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Plano de Negócios.

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1 Plano de Negócios

2 O que é Documento usado para descrever o negócio e apresentar a empresa aos fornecedores, investidores, clientes, parceiros, empregados, etc.

3 O que permite Avaliar riscos e identificar soluções;
Definir os pontos fracos e fortes da empresa em relação aos concorrentes; Conhecer as vantagens competitivas da empresa; Identificar o que agrega valor para o cliente, ou seja, quais as características os clientes procuram nos produtos e serviços e pelas quais estão dispostos a pagar;

4 O que permite Planejar e implantar uma estratégia de marketing voltada ao cliente alvo; Estabelecer metas de desempenho para a empresa; Avaliar investimentos; Identificar as necessidades de absorção de novas tecnologias e novos processos de fabricação; Calcular o retorno sobre o capital investido, lucratividade e produtividade.

5 O que permite Plano de negócios é um guia que norteará todas as ações da empresa.

6 Fatores associados ao sucesso ou à extinção da empresa
Negócios com maiores riscos de extinção Negócios com maiores possibilidades de sucesso Experiência prévia Empreendedor sem experiência no ramo Empreendedor com experiência no ramo Tempo de estudo antes de abrir a empresa Período curto de estudo Período maior de estudo Planejamento antes da abertura da empresa Falta de planejamento prévio (ou falta de planejamento adequado) Maior consciência sobre o negócio. Busca por informações sobre aspectos legais, fornecedores e qualificação de mão-de-obra.

7 Fatores associados ao sucesso ou à extinção da empresa
Negócios com maiores riscos de extinção Negócios com maiores possibilidades de sucesso Administração do negócio Descuido com o fluxo de caixa, com o aperfeiçoamento do produto com o cliente. Administração eficiente do fluxo de caixa e aperfeiçoamento do produto às necessidades do cliente. O empresário ouve o cliente e investe em propaganda e divulgação. Dedicação ao negócio Parcial Exclusiva Uso de assessoria Não utiliza assessoria externa Utiliza assessoria externa Disponibilidade de capital Falta de capital (capital de giro ou investimento) Certa disponibilidade

8 Fatores associados ao sucesso ou à extinção da empresa
Negócios com maiores riscos de extinção Negócios com maiores possibilidades de sucesso Idade da empresa Há maior risco no primeiro ano de atividade Empreendimento mais maduro tem menor probabilidade de fechar Porte da empresa Estrutura excessivamente pequena Estrutura maior

9 Razões que levam uma empresa a elaborar um plano de negócio
Durante a elaboração do plano de negócios, o empreendedor tem uma oportunidade única de olhar para o negócio de maneira objetiva, crítica e imparcial. O plano de negócios ajuda a focalizar as idéias e demonstra a viabilidade do empreendimento.

10 Razões que levam uma empresa a elaborar um plano de negócio
O plano de negócios ajuda na administração da empresa preparando-a para o sucesso. Alguns fatores que poderiam ser mal avaliados ou negligenciados vêm à tona com a elaboração do plano de negócios, transformando-o numa ferramenta pró-ativa na previsão e na solução de problemas. O plano de negócios também pode servir como uma ferramenta retrospectiva pela qual o desempenho da empresa pode ser avaliado, além de projetar seus resultados futuros.

11 Razões que levam uma empresa a elaborar um plano de negócio
“Vantagem competitiva”, ou seja, estar à frente dos concorrentes, uma empresa precisa escolher um dos seguintes caminhos: buscar a liderança em custos, oferecendo preços mais baixos que os da concorrência por benefícios equivalentes, ou oferecer produtos diferenciados de tal forma que os clientes aceitem pagar mais caro por benefícios singulares.

12 Escala de relevância relativa aos efeitos de uma ameaça sobre a empresa e ao mercado
Grau Efeito de impacto negativo dos fatores ambientais, não percebido pela empresa. 1 Efeito bastante insignificante, percebido pela empresa, entretanto, não percebido pelo mercado. 2 Efeito insignificante, que perturba a empresa, mas não faz com que ela procure alguma mudança estratégica. 3 Efeito bastante insignificante que perturba a empresa, fazendo com que ela procure uma mudança na postura estratégica. 4

13 Escala de relevância relativa aos efeitos de uma ameaça sobre a empresa e ao mercado
Grau Efeito menor, inconveniente para empresa, entretanto, não faz com que o mercado procure o produto da concorrência. 5 Efeito menor, inconveniente para empresa, fazendo com que o mercado comece a procurar alternativas, sem contudo optar por elas 6 Efeito moderado, que prejudica o desempenho da empresa levando a uma falha grave ou uma falha que pode levar o cliente a optar por outro produto. 7 Efeito significativo, resultando em falha grave, entretanto, não coloca a participação do mercado da empresa em risco, e não resulta em custo significativo para o cliente. 8 Efeito crítico que provoca a insatisfação do cliente, interrompe o fornecimento do produto, gera custo significativo para o cliente e impõe um leve risco de participação comprometida no mercado. 9 Perigoso, ameaça a sobrevivência da empresa ou gera um custo significativo ao cliente que coloca em risco a continuidade operacional da organização. 10

14 Referência Bibliográfica
Estratégia para Micro e Pequenas Empresas Luiz Arnaldo Biagio Antônio Batocchio


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