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Marketing Carlos Freire 2015

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Apresentação em tema: "Marketing Carlos Freire 2015"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Carlos Freire 2015

2 Gestão de Marketing Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM
Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação Ambiental/ SENAC Marketing e a conservação de recursos naturais/ Mestrado UFAM Saga Publicidade – 3 anos Consultoria Uniodonto Manaus 2011/2012 Consultoria Hospital Santa Júlia – 2011/2013 Consultor e Instrutor SEBRAE AM

3 Gestão de Marketing Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM
Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação Ambiental/ SENAC Marketing e a conservação de recursos naturais/ Mestrado UFAM Saga Publicidade – 3 anos Consultoria Uniodonto Manaus 2011/2012 Consultoria Hospital Santa Júlia – 2011/2013 Consultor e Instrutor SEBRAE AM CORINTHIANO!!

4 Gestão de Marketing Ementa da Disciplina
Introdução a Gestão de Marketing. Conhecendo e identificando o mercado. Plano de Marketing. Posicionamento do mercado. Marketing Mix: Produto, preço, praça e promoção.

5 Gestão de Marketing Objetivo
Introduzir conceitos de marketing, conhecendo e identificando mercados. Discutir, detalhar e identificar o plano de marketing e suas características. Analisar, descrever e compreender as ferramentas de marketing.

6 Gestão de Marketing Competências:
Gerenciar as atividades de marketing ; Identificar e criar oportunidades de mercado; Identificar e compreender o comportamento do consumidor; Gerenciar produtos e serviços, bem como sua importância para a imagem da organização, preservação no mercado; Compreender aspectos estratégicos do marketing para a organização; Administrar canais de distribuição; Implementar e controlar os desempenhos mercadológicos;

7 Gestão de Marketing Habilidades: Organização e atualização constante;
Capacidade para a resolução de problemas individuais e coletivos; Capacidade de decisão; Disciplina e flexibilidade; Habilidade de vendas e negociação; Respeito e ética.

8 Gestão de Marketing Valores e Atitudes
Pensamento sistemático, reflexivo e critico; Visão holística; Capacidade de autoaprendizagem; Abertura a mudanças; Criatividade e iniciativa; Capacidade de comunicação; Colaboração e pró-atividade;

9 Gestão de Marketing Valores e Atitudes
Organização e atualização constante; Capacidade para a resolução de problemas individuais e coletivos; Capacidade de decisão; Disciplina e flexibilidade; Habilidade de vendas e negociação; Respeito e ética.

10 Gestão de Marketing Bibliografia Bibliografia Básica (Conforme PPC)
Bibliografia Básica (Conforme PPC) KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 14ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012. OLIVEIRA, Bráulio (Org.). Gestão de Marketing. 1ª ed. Editora Pearson Education do Brasil, 2011. SHIRAISHY, G. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

11 Gestão de Marketing Bibliografia
Bibliografia Complementar (Conforme PPC) CHURCHILL, Gilbert A. Marketing: criando valor para o cliente. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010. DIAS, Sergio Roberto (coordenação). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2010. GIULIANI, Antônio Carlos. Marketing Contemporâneo: novas práticas de gestão, com estudos de casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2006. KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. 14ª ed. Rio de Janeiro, 2003. LAS CASAS, Alexandre Luzi. Administração de Vendas. 8ª ed. Editora Atlas, 2005.

12 Gestão de Marketing Avaliação 1 e 2 Prova Escrita 6 pontos
Trabalho em Sala de Aula 2 Pontos Seminário Pontos Carlos Freire

13 Gestão de Marketing PROVA OBJETIVA – Cronometrada
Prova Escrita: Objetiva (5 questões) Pontos Dissertativa (5 questões) 4 Pontos PROVA OBJETIVA – Cronometrada PROVA DISSERTATIVA - Normal * As provas não são fáceis. Carlos Freire

14 Gestão de Marketing Recuperação 5 Questões Discursivas.
Carlos Freire

15 Gestão de Marketing Para todas as avaliações – Critérios Conhecimento
Comprometimento Interesse Pesquisa Proatividade Mínimo = Mínima Carlos Freire

