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CURSO DE GESTÃO EM CARNAVAL TRABALHO DE CONCLUSÃO Grupo 3 CESAR F. S

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Apresentação em tema: "CURSO DE GESTÃO EM CARNAVAL TRABALHO DE CONCLUSÃO Grupo 3 CESAR F. S"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE GESTÃO EM CARNAVAL TRABALHO DE CONCLUSÃO Grupo 3 CESAR F. S
CURSO DE GESTÃO EM CARNAVAL TRABALHO DE CONCLUSÃO Grupo 3 CESAR F. S. DE LUCENA EDISON SANTOS DE SOUZA EVONESA MOREIRA DE ARAÚJO JOCELIAS SILVA COSTA LUIZ ARMANDO VAZ MARIA CRISTINA PEREIRA Gestão do Carnaval

2 Gestão do Carnaval - 2008 1 SUMÁRIO EXECUTIVO 2 OBJETIVOS
2.1 Culturais 2.2 Comerciais 3 PROPOSTA DE DESFILE 3.1 Características da escola de samba 3.2 Temática 3.3 Enredo 3.4 Resumo do enredo 3.5 O samba enredo 3.6 O organograma de desfile 3.7 As alas Alas especiais 3.8 Os destaques Os destaques quesitos Os destaques luxo 3.8 As fantasias 3.9 As alegorias Os destaques de composição 4 PLANO DE MARKETING 4.1 Dados da audiência do carnaval 4.2 Plano comercial 5 RECURSOS OPERACIONAIS E FINANCEIROS 5.1 Recursos materiais 5.2 Recursos Humanos 6 JUSTIFICATIVA CONCLUSÃO Gestão do Carnaval

3 1 - SUMÁRIO EXECUTIVO A origem deste projeto se dá a partir da participação dos integrantes deste grupo no curso de extensão em Gestão de Carnaval promovido pelas Faculdades Integradas de Taquara. Nele, colocamos a serviço de sua escola de samba a nossa experiência e os ensinamentos adquiridos, oferecendo-lhes também a oportunidade de apreciar e, se for o caso, aderir a idéia de enredo e plano de desfile para o próximo carnaval. Gestão do Carnaval

4 Qual a importância do Gestor de Carnaval ?
1 - SUMÁRIO EXECUTIVO Qual a importância do Gestor de Carnaval ? Facilitar, incentivar, explorar, organizar e desenvolver os talentos das organizações envolvidas com o evento, para que as mesmas obtenham o melhor de cada membro. Assim, como cada um se sentirá recompensado pela contribuição dada. Gestão do Carnaval

5 1 - SUMÁRIO EXECUTIVO Atualmente a manutenção da existência de uma empresa está intimamente ligada à sua capacidade de oferecer produtos compatíveis com as necessidades de mercado, com preços competitivos e custos acessíveis. Isto, normalmente, possibilita as empresas trabalharem na captação, manutenção e crescimento sustentado do seu negócio. A situação das escolas de samba não é diferente. Embora o seu caráter beneficente e cultural a instituição escola de samba precisa estar atenta as movimentações de mercado e lhe oferecer o que de melhor possa ser produzido dentro deste segmento. Gestão do Carnaval

6 2 - OBJETIVOS 2.1 – CULTURAIS Falar e conceituar cultura faz parte de uma atividade extremamente exaustiva e cuidadosa. Não é nossa pretensão definir um conceito, um padrão, ou um paradigma para o que seja cultura. Utilizamo-nos aqui de experiências de vida, da vontade de aprender e transmitir pensamentos, estilo de vida, padrões de comportamento ou, simplesmente, um modo de viver daqueles que gostam e vivem o mundo do samba e do carnaval. Sendo assim, apresentamos os nossos objetivos culturais: Levar a uma parcela da população desta cidade um entretenimento baseado em arte; Promover a imagem da escola de samba como um canal cultural. Gestão do Carnaval

7 2 - OBJETIVOS 2.1 – COMERCIAIS Empreender projetos, como o que apresentamos aqui, para uma escola de samba, não se justifica sem o devido tratamento econômico e financeiro. Planejar, produzir, executar, desfilar etc., são atividades que geram custos e, portanto, devem ser cobertos para que o projeto se viabilize. Sendo assim, apresentamos os nossos objetivos comerciais: Apresentar um enredo que possibilite a captação de parceiros/patrocinadores, mas que seja capaz de ser feito com o auxílio oficial oferecido pelos órgãos públicos; Oportunizar a entidade gerar receita e lucro suficientes e necessários para a execução deste projeto; Gerar credibilidade na sociedade de Porto Alegre possibilitando o ganho indireto da imagem deixada pelo desfile. Gestão do Carnaval

