A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFª Leila de Souza Ganem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFª Leila de Souza Ganem"— Transcrição da apresentação:

1 PROFª Leila de Souza Ganem
UME DOS ANDRADAS II   A ordem alfabética PROFª Leila de Souza Ganem

2 Objetivos: Auxiliar o aluno no processo de alfabetização. Desenvolver a competência e habilidade da leitura e escrita. Levar as crianças a reconhecer e memorizar a ordem alfabética, as diferentes grafias das letras do alfabeto. Identificar cada letra pelo nome e encaixá-la corretamente na sequência alfabética. Usar a sequência alfabética como recurso nas buscas de palavras e leituras de listas, agendas. Compreender a natureza do sistema alfabético de escrita, as relações entre letra som e a segmentação entre as palavras. Compreender o funcionamento da linguagem escrita. Emprego da ordem alfabética em suas produções.

3 Conteúdos   • Ordem alfabética   • Letras do alfabeto (nomes, vogais e consoantes, grafias).   • Portadores de texto: agendas, dicionários, listas, entre outros.

4 Justificativa   A ordem alfabética é uma forma convencional de organizar informações escritas utilizada em portadores de texto de diferentes funções, quer sejam científicos ou de uso cotidiano. Seu aprendizado, logo no início da alfabetização, favorece a construção de estratégias de leitura de dicionários e enciclopédias. Além disso, o domínio da sequência alfabética funciona como suporte à escrita de textos de uso cotidiano como agendas, listas e organização de informações.

5 Resumo das Atividades Distribuir aos alunos uma bola de gás. Coloque dentro das bolas um papelzinho escrito com um nome de um colega da turma. Dividir a turma em dois grupos e pedir que encham as bolas até que estourem e leiam o papel que cair. Solicitar que procurem, num monte, a letra inicial do nome lido e separem. Quando os dois grupos terminarem a separação das letras, peça que arrumem as letras de acordo com a ordem alfabética. Com a ordem alfabética memorizada, os alunos podem recorrer mais facilmente à busca dos significados das palavras em dicionários. Para isso, além das solicitações normais incluídas nas atividades de rotina, é preciso incluir exercícios de busca que mobilizem os recursos que os alunos já dominam com desafios e proposições novas. Os alunos poderão aprender a buscar palavras com foco na primeira, segunda, terceira letra, e assim por diante. Aprenderão também a retroceder e a avançar nas páginas de acordo com o ponto em que o dicionário estiver aberto e a palavra buscada. Além disso, aprenderão a tomar como referência a palavra do topo da página do dicionário.

6 Ajustar o nível de desafio às possibilidades dos alunos, para que realmente tenham problemas a resolver. Organizar agrupamentos produtivos, em função do que os alunos já sabem sobre a escrita. Ler a proposta definindo o que devem fazer: escrever o nome de quinze alunos da classe. Garantir a circulação de informações, promovendo a socialização das respostas e dos procedimentos usados pelas duplas. Acessar o módulo do Conexão do Saber - Ciclo I – Língua Portuguesa - Alfabeto, para a realização das atividades e fixação do conteúdo proposto.

7 Duração O trabalho deverá acontecer frequentemente no início da alfabetização.
Avaliação Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade. É preciso avaliar os avanços das crianças em diferentes modalidades e checar o domínio da sequência alfabética em exercícios e jogos pontuais. É imprescindível conhecer bem os saberes prévios que os alunos trazem, tanto da sequência da ordem alfabética como de seu uso na leitura.

8 Produto   Se as atividades estiverem voltadas para a aprendizagem da sequência de maneira genérica, um bom fechamento seria a confecção de uma agenda telefônica para o grupo. Com as crianças em início de alfabetização, a organização da lista de presença dos alunos poderia funcionar como produto final. Já alunos em níveis mais avançados de letramento, poderiam organizar a biblioteca de classe por autor, por título ou por editora, por exemplo. O trabalho de aprender ordem alfabética pode estar vinculado ao trabalho com leitura de dicionários e enciclopédias, motivado pela pesquisa no contexto de um projeto mais amplo como a confecção de um pequeno dicionário de animais marinhos, ou uma enciclopédia de plantas ou árvores frutíferas.


Carregar ppt "PROFª Leila de Souza Ganem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google