultado) COM O OBJETIVO DE AUXILIAR AS ORGANIZAÇÕES FRENTE AO DESAFIO DA MEDIÇÃO MONETÁRIA DE IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS, DIVERSOS INDICADORES, DIRETRIZES E ÍNDICES VÊM SENDO ELABORADOS, COMO A ECO-EFICIÊNCIA; GRI; INDICADORES DO INSTITUTO ETHOS; PEGADA ECOLÓGICA; DENTRE OUTROS. ECOEFICIÊNCIA: PRODUZIR MAIS E MELHOR GASTANDO MENOS. COM PREÇO COMPETITIVO, SATISFAZER A NECESSIDADE HUMANA, DIMINUINDO OS IMPACTOS AMBIENTAIS GRI – RELATÓRIO DE INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS GLOBAIS PEGADA ECOLÓGICA – FAZ UMA REFLEXÃO DAS PEGADAS QUE DEIXAMOS NO PLANETA. NÃO É UMA MEDIDA EXATA E SIM UMA ESTIMATIVA. ELA NOS MOSTRA ATÉ QUE PONTO A NOSSA FORMA DE VIVER ESTÁ DE ACORDO COM A CAPACIDADE DO PLANETA DE OFERECER INSTITUTO ETHOS: OFERECE INSTRUMENTOS DE AUTOAVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM, DESENVOLVIDAS PARA ATENDER A NECESSIDADES VARIADAS DAS EMPRESAS NAS DIVERSAS ETAPAS DE GESTÃO; PERMITEM O DIAGNÓSTICO, O PLANEJAMENTO, A IMPLEMENTAÇÃO, O BENCHMARKING E A AVALIAÇÃO DE PROCESSOS. TAMBÉM INCENTIVAM A TRANSPARÊNCIA E PROMOVEM A APRENDIZAGEM.

9 Triple botton line │ tríplice resultado
“Todo negócio deve observar seus impactos sociais, ambientais e econômicos e não apenas os financeiros” John Eikington FAZENDO USO DA IMAGEM QUE A PAOLA USOU PARA EXPLICAR SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE= QUE CHAMA TRIÂNGULO DA SUSTENTABILIDADE – É UM CONCEITO MUITO USADO POR JOHN EIKINGTON SOCIÓLOGO INGLÊS, CONSIDERADO UMA AUTORIDADE MUNDIAL EM RESPONSABILIDADE CORPORATIVA SUSTENTÁVEL, O DECANO DO MOVIMENTO DE SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA. TRIPLE BOTTON LINE => EM 1994 => REPRESENTAR O LUCRO LÍQUIDO DE VÁRIAS TRANSAÇÕES INICIALMENTE SEPARADAS, SOMANDO OS BENEFÍCIOS E OS CUSTOS EM UMA MÉTRICA COMUM. CARREGA O SIGNIFICADO DE QUE AS ORGANIZAÇÕES DEVEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NÃO SOMENTE QUESTÕES ECONÔMICAS, MAS TAMBÉM QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS QUE SE RELACIONEM COM SUAS RESPECTIVAS ATIVIDADES, PROCESSOS E PRODUTOS ELE DIZ: “ TODO NEGÓCIO DEVE OBSERVAR IMPACTOS SOCIAIS, AMBIENTAIS E ECONÔMICOS, NÃO APENAS OS FINANCEIROS” Conceito que se entremeia a um processo de mudança corporativa, envolvendo: mudança de atitude, consumidores conscientes, marketing, futuro e trabalho em conjunto.

10 Gestão para a sustentabilidade
Faz parte da missão, visão e valores e diretrizes das empresas. Mobiliza todos os níveis hierárquicos / conta com seu apoio total. Comportamento ético, adotado pelas empresas, por meio do qual se contribui para o desenvolvimento econômico, a qualidade de vida dos colaboradores e suas famílias, da comunidade local e da sociedade global.

