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Faculdade Castro Alves

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Apresentação em tema: "Faculdade Castro Alves"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Castro Alves
Balanced Scorecard e MVA Charlene Lorenzo Constancia Nascimento José Sobral Magna Pinho Rita Diniz Roquelina Sousa Prof. Jumara Teodoro

2 Introdução Além da Contabilidade Gerencial, os administradores de empresas contam hoje com outras ferramentas de gestão, e uma delas é o Balanced Scorecard, que está sendo utilizado pelas empresas como forma de enfrentar a economia globalizada, caracterizada pela forte concorrência e competitividade.

3 Conceito O Balanced Scorecard é uma ferramenta para a implementação e controle das estratégias adotadas pela organização.

4 Modelo de Gestão que traduz e comunica a missão, visão e a estratégia adotada pela empresa através de vários indicadores na forma de quatro perspectiva que se integram num processo de causa e efeito

5 Origem O BSC foi originalmente criado pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton em 1992, e desde então, vem sendo aplicado com sucesso no mundo inteiro em centenas de organizações do setor privado, público e em organizações não governamentais.

6 Dos processos internos
Balanced Scorecard Financeira “Para sermos bem-sucedidos financeiramente, como deveríamos ser vistos pelos nossos acionistas?” Balanced Scorecard Do aprendizado e crescimento “Para alcançarmos a nossa visão, como sustentaríamos nossa capacidade de mudar e melhorar?” Clientes “Para alcançarmos a nossa visão, como atender aos nossos clientes?” Dos processos internos “Para satisfazermos nossos acionistas e clientes, em que processos de negócios veríamos alcançar a excelência?”

7 Perspectiva do Balanced Scorecard
O BSC foi criado inicialmente para ser um painel de indicadores através do qual seria possível aos executores e acionistas acompanhar não apenas o desempenho financeiro da empresa, mas também outros indicadores como percepção de valor gerado aos clientes, desempenho de processo operacionais e o crescimento intelectual e motivacional de seus recursos humanos.

8 Perspectiva do Balanced Scorecard
Tais perspectivas partem do princípio administrativo, que avaliam o ambiente interno e externo da empresa. O que ficou claro com o tempo, porém, é que ele poderia ir muito além disso, transformando-o em um potente recurso para alinhamento tático às diretrizes estratégicas. Dessa forma o BSC, é uma ferramenta para se organizar um determinado conjunto de objetivos em cadeia de geração de valor. Esse conjunto organizado de objetivos é chamado de “mapa estratégico”.

9 Perspectiva Financeira
Mensura-se e descreve os resultados finais da estratégia em termos financeiros tradicionais, através de índices econômicos e financeiros que poderão ser tirados das demonstrações contábeis, sendo assim, o objetivo de se trabalhar com a perspectiva financeira é de mostrar como as informações contidas nas demonstrações/ financeiras podem ser organizadas em indicadores capazes de fornecer a organização informações do seu desempenho financeiro.

10 Perspectiva do Cliente
O propósito da perspectiva do cliente é identificar as melhores forma de agregar valor aos clientes, ou seja, como a organização deve competir para criar valor aos seus consumidores Perspectiva do Processo Interno Aborda os processo críticos de valor e para a realização dos objetivos dos stakeholders e shareholders. É importante que a organização crie formas para mensurar, avaliar e analisar o desempenho do ciclo dos processos, ou seja, a cadeia de valor da empresa.

11 Perspectiva do Aprendizado e Crescimento
Nos últimos anos, temos vivido muitas mudanças, mas uma das principais, foi no pensamento gerencial, ou seja, tal pensamento transformou o papel do usuário, que passaram de simples provedores de força física para geradores de dados e os mesmos em informações.