16 Gestão de Marketing Dicas para ir bem na disciplina:
Carlos Freire

17 Gestão de Marketing Dicas para ir bem na disciplina:
Comparecer às aulas; Carlos Freire

18 Gestão de Marketing Dicas para ir bem na disciplina:
Comparecer às aulas; Prestar atenção nas aulas; Carlos Freire

19 Gestão de Marketing Dicas para ir bem na disciplina:
Comparecer às aulas; Prestar atenção nas aulas; Estudar Carlos Freire

20 Gestão de Marketing Simples assim! Dicas para ir bem na disciplina:
Comparecer às aulas; Prestar atenção nas aulas; Estudar Simples assim! Carlos Freire

21 Gestão de Marketing Disciplina 80 horas Máximo de 20 faltas
Carlos Freire

22 Aula Inicial – Cenário de Negócios
BLOG Conteúdo Acadêmico Uninorte Aulas – Slides das aulas dadas Textos de Aula – textos a serem utilizados Ementas – Ementa e Plano de Aula Carlos Freire

23 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Agora eu quero conhecer vocês. Nome O que faz: trabalha? Estuda? Por que escolheu Logística O que é Marketing. Carlos Freire

24 Cenário de Negócios

25 Aula Inicial – Cenário de Negócios
As mudanças pelas quais o Planeta passou nos últimos 20 anos fez com que toda a realidade fosse afetada. O cenário de negócios de hoje, portanto, difere totalmente daque que havia antes do início deste processo. Carlos Freire

26 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Quais foram essas mudanças? Carlos Freire

27 Aula Inicial – Cenário de Negócios
primeiro ponto a considerar é a mudança da visão Newtoniana para a visão quântica. O que isso significa? Carlos Freire

28 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Hoje já se sabe que tudo, absolutamente tudo, no Planeta está interligado e interagindo permanentemente. Na medicina, na produção de bens, na gestão empresarial. Carlos Freire

29 Aula Inicial – Cenário de Negócios
A Física que era a ciência que prevalecia sobre todas as outras foi substituída pela Biologia e isso acarretou grandes mudanças no mundo em que vivemos. Carlos Freire

30 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Na área da gestão empresarial passou-se a ver as empresas, antes vistas como máquinas, como seres vivos, compostas e dirigidas por pessoas e sujeita à todas as leis da biologia. Carlos Freire

31 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Todos os seres vivos têm como característica básica um Código Genético. É um conjunto de informações que determinam as características daquele ser e é reproduzido e retransmitido de geração em geração. É a identidade daquele organismo. Carlos Freire

32 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Nesse novo cenário, a Identidade Empresarial passa a ser fundamental. A empresa como organismo vivo precisa de um Código Genético que norteie e dirija suas ações nos mais diversos campos. Carlos Freire

33 Aula Inicial – Cenário de Negócios
E o que representa o Código Genético das empresas? Premissas Básicas, Ideologia Corporativa Missão, Visão, Valores, Negócio, Clientes. Carlos Freire

34 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Resumindo o primeiro ponto: houve uma mudança (ruptura) na maneira de enxergar e se relacionar com o mundo. A parte foi substituída pelo todo. A Física como ciência básica, foi substituída pela Biologia. Carlos Freire

35 Aula Inicial – Cenário de Negócios
O segundo ponto a ser percebido no novo ambiente de negócios diz respeito à consideração do Ambiente Natural. Desde o início dos tempos existe o relacionamento entre o Homem e a Natureza; Carlos Freire

36 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Após a Revolução Industrial, no século XVIII, com o crescimento do capitalismo, a exploração da Natureza pelo Homem foi crescente até chegar ao nível em que se encontra hoje. Carlos Freire

37 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Com a Revolução Industrial ganhou força um sistema que veio a ser conhecido como Capitalismo; O Capitalismo tem como bases: o consumo crescente e ininterrupto, a separação entre o capital e o trabalho e exploração de todos os recursos disponíveis, entre eles os naturais. Carlos Freire