11 Empresa consciente Traça estratégias sustentáveis em seu modelo de gestão Revê seus valores e rompe paradigmas e desenvolve uma cultura sustentável Estabelece procedimentos operacionais vinculando seu negócio ao meio ambiente Envolve colaboradores e stakeholders Age com transparência, pertencimento e comprometimento, numa construção contínua de seu caminho, gerando seu diferencial competitivo sustentável, no mercado em que atua e em função do planeta.

12 Custo ou Investimento? Em todos os seus objetivos, as empresas investem em ações capazes de promover resultados, principalmente financeiro!

13 Custo ou Investimento? Se para a empresa sustentabilidade significa apenas projetos sociais/ambientais como resposta a demandas da sociedade e dos stakeholders em geral, sim, será um custo. Necessário, porém custo. Mas se acatar como um agente catalisador de mudança em seus processos e busca por eficiência operacional, o custo se transforma em investimento, que é pago ao longo do tempo.

14 Identidade empresarial
A identidade da empresa é formada pela sua marca e imagem no mercado. Dependendo de seu comportamento no mercado, pode ser tremendamente afetada. As empresas são enaltecidas positiva ou negativamente de acordo com suas ações! Ativos afetados = Imagem / Confiabilidade... Cliente/Consumidor = forte elemento de mensuração de resultados

15 “Velhos” Consumidores
Consumidores Verdes Passivos, pouco imponderados; mais fiéis; com tempo; predominantemente locais; procuram satisfazer necessidades; são menos bem informados; buscam conveniência; são conformistas; eventualmente envolvidos; pouco engajados, valorizam qualidade e preço; enfatizam o ter. Ativistas, mais imponderados, menos fiéis; sem tempo; locais e globais; buscam experiências e satisfazer desejos; muito bem informados; buscam autenticidade; são independentes; constantemente envolvidos; ecoeficientes, engajados social e ambientalmente; valorizam preço, qualidade e impactos socioambientais, enfatizam o ter, mas também o ser.

16 Empresas sustentáveis │ Exame 2011
21 indicadas, entre elas: UNILEVER (Omo líquido = menos gasto de água) PHILIPS (Incentivo à reciclagem / descarte responsável) NATURA (A sustentabilidade é a essência do seu negócio/adotou o plástico verde, 100% reciclável, que reduz em 71% a emissão dos gases efeito estufa. ITAÚ/UNIBANCO (Empréstimo consciente a empresas, se o negócio é de alto risco ou apresentar irregularidade socioambientais o R$ é recusado)

17 Case: Arezzo (abril, 2011) Empresa do segmento de Moda (calçados e acessórios), que em plena era da sustentabilidade, anunciou uma coleção com o nome “Pelemania” – peças feitas com peles de coelhos e raposas, além de couro de cobra. PRINCÍPIOS? PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? PLANO DE MARKETING │COMUNICAÇÃO OUTROS?

18 O que faltou? Percepção Gestão para a sustentabilidade
Gestão de risco e crise Planejamento │ Não pensou em sustentabilidade │ Não agiu com responsabilidade sustentável O que ganhou com isso? Agiu sem a preocupação com o meio ambiente, arranhou sua imagem Perdas │ Custos │ outros danos Trending topics – Twitter │ redes Tirou do mercado sua coleção

19 Posição da Arezzo Devido à grande repercussão negativa, a empresa decidiu tirar os produtos de circulação. Em nota oficial, disse entender e respeitar as manifestações e opiniões contrárias ao uso de peles exóticas na confecção de produtos de vestuário e acessórios, e que recolheria os tais produtos de todas as lojas.

20 Posição da Arezzo Agosto/2011 – Arezzo promove desfile beneficente em Salvador. O caráter social da iniciativa contrasta com a última coleção da Arezzo, a Pele Mania, que gerou polêmica nas redes sociais por usar peles verdadeiras de animais e foi retirada das lojas em menos de uma semana.

