A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA Prof. Leandro Araujo de Sousa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA Prof. Leandro Araujo de Sousa."— Transcrição da apresentação:

1 HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA Prof. Leandro Araujo de Sousa

2 PRESSÃO ARTERIAL (PA) Conceito: é a força que a corrente sanguínea exerce sobre as paredes internas das artérias. Pode ser dividido em dois momentos: Sístole – momento em que o coração se contrai bombeando o sangue para as artérias, é a pressão mais alta; Diástole – momento em que o coração repousa (relaxa) entre as batidas, é a pressão mais baixa.

3 PRESSÃO ARTERIAL (PA) A medida da PA é sempre expressa por esses dois valores, nesta ordem, em milímetros de mercúrio (mmHg). Ex: Sistólica 120 mmHg e Diátólica 80 mmHg. VIDEO

4 NÍVEIS DE PRESSÃO ARTERIAL Pressão SistólicaPressão DiastólicaNível menor que 120menor que 80Normal (ótima) menor que 130menor que 85Normal 130-13985-89Normal no limite 140-15990-99Hipertensão leve 160-179100-109Hipertensão moderada maior que 180maior que 110Hipertensão grave (IV Diretriz Brasileira sobre Hipertensão, 2002)

5 HIPERTENSÃO ARTERIAL Conceito: é o mesmo que pressão alta, acima do normal. É uma elevação dos níveis de pressão. É uma doença que atinge grande número de pessoas, só nos EUA, estima-se que 20% da população apresente pressão alta e um quarto dessas pessoas sequer sabe disso; Trata-se de uma doença perigosa, que não produz sinais precoces de advertência, mas que é responsável direta pela morte de mais de 37 mil pessoas por ano nos EUA.

6 HIPERTENSÃO ARTERIAL No Brasil cerca de 15 a 20% da população adulta apresentam Hipertensão Arterial (HÁ); Há pelo menos 600 milhões de hipertensos no mundo. A doença causa 7,1 milhões de óbitos no mundo, o que representa 13% do total, assim como 4,4% da incidência total de doenças.

7 CAUSAS DA HA No geral a HA está relacionada a um estilo de vida pouco saudável. Alguns fatores são: Consumo excessivo de sal: consome-se em média quatro colheres das de chá (4.600 mg), quando a necessidade orgânica é de apenas um décimo dessa quantidade; Consumo excessivo de álcool; Baixo consumo de potássio; Sedentarismo; Obesidade; Idade.

8 TRATAMENTO O tratamento da HÁ se dá de duas formas: De forma medicamentosa: porém algumas pesquisas mostram que esse tipo de tratamento apresentam efeitos indesejáveis nas pessoa com HÁ; De forma não medicamentosa: Este tipo de tratamento se dá principalmente pela mudança do estilo de vida, com alimentação saudável equilibrada e prática de exercícios físicos moderados.

9 EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA A atividade física é junto com a alimentação balanceada a principal forma de prevenir ou tratar a HÁ; Pesquisa mostram que a atividade física diminui sensivelmente os níveis de pressão arterial; Quem pratica exercícios físicos apresentam risco 35% menor que as pessoas sedentárias;

10 EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA A prática de exercícios aeróbicos é recomendado tanto para prevenir como para tratar a HÁ; O tipo de exercício mais benéfico é aquele de intensidade moderada, praticado por 30 a 60 minutos, de 3 a 5 vezes por semana. Acredita-se que o efeito exercício sobre a PA se deva ao relaxamento das artéria, que se tornam mais “frouxas”. À medida que a pessoa mantém a prática regular, a PA se torna estável em níveis normais. Atenção!!! Durante a atividade física a pressão arterial sobe, isso é normal para qualquer pessoa, depois do exercício ela cai abaixo dos níveis normais.

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SABA, Fabio. Mexa-se: atividade física, saúde e bem estar. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2008. MATTOS, Mauro Gomes de; NEIRA, Marcos Garcia. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. 5 ed. São Paulo: Phorte, 2008. MONTEIRO, Maria de Fátima. Exercício físico e o controle da pressão arterial. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 10, Nº 6 – Nov/Dez, 2004. BAPTISTA, Claudio et al. Hipertensão arterial sistêmica e atividade física. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 3, Nº 4 – Out/Dez, 1997.


Carregar ppt "HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA Prof. Leandro Araujo de Sousa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google