38 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Considerava-se que os recursos naturais eram infinitos e que, portanto, não havia com o que se preocupar; Carlos Freire

39 Aula Inicial – Cenário de Negócios
% 53,105 34,937 7,546 3,494 0,915 0,003 Era Arqueozóica Proterozóica Paleozóica Mesozóica Cenozóica Homem Anos ( ) Carlos Freire

40 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Até aquele momento a preocupação com as questões ecológicas cabia exclusivamente a um grupo de cientistas que, por intermédio de seus estudos, procuravam alertar o mundo. “As implicações sombrias dos ecologistas de que os homens irão exaurir seus recursos naturais, tornaram-se reais em 1973, quando o mundo foi subitamente atacado pela escassez alarmante do petróleo, diversos minerais e mesmo alimentos (!) (KOTLER, 1980, p. 561)” Carlos Freire

41 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Na década de 70 surgem movimentos como o “ecologismo” e o “consumerismo”, organizados por cidadãos e governos preocupados em proteger e intensificar a proteção ao meio ambiente de vida do homem contra aqueles que o destroem. Carlos Freire

42 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Ao consumerismo, ecologismo e à escassez do petróleo e outros produtos, ainda somaram-se o crescimento da inflação mundial que atinge 2 dígitos em boa parte dos países e a ocorrência, como consequência dos anteriores, da recessão, afetando fortemente a vida nos países desenvolvidos. Carlos Freire

43 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Nesse momento os capitalistas, afetados em sua maior fonte de energia e no bolso, passaram a reconhecer que os recursos naturais eram finitos e que estavam muito próximos do fim. Carlos Freire

44 Aula Inicial – Cenário de Negócios
O Marketing e a Propaganda estruturada surgiram em meados do século passado, 1950. Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, as empresas que produziam armamentos passaram a produzir bens de consumo e, com isso, aconteceu um significativo desequilíbrio na relação oferta x procura. Carlos Freire

45 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Os estoques e o encalhe de mercadorias cresceu e as empresas, buscando minimizar este risco, começaram a realizar estudos do mercado antes de produzir. A esses estudos e às técnicas decorrentes destes estudos deu-se o nome de Marketing. Carlos Freire

46 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Nos 64 anos seguintes, até os dias de hoje, o marketing e a propaganda desenvolveram-se muito e tornaram-se áreas específicas de conhecimento. Com o avanço tecnológico as ferramentas do marketing potencializaram-se e chegaram a níveis inimagináveis de sofisticação. Carlos Freire

47 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Paralelamente os níveis de exploração dos recursos naturais e a degradação do ambiente chegaram a níveis insustentáveis. O capitalismo, na sua voracidade, promove o consumo desnecessário, constante e crescente colaborando para que a situação fique cada vez mais grave. Carlos Freire

48 Aula Inicial – Cenário de Negócios
O desequilíbrio é tamanho que existem no mundo 925 milhões de pessoas desnutridas, que passam fome e que representam 15% da população mundial. Carlos Freire

49 Aula Inicial – Cenário de Negócios
O desequilíbrio é tamanho que existem no mundo 925 milhões de pessoas desnutridas, que passam fome, que represntam 15% da população mundial. Carlos Freire

50 Aula Inicial – Cenário de Negócios
1 bilhão e meio de pessoas, 20% da população que sofre de obesidade. Carlos Freire

51 Aula Inicial – Cenário de Negócios
1 bilhão e meio, 20% da população que sofre de obesidade. Carlos Freire

52 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Alguma coisa está errada, ou não? Carlos Freire

53 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Já está provado que o Marketing e a Propaganda são ferramentas que podem ser utilizadas para os mais diversos fins. A prevalência até agora foi da utilização em busca de lucro financeiro. Carlos Freire

54 Aula Inicial – Cenário de Negócios
Nesse novo cenário qual o papel que os profissionais das mais diversas áreas, deverão desempenhar? QUAL O FUTURO QUE QUEREMOS?


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