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PublicouFátima Desconhecida Esteves Alterado mais de 8 anos atrás
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Memória Empresarial e Gestão da Informação e do Conhecimento Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias Carolina Alves Borges
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Sistemas de Arquivo Diagnóstico de Fluxo de Informações Centros de Documentação e Informação Serviços ou setores de Informação Cursos de capacitação Gestão do Conhecimento e Informações Centros de Documentação e Memória (CDM´s) Publicações institucionais Relatórios de pesquisa Cases Exposições Museus Empresariais Vídeos, CD ROM, home pages Pesquisa Histórica e Produtos Institucionais
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O QUE UMA COISA TEM A VER COM A OUTRA?? Gestão do CONHECIMENTO Saber da empresa acumulado durante seu desenvolvimento Pode estar estruturado ou não: Estruturado Implícito (manuais) Explícito (procedimentos) Não Estruturado = Tácito = CAPITAL INTELECTUAL
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VALOR DE MERCADO DA EMPRESA PATRIMÔNIO TANGÍVEL + PATRIMÔNIO INTANGÍVEL MEMÓRIA EMPRESARIAL Recuperação, estruturação, preservação e disseminação do SABER ACUMULADO Administrativo / Organizacional Administrativo / Organizacional Técnico Técnico Mercadológico Mercadológico Estratégico Estratégico
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NA PRÁTICA, MEMÓRIA EMPRESARIAL SERVE PARA: Fundamentar a “visão” e a “missão” da empresa / instituição Dar sustentação / consistência às ações de manutenção de performance de marcas (institucional ou de produtos) Demarcar os diferenciais competitivos da empresa / instituição no mercado global (imagem institucional corporativa, ações de responsabilidade social, etc.) Reforçar a cultura / identidade corporativa (especialmente em momentos de fusão de empresas / marcas)
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NA PRÁTICA... Racionalizar o acesso aos dados e informações que dão suporte à gestão estratégica da empresa / instituição (p. ex. por meio de CDM´s) Relacionar estratégias e ações determinadas ao contexto econômico, político, social e cultural da época em que foram aplicadas (p. ex. em relação ao meio ambiente, alianças políticas, obtenção de financiamentos, etc.) Dar suporte à formação, à capacitação e à integração dos funcionários (estímulo à cultura da aprendizagem) Dar suporte às ações de relacionamento com clientes, consumidores, fornecedores, governo e outros públicos
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MEMÓRIA EMPRESARIAL é importante instrumento para a gestão da informação e do conhecimento Mas, para isso: NÃO PODE SER FICÇÃO NÃO PODE SER FICÇÃO NÃO PODE SER CELEBRATIVA
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RESUMINDO... O “negócio” muitas vezes antecede o empreendimento História do produto História do setor Contexto / cenário que gerou o empreendimento = Objeto da História Em geral, o contexto / cenário é “percebido” por um empreendedor ou grupo aproveitamento de oportunidades. Logo: Empreendimento de sucesso não é apenas o resultado de ações isoladas de “visionários”
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METODOLOGIA PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA EMPRESARIAL Pesquisa em: Documentos gerados e acumulados pela empresa / instituição (em vários suportes, inclusive fotografias) Bibliografia (geral e específica) produzida sobre o(s) setor(es) de atuação Fontes de referência (virtuais) Fontes orais (depoimentos) ANÁLISE + SISTEMATIZAÇÃO + produção = livro, museu, etc. + tratamento arquivístico + geração de informação = CDM
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REQUISITOSFUNDAMENTAIS Projeto de Memória Empresarial como parte da política estratégica corporativa Compromisso com a VERDADE (a História não pode ser “inventada”) Envolvimento dos funcionários e das comunidades relacionadas Parceria com profissionais especializados na área
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Editoras que: Não utilizam a metodologia de pesquisa / análise do historiador e do documentarista, valendo-se de ficcionistas famosos como atrativo Criam produtos de “Memória Empresarial” apenas com apelo publicitário Utilizam fontes limitadas de pesquisa (p. ex. somente depoimentos, curiosidades ou efemérides) Transformam fontes de informação em produtos (p. ex. edições totalmente baseadas em depoimentos) NÃO FAZEM MEMÓRIA EMPRESARIAL: MEMÓRIA EMPRESARIAL:
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Empresas de “Organização de Arquivos” que: Não diferenciam documentos que têm prazo de guarda legal / fiscal de documentos de valor histórico, que são descartados (p. ex. organização voltada aos programas do tipo “5 S”) Promovem apenas a organização física dos documentos, facilitando o acesso aos dados pontuais Organizam “Arquivos Históricos” que não “falam” somente funcionam como “balcão de empréstimos” de documentos, fotografias, filmes, etc. e não disseminam nem criam produtos do saber acumulado NÃO FAZEM MEMÓRIA EMPRESARIAL: MEMÓRIA EMPRESARIAL:
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Designers / produtores de eventos e feiras que realizam exposições / museus empresariais privilegiando o apelo estético em detrimento da informação Empresas que vendem softwares “milagrosos”, que dispensam a prévia organização e análise dos documentos e informações NÃO FAZEM MEMÓRIA EMPRESARIAL: MEMÓRIA EMPRESARIAL:
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Portanto.... multidisciplinar Memória empresarial e seus produtos pressupõem o trabalho multidisciplinar: historiadores, documentaristas, jornalistas, museólogos, designers etc. matéria-prima valiosa Memória empresarial é matéria-prima valiosa para a gestão do conhecimento e ferramenta para vários setores da empresa/instituição – comunicação, marketing, setores técnicos, etc.
