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O Estrategista Elina Ang é lica Fernandes Ribeiro Elisangela Ramos Macedo Henrique Cesar Torquato de Oliveira José Donisete Ap. Macedo Julia de Oliveira.

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1 O Estrategista Elina Ang é lica Fernandes Ribeiro Elisangela Ramos Macedo Henrique Cesar Torquato de Oliveira José Donisete Ap. Macedo Julia de Oliveira Masotti Odair Silva Santos Pedro Aur é lio dos Santos Moraes Ricardo Sobral Luis Gaj Grupo: Professor: Ricardo do Rego

2 O Livro Livro: – O Estrategista (Do Pensamento à Ação Estratégica na Organização) Autor: – Luis Gaj (Consultor e Professor da USP) Editora Makron Books Primeira Edição, 2002

3 Introdução O livro se destina a todos aqueles interessados no futuro das organizações e que desejam aprofundar seus conhecimentos em torno do tema de como detectar o que precisar ser relevado pelo estrategista.

4 Tendências do Desenvolvimento Ásia e as redes globais Movimentos migratórios e pobreza O terceiro setor – as ONGs A biotecnologia Nova liderança

5 A Importância do Diagnóstico O caso do médico Diagnóstico familiar Diagnóstico de empresa global Diagnóstico em organismo federal Diagnóstico de ONG

6 Exercício de Posicionamento CrescimentoEstabilidadeRecessão Bem Regular Mal País Empresa

7 Disfunções das Organizações Transit ó rias Jovens inexperientes Graves Leves Velhos conservadores Crônicas

8 Visões de Diagnóstico Diagnóstico – 360 graus – Desenvolvimento – Urgência (preventivo) – Competitivo e mercadológico – Empresas endividadas – Estrutural e organizacional – Interno ou externo – Tecnológico

9 Diagnóstico 360 graus Dire- ção e Deci- são Equilí- brio Sistema Adm. Mat. Sistema Atend. Cliente Sistema Fluxo de Materiais Sistema Contabi- lidade Sistema Proces. Inform. Organi- zação Controle Planeja- mento Desempenho nos Proce- dimentos Desempenho Evolutivo Desempenho Financeiro Desempenho das Áreas Administração financeira Comercial Industrial e tecnologia Alocação de recursos Projetos R. Humanos R. Materiais Preocupações Desinvestimentos Riscos e Oportunidades Dívidas Novos Negócios e Diversificações Retornos esperados Dividendos Retorno Social Objetivos Liquidez RSI Rotação sobre capital Rotação dos estoques Outros índices Público Fornecedores Bancos Analistas Consultores Assessores Diretivos Enforque de O&M e Sistemas Enfoque Estratégico e desenvolvimento Análises Clínicas Temperatura Pulso Pressão Análises Clínicas Temperatura Pulso Pressão Análise Geral Já teve doenças? Como se comporta? Estilo de vida Esporte Alimentação Vida social Análise Geral Já teve doenças? Como se comporta? Estilo de vida Esporte Alimentação Vida social Clinica dos Aparelhos e dos sistemas Funcionamento: Aparelho Digestivo Aparelho Auditivo Aparelho Sensorial Aparelho Motor Clinica dos Aparelhos e dos sistemas Funcionamento: Aparelho Digestivo Aparelho Auditivo Aparelho Sensorial Aparelho Motor Diagnóstico por Médicos Especialistas Coração Pulmão Garganta Pulso Diagnóstico por Médicos Especialistas Coração Pulmão Garganta Pulso DIAGNÓS- TICO

10 Diagnóstico pelo Desenvolvimento Segundo Georg Land: Concepção Desenvolvimento Tempo ENTROPIA Crescimento Declínio Maturidade Morte

11 Diagnóstico pelo Desenvolvimento Segundo Adizes: Desenvolvimento Tempo Crescimento Envelhecimento Surgimento Infância Crescimento Adoslecência Plenitude Aristocracia Estabilidade Iniciando a burocracia Burocracia Morte

12 Relatório do diagnóstico Situação atual encontrada Aspectos relevantes da situação atual Idéias preliminares para serem debatidas Sugestões de um roteiro de trabalho de mudança

13 Prognóstico (Para onde estamos indo) Cenários futuros e seus reflexos Análise dos planos da concorrência Tendências tecnológicas Simulações econômico-financeiras de futuro Elaboração de modelos de análise de futuro Análise de postura estratégica no contexto ambiental

14 Prescrição A prescrição estabelece o elo entre onde estamos e onde gostaríamos de estar, através de medidas tomadas com base no conhecimento adquirido no diagnóstico e prognóstico

15 Como preencher o hiato Adequação: – Produtos – Atendimento – Tecnologia – Processos – Gestão – Marketing

16 Tratamento (Agir) Agentes de implantação de mudanças Acompanhamento de projetos hard e soft Implantação simultânea a formulação Plano mestre estratégico Profundidade e amplitude das mudanças esperadas

17 Modelos de Planejamento Estratégico 5C (ICI) 7S (MC Kinsey) Planejamento Estratégico Clássico Desafio Empresário (Strategy Group from Argentina) Margarida Estratégica (Luis Gaj) Formulação Estratégica (John Seeger)

18 Planejamento Estratégico Clássico Missão Objetivos Pontos fortes e fracos Oportunidades e ameaças Alternativas estratégicas Escolha da estratégia entre alternativas Implementação Reavaliação

19 Certezas para lidar com a Incerteza O cenário imaginado não vai acontecer Para construir o futuro é preciso liderar através da aprendizagem Crescer na busca de novos relacionamentos Atingir nível de desconforto Para sucesso é preciso mobilizar inovação

20 O Estrategista - Conclusão O estrategista não está preocupado com o processo formal de elaborar estratégias, e sim construir uma organização de sucesso contínuo.

21 Perguntas


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