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Promoção -Comunicação Preço Praça - Distribuição Produto.

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Apresentação em tema: "Promoção -Comunicação Preço Praça - Distribuição Produto."— Transcrição da apresentação:

1 Promoção -Comunicação Preço Praça - Distribuição Produto

2 Quatro Ps: Produto Preço Promoção Praça Mais valor para o cliente Menor custo Maior conveniência Melhor comunicação Quatro Cs: Ps: Visão de dentro para fora da empresa. Distribuição Comunicação Marketing Mix Cs: Visão de fora para dentro da empresa. Mix de Comunicação

3 Conjunto de benefícios que satisfaz a um desejo ou a uma necessidade do consumidor e pelo qual ele está disposto a pagar em função de sua disponibilidade de recursos. Os produtos vão além de bens tangíveis. Produto (product)

4 Tangíveis Duráveis: Carros Roupas Máquinas Não Duráveis: Bebida Produtos de beleza Intangíveis Serviços: Cabeleireiro Pet shop Pessoas: Políticos Atletas Lugares: Cancun Bahia Produtos Tangibilidade

5 Commodities Altamente diferenciáveis Ex. Frango Ex. Mercedes Produtos Grau de Diferenciação

6 A marca é um nome, signo ou símbolo, ou uma combinação desses elementos para identificar produtos ou serviços de um vendedor e diferenciá-lo de seus concorrentes. Brastemp Produto Marcas

7 Produto Marcas Estratégias Marcas do Fabricante

8 Produto Marcas Estratégias Marcas Próprias

9 Produto Marcas Estratégias Marca Genérica

10 ATRIBUTOS (durabilidade, velocidade, etc..) BENEFÍCIOS (funcionais e emocionais) VALORES PERSONALIDADE Flamengo S/A Produto Marcas Características

11 NameCountry 2007Change in Rank Value ($Mil)Value (%) 11Coca-ColaU.S.67,000-1% 22MicrosoftU.S.56,926-5% 33IBMU.S.56,2015% 44GEU.S.48,9074% 55IntelU.S.32,319-9% 66NokiaFinland30,13114% 79ToyotaJapan27,94112% 87DisneyU.S.27,8485% 98McDonaldsU.S.27,5016% 1011Mercedes BenzGermany21,7959% Source: Business Week August 7th 2007 Produto Marcas As 10 Maiores do Mundo

12 2007 Nome 2007 Variação % RankValor ($Mil) 1Itaú1,20410% 2Bradesco8282% 3Natura536Estréia 4BB52022% 5Skol51222% 6Petrobras48570% 7Brahma35220% 8Unibanco2237% 9Antarctica1924% 10ABN Real17129% Fonte INTERBRAND: Isto é Dinheiro, 02 de junho/2007 Produto Marcas As 10 Maiores do Brasil

13 D E S I G N Produto Marcas Design

14 Como o consumidor julga a qualidade? (%) RÓTULO 76 DESEMPENHO 62 DURABILIDADE 69 GARANTIA 59 PREÇO 56 RÓTULO 79 DESEMPENHO 53 GARANTIA 57 RÓTULO 64 DURABILIDADE 50 PREÇO 64 GARANTIA 16 MARCA 44 DURABILIDADE 62 Classes A/BClasse CClasses D/E Fonte: Procon/SP PREÇO 59 Produto Marcas Design Embalagens e Rótulos

15 53% das compras são feitas por impulso 85% das decisões de compra são no ponto de venda 3 segundos é o tempo para atrair atenção 85% de chances de venda se o produto for pego 12% a 18% mais do que havia planejado Fonte: Ipsos-Novaction Como Funciona? Produto Marcas Design Influência na Compra

16 Chamar a atenção Transmitir o que está sendo oferecido Ressaltar os atributos do produto Agregar valor ao produto Características de cada canal utilizado Para que servem? Produto Design/Embalagens

17 Conjunto de elementos (intermediários e canais de distribuição) que visa tornar o produto disponível para o consumidor onde e quando ele o desejar. Praça (Distribuição) Marketing Mix

18

19 Papel da distribuição nos objetivos da empresa Papel da distribuição nos objetivos da empresa Papel da distribuição no marketing mix Papel da distribuição no marketing mix Desenho da estrutura dos canais de marketing Desenho da estrutura dos canais de marketing Seleção dos canais de marketing Seleção dos canais de marketing Gerenciamento dos canais de marketing Gerenciamento dos canais de marketing Praça Decisões Básicas

20 Diversas formas de comunicação que visam promover os seus produtos, serviços, benefícios, valores e marcas, bem como fortalecer o relacionamento a longo prazo com os clientes. Caso Irani Celulose Promoção (Comunicação) Marketing Mix

21 (i)É preciso fazer com o que o cliente perceba. E para isso, você precisa se comunicar com ele. (ii)A comunicação influencia o cliente em todas as etapas do seu comportamento de compra. Reconhecimento da Necessidade Busca de Informação Avaliação de Alternativas Decisão de Compra Utilizando o Produto Comportamento Pós-Compra Promoção Não basta ter um BOM produto ou serviço!

22 Propaganda Promoção de Vendas Relações Públicas Vendas Pessoais Marketing Direto EmissorCodificaçãoMensagem DecodificaçãoReceptor Resposta Feedback Ruído Público Alvo Comunicação Hoje Promoção Processo de Comunicação

23 Sexo Humor Surpreendente Humor Negro Instigante Emocional Nesta propaganda apenas a sugestão provocada por uma cena erótica foi o suficiente para torná-lo extensivamente divulgado pela Rede. Promoção O que agrada em uma propaganda popular? O expectador em geral sabe que algo irá acontecer, mas, é forçado a se prender ao comercial e, adivinhem, o desfecho acontece apenas nos momentos finais. A maior característica desta abordagem comercial está no fato de gerar divertimento a partir de uma situação trágica. Vejamos como a goodyear fez isso... Assim como ocorre com o humor surpreendente, também nas propagandas instigantes o expectador é forçado a prender-se ao comercial para entendê-lo. O apelo emocional representa um desafio bem mais difícil para o propagandista. Ele deve ser sutil, mas, causar o impacto e o entendimento necessários para o sucesso do comercial.

24 É o valor agregado que justifica a troca. A transferência de posse de um produto é planejada e adequada por esse elemento (valor percebido versus custos versus benefícios). Preço

25 O que é algo a não ser o valor que se dá a ele? William Shakespeare Preço Valor

26 (i)É o Custo unitário de algo posto a venda; (ii)É o único elemento do marketing mix que produz receita; (iii)É um dos elementos mais flexíveis do composto; (iv)O preço impacta fortemente o resultado final da empresa. Ciclo de Vida Preço nos 4Ps Preço Ainda é...

27 Preço Preço, Custo e Valor

28 Característica: Sabor Marcante Benefício: Matar Sede / Prazer Design: Lata Ml Marca: Coca Cola Produto

29 Ponto de Venda: Supermercados, Bares, Restaurantes Canal de Distribuição: Distribuidores Regionais, Fábricas.... Logística: Estudo da Entrega do Produto nos Pontos de Venda. Distribuição ( Ponto )

30 Propaganda: TV - Mídia de Massa Promoções de Venda: Sorteios / Merchandising: Publicidade no Ponto de Venda Relações Públicas: Eventos Comunicação ( Promoção )

31 Formação Preço Venda: R$ 2,50 Políticas de Preço: Consumidor Direto e Ponto de Venda Preço


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