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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
“O Scorecard deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros de longo prazo e relacionando-os depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos processos financeiros, dos clientes, dos processos internos e, por fim, dos funcionários e sistemas, a fim de que, em longo prazo, seja produzido o desempenho econômico desejado”. Norton e Kaplan

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Balanced Scorecard, ao agregar em um único sistema: a perspectiva financeira, perspectiva dos clientes, do processo interno e de crescimento e aprendizado, disponibiliza um sistema de informações que reflete, por meio de indicadores e sob quatro enfoques, a real situação da empresa, permitindo realizar mudanças essenciais na forma de gerenciá-la. Pespectiva Financeira: deve ser concebida de forma a identificar os resultados de curto prazo das escolhas estratégicas e ao mesmo tempo atento aos objetivos da organização a longo prazo. Obs: deve haver um cuidado para que as medidas selecionadas nas demais pespectivas façam parte de uma relação de causa e efeito que culmine com a melhoria do desempenho financeiro.

3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Quatro grandes barreiras para a implementação da Visão Estratégica: Barreira da visão: A força operacional de trabalho não compreende a estratégia da empresa; Barreira da administração: Equipes de executivos gastam menos de uma hora por mês discutindo estratégia; Barreira das pessoas: Gestores que não tem incentivos vinculados a estratégia; Barreira dos recursos: Empresas que não vinculam o orçamento a estratégia;

4 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Enfoques: quatro perspectivas para o desdobramento da estratégia e direcionamento da implantação; Objetivos estratégicos: declaração de intenção da estratégia; Medidas essenciais: fatores críticos do sucesso para alcançar os objetivos estratégicos; Indicadores estratégicos: indicadores de desempenham que monitoram o progresso dos objetivos estratégicos; Meta: é a expressão numérica do indicador estratégico; Plano de ação: também chamada de iniciativas estratégicas, consiste em ações programadas para direcionar o desempenho estratégico;

5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Temas Estratégicos: Crescimento e MIX da receita: Redução de custos e aumento da produtividade: Utilização dos ativos e estratégias de investimentos:

6 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Relações de causa e efeito: Toda medida selecionada para um BSC deve ser deve ser um elemento integrante da cadeia de relações de causa e efeito, que comunica e conecta o significado da estratégia entre os quatro enfoques.

7 Aprendizagem e Crescimento
Financeira Cliente Processos Internos Aprendizagem e Crescimento CRESCIMENTO DA FATIA DE MERCADO SATISFAÇÃO DOS DISTRIBUIDORES SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS DESENVOLVIMENTO DA LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DA INOVAÇÃO COMPETÊNCIAS DO PESSOAL CLIMA PARA A AÇÃO INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA

8 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ETAPAS BÁSICAS: CRESCIMENTO: - são empresas que se encontram nos estágios iniciais de seus ciclos de vida e possuem produtos e serviços com significativo potencial de crescimento e, por isso, razoáveis volumes de investimentos são justificáveis. Tais empresas podem ter como objetivo financeiro o percentual de crescimento da receita e o aumento de vendas para determinados mercados, grupos de clientes e regiões. -> AUMENTO DAS VENDAS SUSTENTAÇÃO: - são empresas que se encontram estabelecidas no mercado e cuja preocupação é conservar sua condição, em alguns casos, um pequeno crescimento pode ser esperado. Nesse estágio, o objetivo financeiro pode estar relacionado com o retorno sobre o capital investido, receita contábil gerada e valor econômico agregado. -> RECEITA SOBRE CAPITAL EMPREGADO, OPERACIONAL E MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO.

9 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
COLHEITA: - é a fase de maturidade, no qual apenas se busca uma recuperação dos investimentos realizados nas etapas anteriores. Não se justificam investimentos significativos, uma vez que produtos e serviços oferecidos pela empresa já alcançaram determinado grau de exaustão. Em tais situações, deve-se ter como principal objetivo financeiro a maximização do fluxo de caixa e a diminuição do capital de giro necessário. -> POSSIBILIDADE DE GERAÇÃO DE CAIXA NO PRESENTE

10 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Um questionamento necessário sobre os temas estratégicos da perspectiva financeira é se eles são suficientes, no Balanced Scorecard, para as estratégias de Crescimento, Sustentação e Colheita? O que você acha? TRADUÇÃO EM OBJETIVOS EMPRESAS PÚBLICAS E INSTITUIÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS (LIMITAÇÃO DE GASTOS E COMPATIBILIDADE COM O ORÇAMENTO. MONITORAMENTO DOS GASTOS X QUALIDADE DOS SERVIÇOS. INTERESSE DOS ACIONISTAS. “É preciso que se tenha em mente que mais que uma perspectiva financeira, um Balanced Scorecard necessita de uma verdadeira perspectiva dos acionistas.” -> PESPECTIVA ECONÔMICO/FINANCEIRA…