12 As quatro perspectiva do BSc
Objetivo O que se deseja alcançar Pergunta Crítica Financeira Geração de Valor aos Gestores Define como alcançar a rentabilidade, o retorno e o lucro desejados pelos gestores Quais são as expectativas de nossos gestores, em termos de desempenho financeiro? Cliente Geração de Valor ao Cliente Estabelece as condições que criarão valor ao cliente. Para atingir nossos objetivos financeiros, como criamos valor para os clientes? Interna Processos Internos Estratégicos Identifica os processos que transformarão os ativos intangíveis em resultado para os clientes e gestores. Em que processos devemos ser excelentes para satisfazer nossos clientes e gestores? Aprendizado e Crescimento Ativos Intangíveis ( recursos humanos) Determina os ativos intangíveis a serem alinhados e integrados para criar valor. Como alinhamos nossos ativos intangíveis – pessoas, sistemas e cultura para melhorar os processos críticos?

13 Mapa Estratégico do BSC
Deve demonstrar como a organização pretende mobilizar seus ativos intangíveis (pessoas, sistema,cultura) de forma que possam se concentrar em processos estratégicos de geração de valor e que isso possa ser concretamente percebido e apreciados pelos clientes. Dessa forma o mapa estratégico, deve reunir um determinado conjunto de objetivos, agrupados nas quatro perspectivas.

14 O importante é que é preciso ter clareza na definição dos objetivos, observando especialmente quatro aspectos fundamentais: - Definir poucos objetivos: importante para a empresa, para que possamos criar um foco ter mais clareza em suas estratégias; - Escolher objetivos que possam ser medidos: não se pode melhorar o que não se pode medir Não confundir objetivos com ações: objetivos medem resultados e ações são movimentos ou coisas que devem ser feitas; - O mapa deve refletir a estratégia: a leitura de um mapa deve deixar claramente explicitada qual estratégia está sendo adotada pela organização.

15 MVA- VALOR DE MERCADO ADICIONADO
O MVA representa a diferença entre o preço atual das ações no mercado adicionário e o valor investido pelos acionistas no negócio. Apura a diferença entre o valor total de mercado da empresa e o capital nela investido, ou seja, é a diferença entre o cash-in (o que foi investido, contemplando todas as formas de financiamento) e o cash-out (o que os investidores poderiam obter se vendessem a empresa atualmente).

16 O MVA é também considerado uma medida do valor presente da empresa, segundo Al Ehbar, o MVA é o montante acumulado pelo qual empresa valorizou ou desvalorizou a riqueza dos acionistas. Reflete como a empresa investiu capital no passado e como investirá novos capitais no futuro.

17 FÓRMULA DE CÁLCULO DO MVA
MVA = Valor Total de Mercado – Capital Investido MVA = Valor de Mercado do Capital – Valor Contábil do Capital

18 Conclusão O BSC é um sistema gerencial que conduz e implementa de forma a efetivar a estratégia, ou seja, a implementação de ações, além de organizar o processo de mudança competitiva, conduzindo a organização desde o desempenho atual até a obtenção dos resultados esperados e dos objetivos estratégicos definidos. Para que isso ocorra, deve-se ter apoio eficiente de áreas, dos gestores e sistema como um todo. Nesse sentido, o BSC se revela como uma grande contribuição à Contabilidade Gerencial, que tem como principal objetivo o fornecimento de informações para o processo de tomada de decisões nos níveis estratégico tático e operacional das organizações.

19 Conclusão O MVA propicia uma avaliação de performance das empresas muito superior às técnicas tradicionais . Em contraste com as medidas de cunho fundamentalmente econômico, o indicadores EVA e MVA são particularmente atrativos não só por refletirem os aspectos econômicos do projeto, mas também por levar em conta os aspectos financeiros, tais como alavancagem financeira associada a dada estrutura de capital.

20 Referências Bibliográficas
PADOVEZE, Clóvis Luiz. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. São Paulo: Atlas, 2004. HOJI, Massa kazu. Administrção Financeira: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2004. KAPLAN,Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: teoria e prática- 3. ed. São Paulo: atlas, 2004.


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