21 E se tivesse gestão sustentável?
Gestão 1.0 – vender produtos Gestão 2.0 – satisfazer necessidades básicas dos consumidores Gestão 3.0 – moldada por três forças principais: participação (ouvir) / paradoxo da globalização / sociedade criativa, consciente e preocupada com o meio ambiente. OUVIR – O MERCADO CONSUMIDOR / CONCORRENTES / PESSOAS, SABER O QUE PENSAM, ESPERAM ETC. PARADOXO DA GLOBALIZAÇÃO – AVANÇOS TECNOLÓGICOS QUE TANTO UNE CULTURAS E MUNDOS DIFERENTES – LEMBRAR QUE HOJE NÃO HÁ FRONTEIRAS GEOGRÁFICAS PARA A COMUNICAÇÃO, AS PESSOAS ESTÃO MAIS “LIGADAS” NO MUNDO. SOCIEDADE CRIATIVA – QUE HOJE ENTENDE QUE UMA AÇÃO É PARTE DE UM MOVIMENTO CONJUNTO

22 E se tivesse gestão sustentável?
Teria a visão do momento presente e de futuro. Saberia que o objetivo hoje é fazer do mundo um lugar melhor, focado em valores, no ser humano e no desenvolvimento sustentável. Não é emotividade é realidade!

23 E se tivesse gestão sustentável?
Poria em prática princípios e ferramentas do marketing verde. Que reconhece os paradoxos sociais e aborda preocupações e desejos de cidadãos globais. E não teria investido na produção de produtos caros, polêmicos e que foram rejeitados.

24 Nova cultura empresarial
A sustentabilidade hoje está nas culturas empresariais, em seus valores e diretrizes, para que se cumpram sua missão e visão. Está na marca, na imagem, na identidade, no clima organizacional, na produção, no produto, na qualidade desse produto, nas vendas, nos preços, nas metas, nos planos de negócios, nas prateleiras, nos balcões, no relacionamento com o consumidor, no consumo, na vida e na casa do consumidor, entre outras possibilidades.

25 Marketing Verde Surgiu nos EUA nos anos 70, como uma reação às pressões sociais e ambientais externas, e vem se expandindo rapidamente nas últimas décadas, sobretudo como resposta a movimentos ambientalistas e do consumidor. ENTRE AS VÁRIAS ÁREAS DENTRO DE UMA EMPRESA – ADMINISTRATIVAS OU DE NEGÓCIOS, A ÁREA DE MARKETING HOJE CONTA COM UMA MODALIDADE SUSTENTÁVEL O CHAMADO MARKETING VERDE (OU ECOMARKETING MARKETING AMBIENTAL). É UM DOS MAIS NOVOS NICHOS DO MARKETING, VOLTADO A ATENDER AS DEMANDAS DOS CLIENTES QUE, PREOCUPADOS COM O MEIO AMBIENTE, EXIGEM QUE AS EMPRESAS REALIZEM ALGUMAS MODIFICAÇÕES NOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE SEUS PRODUTOS A FIM DE AJUDAR NA PRESERVAÇÃO E AUMENTAR A QUALIDADE AMBIENTAL. ALÉM DISSO, O MARKETING VERDE SERVE TAMBÉM PARA QUE A EMPRESA POSSA ATENDER ÀS DIVERSAS LEGISLAÇÕES AMBIENTAIS QUE VEM SURGINDO.

26 Marketing Verde O marketing verde e a sustentabilidade nos negócios só ocorrem se estiverem impregnados no DNA da empresa. Representam uma filosofia de gestão. Devem ser elementos integrantes da estratégia corporativa. WAL-MART, PROCTER & GAMBLE, NATURA, PÃO DE AÇÚCAR === JÁ IDENTIFICARAM A SUSTENTABILIDADE EM SEU DNA E ADOTARAM PRÁTICAS DE MARKETING VERDE. HÁ TBM ACADÊMIAS (COMO A PAULISTA ECOFIT, QUE POSSUI UMA SEDE COM PADRÕES DE SUSTENTABILIDADE NA ARQUITETURA E NO FUNCIONAMENTO A DRY WASH, QUE É UMA REDE DE LAVA RÁPIDO ECOEFICIENTE VÁRIOS BANCOS, AGÊNCIAS DE TURISMO ENTRE OUTROS EMPREENDIMENTOS ESTÃO RUMANDO SEUS NEGÓCIOS PARA ATENDER A ESSE NICHO.

