A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA Prof. Leandro Araujo de Sousa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA Prof. Leandro Araujo de Sousa."— Transcrição da apresentação:

1 HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA Prof. Leandro Araujo de Sousa

2 PRESSÃO ARTERIAL (PA) Conceito: é a força que a corrente sanguínea exerce sobre as paredes internas das artérias. Pode ser dividido em dois momentos: Sístole – momento em que o coração se contrai bombeando o sangue para as artérias, é a pressão mais alta; Diástole – momento em que o coração repousa (relaxa) entre as batidas, é a pressão mais baixa.

3 PRESSÃO ARTERIAL (PA) A medida da PA é sempre expressa por esses dois valores, nesta ordem, em milímetros de mercúrio (mmHg). Ex: Sistólica 120 mmHg e Diátólica 80 mmHg. VIDEO

4 NÍVEIS DE PRESSÃO ARTERIAL Pressão SistólicaPressão DiastólicaNível menor que 120menor que 80Normal (ótima) menor que 130menor que 85Normal Normal no limite Hipertensão leve Hipertensão moderada maior que 180maior que 110Hipertensão grave (IV Diretriz Brasileira sobre Hipertensão, 2002)

5 HIPERTENSÃO ARTERIAL Conceito: é o mesmo que pressão alta, acima do normal. É uma elevação dos níveis de pressão. É uma doença que atinge grande número de pessoas, só nos EUA, estima-se que 20% da população apresente pressão alta e um quarto dessas pessoas sequer sabe disso; Trata-se de uma doença perigosa, que não produz sinais precoces de advertência, mas que é responsável direta pela morte de mais de 37 mil pessoas por ano nos EUA.

6 HIPERTENSÃO ARTERIAL No Brasil cerca de 15 a 20% da população adulta apresentam Hipertensão Arterial (HÁ); Há pelo menos 600 milhões de hipertensos no mundo. A doença causa 7,1 milhões de óbitos no mundo, o que representa 13% do total, assim como 4,4% da incidência total de doenças.

7 CAUSAS DA HA No geral a HA está relacionada a um estilo de vida pouco saudável. Alguns fatores são: Consumo excessivo de sal: consome-se em média quatro colheres das de chá (4.600 mg), quando a necessidade orgânica é de apenas um décimo dessa quantidade; Consumo excessivo de álcool; Baixo consumo de potássio; Sedentarismo; Obesidade; Idade.

8 TRATAMENTO O tratamento da HÁ se dá de duas formas: De forma medicamentosa: porém algumas pesquisas mostram que esse tipo de tratamento apresentam efeitos indesejáveis nas pessoa com HÁ; De forma não medicamentosa: Este tipo de tratamento se dá principalmente pela mudança do estilo de vida, com alimentação saudável equilibrada e prática de exercícios físicos moderados.

9 EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA A atividade física é junto com a alimentação balanceada a principal forma de prevenir ou tratar a HÁ; Pesquisa mostram que a atividade física diminui sensivelmente os níveis de pressão arterial; Quem pratica exercícios físicos apresentam risco 35% menor que as pessoas sedentárias;

10 EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA A prática de exercícios aeróbicos é recomendado tanto para prevenir como para tratar a HÁ; O tipo de exercício mais benéfico é aquele de intensidade moderada, praticado por 30 a 60 minutos, de 3 a 5 vezes por semana. Acredita-se que o efeito exercício sobre a PA se deva ao relaxamento das artéria, que se tornam mais “frouxas”. À medida que a pessoa mantém a prática regular, a PA se torna estável em níveis normais. Atenção!!! Durante a atividade física a pressão arterial sobe, isso é normal para qualquer pessoa, depois do exercício ela cai abaixo dos níveis normais.

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SABA, Fabio. Mexa-se: atividade física, saúde e bem estar. 2 ed. São Paulo: Phorte, MATTOS, Mauro Gomes de; NEIRA, Marcos Garcia. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. 5 ed. São Paulo: Phorte, MONTEIRO, Maria de Fátima. Exercício físico e o controle da pressão arterial. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 10, Nº 6 – Nov/Dez, BAPTISTA, Claudio et al. Hipertensão arterial sistêmica e atividade física. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 3, Nº 4 – Out/Dez, 1997.


Carregar ppt "HIPERTENSÃO ARTERIAL E ATIVIDADE FÍSICA Prof. Leandro Araujo de Sousa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google