11 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O CONFLITO DE INTESSES ENTRE AS UEN’S: A UEN’S E A FERRAMENTA OPERACIONAL: - ABC – CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES; - VBM – GERENCIAMENTO BASEADO NO VALOR; - EVA – ECONOMIC VALUE ADDED; * O VALOR DAS AÇÕES COMO INDICADOR:

12 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PESPECTIVA DOS CLIENTES COMUNICAR E RELACIONAR: 1- A IDÉIA FOI ACEITA? 2- EDUCAR EMPREGADOS. 3- ASSOCIAR AO USO E CONTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTOS. COMO NOSSOS CLIENTES DEVERIAM NOS COMPREENDER? SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR MODIFICAÇÃO E INTRODUÇÃO DE NOVOS PRODUTOS POR ANO TEMPO DE RESPOSTA ÀS SOLICITAÇÕES DO CONSUMIDOR CUMPRIMENTO DOS PRAZOS NÍVEIS DE SEGURANÇA RECLAMAÇÕES

13 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PESPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS: Para a elaboração da perspectiva dos processos internos, você deve identificar os processos críticos para a realização dos objetivos dos clientes e dos acionistas, permitindo que a unidade de negócio ofereça propostas de valor, capazes de atrair e reter clientes em segmentos-alvo de mercado, e que possam satisfazer às expectativas que os acionistas têm em relação ao desempenho financeiro. DUAS ABORDAGENS: TRADICIONAL: TENTA MONITORAR E MELHORAR OS PROCESSOS EXISTENTES. BSC: NOVOS PROCESSOS NA BUSCA DE EXCELÊNCIA PARA ALCANÇAR OBJETIVOS FINANCEIROS E DOS CLIENTES -> AS ORGANIZAÇOES DEVEM DESENVOLVER UMA SISTEMATICA QUE LHES PERMITA MANTER CONSTANTE E IMEDIATA VISÃO DOS INDICADORES E MEDIÇÃO DO PROGRESSO EM TODOS OS NÍVEIS DA ORGANIZAÇÃO. -> OS EXECUTIVOS DEVEM DEFINIR UMA CADEIA DE VALOR COMPLETA DOS PROCESSOS INTERNOS INICIADA PELO PROCESSO DE INOVAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES ATUAIS E FUTURAS DOS CLIENTES E DESENVOLVIMENTO DE NOVAS SOLUÇÕES PARA ESSAS NECESSIDADES. IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES – IDENTIFICAR MERCADO – IDENTIFICAR OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS AO MERCADO – GERAR PRODUTOS E SERVIÇOS – ENTREGAR PRODUTOS E PRESTAR SERVIÇOS – SERVIÇOS AOS CLIENTES – SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES. CADEIA DE VALOR – MODELO GENERICO.

14 PLANEJMANETO ESTRATÉGICO
PESPECTIVA DO APRENDIZADO E DO CRESCIMENTO: Tem sua importância pautada no suporte necessário para que sejam atingidos os objetivos e as metas das demais perspectivas. Desenvolve objetivos e medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional. Os objetivos estabelecidos nas perspectivas financeira, do cliente e dos processos internos revelam onde a empresa deve se destacar para obter um desempenho excepcional. Os objetivos da perspectiva de aprendizado e crescimento oferecem a infra-estrutura que possibilita a consecução de objetivos ambiciosos na outras três perspectivas. - DESENVOLVIMENTO E RENOVAÇÃO DE CAPACIDADES; - DESENVOLVER KNOW-HOW; - SUSTENTAR E GARANTIR EFICIÊNCIA E EFICÁCIA AOS PROCESSOS QUE CULMINAM COM A CRIAÇÃO DE VALOR PARA OS CLIENTES, E CONSEQUENTEMENTE, PARA OS ACIONISTAS;

15 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
TEMAS ESTRATÉGICOS DA PESPECTIVA DE APRENDIZADO E CRESCIMENTO: CAPACIDADE DOS FUNCIONÁRIOS: -> SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS -> RETENÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS -> PRODUTIVIDADE DOS FUNCIONÁRIOS CAPACIDADE DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: MOTIVAÇÃO E ALINHAMENTO: INDICADOR DE COBERTURA DE CARGOS ESTRATÉGICOS:

16 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
LEARNING ORGANIZATION: Aprendizado não é meramente reativo mas sim intencional, eficaz e conectado a missão, visão e à estratégia da organização. Aprendizado é oportuno, prevendo os desafios, as ameaças e as oportunidades, e não simplesmente reagindo às crises. Aprendizado cria flexibilidade e agilidade para que a organização possa lidar com a incerteza. Mais importante ainda, as pessoas se consideram capazes de gerar continuamente novas formas de criar os resultados que mais desejam. Por isso, as mudanças que caminham lado a lado com o aprendizado criam raízes, em vez de ser transitórias.

17 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
COMO APERFEIÇOAR O CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL ? -> TECNOLOGIAS COMPONENTES: - Pensamento sistêmico - Domínio pessoal - Modelos mentais - A construção de uma visão compartilhada - Aprendizagem em equipe


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