27 Marketing Verde │ Envolve
Pensar o produto ou serviço em função do desenvolvimento sustentável Adotar políticas ambientalmente responsáveis e envolver a todos na empresa Desenvolver e comercializar produtos e serviços com mudanças nos processos de produção e descarte, de mão de obra, mudanças na embalagem, modificações quanto à publicidade e propaganda, estabelecimento de uma comunicação adequada – interna e com o mercado. O MARKETING VERDE ALIA-SE ÀS DEMAIS ÁREAS EM FUNÇÃO DE INCREMENTAR RESULTADOS CORPORATIVOS. ALÉM DE DESENVOLVER UMA CONSCIÊNCIA ECOLOGICAMENTE CORRETA, SUSTENTÁVEL, COM FOCO AMBIENTAL. A ÁREA DE MARKETING, QUE PRATICA O MARKETING VERDE, EM CONJUNTO COM AS DEMAIS ÁREAS DA EMPRESA E TODO SEU CAPITAL INTELECTUAL, SEUS COLABORADORES, SEUS PARCEIROS, TÊM A MISSÃO DE INFORMAR, EDUCAR E ESTIMULAR A PRODUÇÃO, O COMPORTAMENTO E O CONSUMO SUSTENTÁVEL.

28 IS Reúne normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) – estabelecem diretrizes para a área de gestão ambiental nas empresas públicas e privadas. Diretrizes que foram pensadas em função dos impactos ambientais decorrentes do desenvolvimento industrial e também econômico do mundo, cuja intenção é a padronização dos processos de empresas que usam recursos tirados da natureza ou que causam danos ambientais por conta de suas atividades. Esta certificação é um diferencial, atesta sua responsabilidade ambiental e valoriza seu produto e sua marca.

29 SELO VERDE Início -> Conjunto de normas que visavam regular, por meio de acordos internacionais, o comércio de produtos de florestas tropicais: as madeireiras com selo verde deveriam comercializar apenas produtos retirados da floresta de forma ambientalmente correta. Ecoetiqueta que atesta a qualidade ecológica, socioambiental, do produto ou serviço. Indica que a produção foi feita atendendo a um conjunto de normas pré-estabelecidas pela instituição que o emitiu. SURGIMENTO: preocupação ambiental dos consumidores, cada vez mais crescente, principalmente do mercado europeu. Governos e organizações não governamentais (ONGs) de vários países formularam um conjunto de normas visando regular, por meio de acordos internacionais, o comércio de produtos provenientes de florestas tropicais. A partir dessas normas, definiu-se que “as madeireiras que possuem o selo verde deveriam comercializar apenas produtos retirados das florestas de forma ambientalmente correta e enquadrados em um plano de manejo certificado por organismos internacionalmente reconhecidos, como o FSC”, sigla do Forset Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal Há vários conselhos emitentes do selo verde – conselho de construção sustentável, conselho nacional de defesa ambiental etc.

30 Concluindo... Hoje, a sustentabilidade faz parte de um novo modelo de gestão. Um modelo que proporciona uma série de ganhos. Para a maioria das empresas, o conceito sobre o que é ser verde ainda é muito raso, ou seja, ainda não “penetrou” em sua cultura. As empresas que entendem a importância da sustentabilidade para o planeta, também percebem as várias oportunidades para seu negócio e passam a adotar um novo modelo de gestão => para a sustentabilidade. AS EMPRESAS QUE NÃO SE ADEQUAREM A ISSO, PODEM ENFRENTAR VÁRIOS PROBLEMAS QUE VÃO DESDE PERDA DE VENDAS ATÉ MULTAS DE ALTO VALOR.

31 Concluindo... Marketing verde é uma das estratégias para a sustentabilidade dos negócios. => Suporte Estratégico A gestão para a sustentabilidade requer um processo de mudança de valores, repensar processos e comportamento, portanto, envolve a todos numa organização. É preciso ter muito claro o foco, o conceito, sabe onde se está e aonde se quer chegar, ter uma postura Sustentável conjunta, que sirva a todos, não apenas no seu trabalho, mas também em sua vida.

32 brigada!


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