8 3 – PROPOSTA DE DESFILE O Projeto Anexo - TCC Modelos de Alegorias
Modelos de Fantasias - Viagem ao mundo dos quadrinhos - Abre alas - Bateria - Baianas - Walt Disney – Carro 3 - Tio Patinhas - Zé Carioca - Tirinhas brasileiras – Carro 4 - Turma da Mônica - Arlequim Gestão do Carnaval

9 4.1 – Dados da audiência do carnaval
4 – PLANO DE MARKETING 4.1 – Dados da audiência do carnaval Anexo Gestão do Carnaval

10 4 – PLANO DE MARKETING 4.2 – Plano Comercial Definição do escopo
Definição do mercado de atuação e análise do consumidor: Nesta etapa serão definidas as empresas, pessoas e outras entidades que serão o foco das ações de vendas dos produtos da escola de samba. Análise da concorrência no mercado de atuação: Aqui serão analisados os pontos fortes e fracos da concorrência dentro do mercado de atuação proposto e, também, serão definidas as oportunidades e ameaças da escola de samba. Definição das ações de merchandising: Este é um ponto importante do projeto. Neste item será definida a melhor forma de projetar a marca da escola de samba. A Publicidade e a Propaganda deverão ser utilizadas como uma ferramenta de incentivo na busca do consumidores potenciais. Definição do Plano de Incentivo para diretores e componentes da escola de samba: Nesta etapa serão definidos os incentivos que serão oferecidos aos diretores e componentes em função da participação na captação de recursos. Gestão do Carnaval

11 4 – PLANO DE MARKETING 4.2 – Plano Comercial Plano de ação
Treinamento de diretores e replicadores para componentes: será administrado nas dependências da escola de samba para os diretores e replicadores. Prospecção: Fazer contato com os potenciais patrocinadores e consumidores através de telefonemas e s. A finalidade é fazer o agendamento de uma visita do diretor/componente e/ou u representante da escola de samba. Estes contatos deverão estar registrados para que se possa fazer o acompanhamento destes contatos. Visitas/contatos de negócio: Deverá ser feita por um diretor e/ou representante da escola de samba, tendo como suporte: apresentações em Power Point, folders e/ou site da Internet. Mala Direta: Criar uma peça que possibilite introduzir à escola de samba para entidades e pessoas desconhecidas. Marketing de Relacionamento: Enviar mensagens de congratulações pela passagem dos aniversários das empresas e pessoas, recebimento de prêmios reconhecidos pela sociedade etc. Gestão do Carnaval

12 5 – RECURSOS OPERACIONAIS E FINANCEIROS
5.1 - Recursos Materiais (especiais): Chassis de caminhão, plataforma para a base dos carros que serão em numero de cinco, com motorizarão ( motor a óleo diesel); Será mantida as medidas originais para que a capacidade de carga não seja prejudicada; Tais medidas são :cumprimento 4576.m; largura 1804 m; Distancia entre eixos 2.70m; Para a largura final será adaptado mais dois eixos auxiliares com rodado simples , onde o dianteiro(auxiliar) terá setor hidráulico de direção. Esta adaptação possibilitará segurança absoluta no caso de quebra de um dos setores; A altura dos carros será aumentada a partir da base original dos carros, por reforços tipo Mão Francesa. Anexo 1 Anexo 2 Anexo 3 Gestão do Carnaval

13 5 – RECURSOS OPERACIONAIS E FINANCEIROS
5.2 - Recursos Humanos(especiais): Historiador Cenógrafo Eletricista Engenheiro mecânico Gestão do Carnaval

14 6 – JUSTIFICATIVA O nosso enredo se justifica pela construção de um carnaval possível dentro de normas estabelecidas por um planejamento empresarial voltado para este segmento. Gestão do Carnaval

15 CONCLUSÃO O carnaval de Porto Alegre poderá sair fortalecido após o desfile da escola de samba que adotar este enredo. Pois, este será um marco definitivo na forma de fazer carnaval que a primeira turma de formandos do curso de gestão de carnaval deixa para a cidade. Gestão do Carnaval


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