Carregar apresentação
PublicouHenrique Deluca Veiga Alterado mais de 8 anos atrás
1
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA Prof. Vitor Nunes Rosa
2
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública:a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 9. ed. São Paulo: Loyola, 1990. Prof. Vitor Nunes Rosa
3
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
PAPEL DA ESCOLA ADEQUAR AS NECESSIDADES INDIVIDUAIS AO MEIO SOCIAL, RETRATANDO O MÁXIMO POSSÍVEL A VIDA. INTEGRAR EXPERIÊNCIAS SOCIAIS E INTERESSES DO ALUNO Prof. Vitor Nunes Rosa
4
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
PAPEL DA ESCOLA PROMOVER EXPERIÊNCIAS QUE PERMITAM AO ALUNO EDUCAR-SE (PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO OBJETO – INTERAÇÃO ENTRE ESTRUTURAS COGNITIVAS E ESTRUTURAS DO AMBIENTE) Prof. Vitor Nunes Rosa
5
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
CONTEÚDOS DE ENSINO ESTABELECIDOS EM FUNÇÃO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELO SUJEITO VALORIZAÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS E HABILIDADES COGNITIVAS ÊNFASE NO APRENDER A APRENDER Prof. Vitor Nunes Rosa
6
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
MÉTODOS DE ENSINO APRENDER FAZENDO MÉTODOS ATIVOS (EXPERIMENTAÇÕES, PESQUISAS, SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ESTUDO DO MEIO NATURAL E SOCIAL) ESTIMULAR O INTERESSE, O DESAFIO, A REFLEXÃO. Prof. Vitor Nunes Rosa
7
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
MÉTODOS DE ENSINO APRENDER FAZENDO DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES QUE POSSIBILITEM A PESQUISA E A DESCOBERTA DE SOLUÇÕES INCENTIVAR SOLUÇÕES PROVISÓRIAS (TESTAR AS HIPÓTESES – VERIFICAR A UTILIDADE) Prof. Vitor Nunes Rosa
8
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
MÉTODOS DE ENSINO ADEQUAÇÃO DAS ATIVIDADES À NATUREZA DO ALUNO E ÀS ETAPAS DO SEU DESENVOLVIMENTO ÊNFASE NA UTILIDADE DOS CONTEÚDOS E NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM Prof. Vitor Nunes Rosa
9
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
RELACIONAMENTO PROFESSOR – ALUNO O PROFESSOR É UM AUXILIAR DO DESENVOLVIMENTO LIVRE E ESPONTÂNEO DO ALUNO. Prof. Vitor Nunes Rosa
10
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
RELACIONAMENTO PROFESSOR – ALUNO CENTRALIDADE DO ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM Prof. Vitor Nunes Rosa
11
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
RELACIONAMENTO PROFESSOR – ALUNO ÊNFASE NA AUTONOMIA DO ALUNO. A DISCIPLINA NASCE DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DOS LIMITES DA VIDA GRUPAL (RESPEITO À VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA). Prof. Vitor Nunes Rosa
12
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM APRENDER É UMA ATIVIDADE DE DESCOBERTA PESSOAL. APRENDE-SE O QUE É INCORPORADO ÀS ATIVIDADES E O QUE PODERÁ SER EMPREGADO EM NOVAS SITUAÇÕES. A AVALIAÇÃO É PROCESSUAL (PROPORCIONAR AO ALUNO O ACOMPANHAMENTO DA SUA APRENDIZAGEM) RECONHECIMENTO DO ESFORÇO E DO ÊXITO DO ALUNO. Prof. Vitor Nunes Rosa
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.