Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRuy Olivares Imperial Alterado mais de 8 anos atrás
1
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira
2
Ensinar,aprender O O ensinante deve ter clareza de conhecer através de estudos, no momento de preparar a tarefa docente. O O ensinante deve estudar (fazer crítico), ler, observar, reconhecer as relaçóes entre os objetos para conhecê-los. O O ato de estudar implica sempre o ato de ler, ler o mundo, ler a palavra.
3
Pesquisa e Prática Pedagógica I O Pesquisa, o que é: O é a busca de uma informação da qual não se tem nenhum conhecimento ou cujo conhecimento é limitado gerando assim duvidas.informação conhecimento O objetivo é averiguação das informações disponíveis sobre o tema da pesquisa a fim de se gerar uma nova informação que é agregada como conhecimento sobre o tema. O A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através de procedimentos científicos.
4
Pesquisa e Prática Pedagógica I O Elementos da pesquisa: O Problema ou dúvida; O Método científico; O Resposta ou solução.
5
Síntese do Método Científico O Formular questões ou formular problemas e levantar hipóteses; O Efetuar observações e medidas; O Registrar tão cuidadosamente quanto possível os dados observados com o intuito de responder às perguntas formuladas ou comprovar a hipótese levantada.
6
Pesquisa e Prática Pedagógica I O Prática pedagógica é entendida como uma prática social complexa, acontece em diferentes espaço/tempos da escola, no cotidiano de professores e alunos nela envolvidos e, de modo especial, na sala de aula, mediada pela interação professor- aluno-conhecimento.
7
Ensinar exige pesquisa Ensinar exige buscas contínuas, procuras e indagações; Pesquisar exige buscas de conhecimento – intervenção. Para quem ainda não conhece, é anunciar a novidade; A pesquisa exige rigor metodológico
8
Ensinar exige pesquisa O A prática docente exige rigor metodológico; O A prática docente exige a busca, a indagação, a pesquisa; O O professor deve se perceber e se assumir professor pesquisador
9
Ensinar, aprender O Não existe ensino sem aprendizagem. O ato de ensinar exige a existência do ensinante e do aprendente. O O ensinante aprende ao reconhecer um conhecimento antes aprendido. O O ensinante observa a forma como o aprendente trabalha para aprender o ensinando.
10
Ensinar, aprender O O ensinante se ajuda a descobrir incertezas, acertos e equívocos; O Ensinar a ler é se engajar numa experiência criativa em torno da compreensão. O A leitura deve ser feita de forma crítica, onde deverá acontecer a passagem da experiência sensorial para a generalização que acontece na linguagem escolar e desta ao concreto tangível.
11
Leitura do mundo, leitura da palavra O A leitura do mundo vem antes da palavra. O A leitura do mundo persegue a compreensão do objeto, se faz no mundo da cotidianidade. O A leitura da palavra se faz na busca da compreensão do texto e, portanto, dos objetos nele referidos.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.