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“Quando há consciência da verdadeira Identidade de uma organização, ela é capaz de manter a Memória de seu processo evolutivo e equilibrar seu sentido de autonomia com a necessidade de mudar e adaptar-se.” Revista Paradigma. Amana Desenvolvimento & Educação. SP, março de 1994, p. 08
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Ferramenta estratégica de relacionamento A Memória Empresarial possibilita uma visão da história da empresa, seus fatos e pessoas marcantes, com visibilidade, facilidade de acesso e, acima de tudo, com um olhar histórico e institucional. Permite também, de forma inovadora, a coleta de fatos a partir de quem vivenciou ou ainda vive a história da empresa. Mudança de Foco - o despertar para a importância de valorizar, preservar e organizar as raízes históricas e mantê-las permanentemente atualizada. A reconstrução da memória é uma forma de repensar a história e tê-la como um instrumento de transformação.
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Entender o presente e projetar o futuro sem repetir os erros do passado O resgate histórico permite a consolidação dos valores e reforço da identidade corporativa. O conjunto de valores das organizações é construído, principalmente, pelos incidentes críticos e fatos marcantes. Antes da internet = edições impressas, pouco interativas ou dinâmicas. Com a internet = Memória Empresarial a partir de arquivos on-line. Para contar a história de maneira dinâmica Memória Empresarial - fio condutor (indica a direção e oferece a informação necessária para nortear as ações e o planejamento).
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Entender o presente e projetar o futuro sem repetir os erros do passado Componentes: textos, depoimentos, fotos, notícias, descrição de momentos importantes e vídeos, por exemplo. Registro da empresa, dos seus fundadores, líderes, gestores, trabalhadores, produtos e serviços, segmentos econômicos e regiões do país, entre outros temas.
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Ações e Produtos Opções para contar a história da organização: Eventos, Campanhas internas e externas, Memória oral, Museus empresariais, Documentários, Galeria dos presidentes, Linha do tempo Concurso de histórias, Ações de marketing, Internet (hot-site), brindes, Veículos de comunicação internos específicos do projeto memória, Ações de assessoria de imprensa, Publicações (Livro) e exposições itinerantes Relatórios Internos Vídeo e CD-Rom Centro de Documentação e Memória.
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Memória Oral Focos: coleta e tratamento de depoimentos. Este trabalho visa à preservação do conhecimento intangível. A história de uma empresa é conseqüência da história e da contribuição de das pessoas que a compõem, ou que nela já atuaram. O DESAFIO gravações e entrevistas dados e informações conhecimento. Coleta: depoimentos de vida; concursos abertos > abrangência. (colaboradores, familiares, comunidade, fornecedores, ex-funcionários etc.) Resgate conjunto de um vasto material, que envolve sentimentos, lembranças, fatos corriqueiros e diversas outras maneiras de contar acontecimentos vivenciados por todos os seus personagens. O conjunto dá sentido a história da organização e têm sua importância dentro de um contexto. (detalhes e fatos irrelevantes)
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Livro Rico em ilustrações – maior aprofundamento (veracidade e conteúdo) Distribuição (livros, vídeos e documentários): Colaboradores; Clientes; Órgãos do governo e entidades de classe; Imprensa especializada; Fornecedores; Acionistas e investidores; Bibliotecas e videotecas públicas e de universidades; e Exibidos em eventos. História da Organização Contexto Histórico + amplo
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Vídeo e CD-ROM Representam uma forma interativa para se conhecer a história de uma empresa. Exemplos de conteúdo: estudos sobre aspectos específicos do desenvolvimento da empresa, como estratégias mercadológicas, campanhas publicitárias, projetos tecnológicos inovadores, entre outros. Outras opções: Reunir os depoimentos coletados no levantamento de informações para utilização em outros produtos do projeto memória. Elaborar biografias de pessoas ligadas à história da empresa. Criar um material contendo o histórico do setor de atuação.
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Internet erelatórios Internet e relatórios As informações e produtos do projeto memória podem estar disponíveis na internet por meio da criação de um hot-site ou utilização da intranet. Ferramenta de coleta de dados permanente; Amplia o alcance da divulgação; Proporciona interatividade com o usuário; Disponíveis por tempo indeterminado;e Agilidade e facilidade de atualização. Possibilidade de utilização das informações coletadas para a elaboração do livro em relatórios internos, com o objetivo de orientar os gestores sobre a evolução da empresa. Podem ter sua circulação restrita » informações confidenciais » plano de negócios.
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Museu empresarial Promove interface entre públicos interno e externo. A ação deve ser concebida a partir de um eixo conceitual, ou seja, da definição de um tema, De acordo com as historiadoras Beth Totini e Elida Gagete “nos últimos anos, na construção desses espaços têm sido utilizados modernos conceitos de museologia e museografia, aliados a técnicas de cenografia e de design, capazes de criar ambientes interativos e estimulantes aos vários tipos de público, dando suporte, inclusive, a ações de responsabilidade social que envolvam atividades culturais e educativas”. Museografia – descrição ou catálogo de museu. Museologia – ciência que trata dos princípios de conservação e apresentação das obras de arte nos museus.
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CDM – Centro de Documentação e Memória É o mais completo produto da memória empresarial e dá suporte a todos os demais produtos e serviços. Trata-se de um espaço permanente, o que o torna constante e atuante, e não somente um produto específico de registro para marcar uma comemoração da organização. O CDM é responsável pelo resgate contínuo e pelo tratamento técnico sistemático de diferentes tipos de acervo, e pela disseminação de informações pertinentes à evolução do empreendimento. Este centro pode servir como ferramenta de suporte à gestão, que agrega valor ao negócio e à marca. A empresa que entende a memória empresarial como parte de seu organograma passa a ter um diferencial
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Fonte: Memória & Identidade Composição básica de um CDM Composição básica de um CDM (atuação multidisciplinar).
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