A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DO PROGRAMA - PNAIC PROFESSORES FORMADORES PREPARAM OS ORIENTADORES DE ESTUDOS E ACOMPANHAM OS TRABALHOS NAS ESCOLAS ORIENTADORES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DO PROGRAMA - PNAIC PROFESSORES FORMADORES PREPARAM OS ORIENTADORES DE ESTUDOS E ACOMPANHAM OS TRABALHOS NAS ESCOLAS ORIENTADORES."— Transcrição da apresentação:

1

2 ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DO PROGRAMA - PNAIC PROFESSORES FORMADORES PREPARAM OS ORIENTADORES DE ESTUDOS E ACOMPANHAM OS TRABALHOS NAS ESCOLAS ORIENTADORES DE ESTUDOS FAZEM A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES E ACOMPANHAM O TRABALHO NAS ESCOLAS.

3 ESCOLAS ENVOLVIDAS 35 ESCOLAS 5.185 ALUNOS ATENDIDOS: 1º ANO: 1.656 2º ANO: 1.776 3º ANO: 1.753

4 Eneida Célia Rudolf Espíndola Adriane Carmem Biondo Monica da Luz Moreira Andréa do Prado Felippe Daniela Guse Weber Maria Letícia Naime-Muza

5 Leitura deleite; Estudo e debate; Relatos de práticas dos alfabetizadores; Atividades a distância; Tarefas para desenvolver com os alunos; Avaliação e tarefas no SIMEC. 2013 e 2014 – por e-mail 2015 – Plataforma E-proinfo do curso Formação Continuada de Professores da DEF

6 EIXOS DE ATUAÇÃO DO PNAIC 1. Formação Continuada de Professores Alfabetizadores Governo federal em parceria com estados e municípios 2. Materiais Didáticos e Pedagógicos Jogos de alfabetização Livros de literatura infantil Dicionários Livros didáticos Cadernos de estudo do curso Livros técnicos para professores 3. Avaliações Provinha Brasil (início e final do 2o ano) Prova ANA (final do 3o ano) Prova Floripa

7

8 UNIDADETÍTULO DO CADERNO 1Currículo e direitos de aprendizagem 2Planejamento e organização da rotina 3Aprendizagem do sistema de escrita alfabética (SEA) 4Ludicidade na sala de aula 5Diferentes textos em salas de alfabetização 6Projetos didáticos e sequências didáticas 7Alfabetização para todos: diferentes recursos, direitos iguais 8Diferentes gêneros textuais

9 UNIDADETÍTULO DO CADERNO 1Organização do trabalho pedagógico 2Quantificação, registros e agrupamentos 3Construção do sistema de numeração decimal 4Operações e resoluções de problemas 5Geometria 6Grandezas e medidas 7Educação estatística 8Saberes matemáticos e outros campos do saber

10 ALFABETIZAÇÃO PRESSUPÕE: 1. Compreender o SEA SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA 2. Ler, compreender e produzir textos em situações de uso social LETRAMENTO 3. Apropriação de conhecimentos das diferentes áreas: Linguagens (Língua Portuguesa, Artes e Educação Física), Ciências Humanas (Geografia e História), Ciências da Natureza e Matemática. DIREITOS DE APRENDIZAGEM

11 Os direitos de aprendizagem dos estudantes precisam estar contemplados no PLANEJAMENTO DO PROFESSOR. O planejamento pode ser interdisciplinar garantindo o direito aos conhecimentos oriundos de diferentes áreas. Todos os conhecimentos e relações humanas perpassam a ESCRITA e PRÁTICAS DE LETRAMENTO. Aprender/ ter acesso aos conhecimentos é um DIREITO de todos. Portanto, a sociedade tem o DEVER de ensinar. O aluno tem o DIREITO de aprender. A escola é a agência de ensino da sociedade. A escola é a INSTITUIÇÃO OFICIAL de ensino e aprendizagem.

12 DIREITOS DE APRENDIZAGEM COMPONEN -TE CURRICULA R LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA CIÊNCIAS DA NATUREZA CIÊNCIAS HUMANAS ARTE E ED. FÍSICA EIXOS Leitura Números e operações Vida nos ambientes Organização do espaço e tempo Apreciação de diferentes manifestações da arte e da cultura corpopral Escrita (Produção de texto escrito) Espaço e forma (Geometria) Ser humano e saúde Produção e comunicação Criação nas diferentes manifestações da arte e da cultura corpopral Oralidade (Produção de texto oral) Grandezas e medidas Materiais e transformações Identidade e diversidade Conhecimento e reflexão sobre experiências, saberes e fazeres… Análise linguística Educação estatística (Tratamento da informação) Sistema Sol e Terra Cartografia e fontes históricas e geográficas

13 CONHECENDO E COMPREENDENDO OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM Para cada ano, aprendizagens específicas a serem alcançadas. I - Introduzir determinado conhecimento em determinado ano de aprendizagem; A - Aprofundar o conhecimento já introduzido em ano anterior; C - Consolidar a aprendizagem no ano indicado.

14 Elaboração: Andréa do Prado Felippe, Daniela Guse Weber e Maria Letícia Naime-Muza


Carregar ppt "ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DO PROGRAMA - PNAIC PROFESSORES FORMADORES PREPARAM OS ORIENTADORES DE ESTUDOS E ACOMPANHAM OS TRABALHOS NAS ESCOLAS ORIENTADORES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google