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Informática na educação:

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Apresentação em tema: "Informática na educação:"— Transcrição da apresentação:

1 Informática na educação:
Instrucionismo Construcionismo Sócio-interacionismo Disciplina: Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação Professora: Prof. Drª Rosângela Cruz Mestrando: Alício R. da Silva Neto (Tirocínio Docente)

2 Contextualizando a temática...
Informática na Educação: - significa a inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação. Tecnologia Informática

3 Requisitos para o professor a informática na educação:
conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador; ser capaz de alternar adequadamente atividades clássicas de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador como recurso tecnológico; Potenciais do computador: pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno e, portanto, para reforçar o processo instrucionista; - criar condições de o aluno construir conhecimento por meio da criação de Ambientes de Aprendizagem que incorporem o uso do computador

4 Desafios para o professor: - entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento; - provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos e possibilitar a busca e compreensão de novas idéias e valores; - usar o computador com essa finalidade requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender bem como demanda rever o papel do professor nesse contexto.

5 Desafios para o professor:
- o processo de formação deve oferecer condições para o professor construir conhecimento sobre as técnicas computacionais entender por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica. formação profissional adequada e aprimorada sobre o uso dos recursos tecnológicos na educação

6 Algumas abordagens sobre o uso do computador
Instrucionista Construcionista Interacionista

7 Instrucionismo O computador pode ser usado na educação como máquina de ensinar. O computador como máquina de ensinar consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais. Do ponto de vista pedagógico esse é o paradigma instrucionista. O computador como base das informações que são passadas aos usuários indicando os caminhos. Ex.: tutorial, exercício-e-prática ou jogo ;

8 Ciclo Instrucionista

9 Construcionismo O computador como máquina para ser ensinada; Nessa abordagem o aprendiz constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento; Essa abordagem demonstra outro nível de construção do conhecimento; A construção do conhecimento acontece quando o sujeito constrói/ manuseia o objeto de seu estudo. Ex.: uma obra de arte, um relato de experiência ou um programa de computador.

10 Na abordagem construcionista a interação acontece ao:
programar o computador para resolver um problema; o aluno age sobre o computador o que implica na descrição da solução do problema usando comandos; o computador executa os procedimentos; - o aluno faz uma reflexão sobre o resultado das informações; - a reflexão produz diferentes níveis de abstrações que provocará alterações na estrutura mental do aluno;

11 Diferencial da abordagem instrucionista e construcionista
O diferencial está em construir algo usando o computador. (computador como máquina a ser ensinada); A atividade consiste de uma ação de programar o computador ou de “ensinar” como produzir algo;

12 Interação com o computador: uma outra possibilidade na contemporaneidade

13 Abstração empírica: Permite ao aluno extrair informações do objeto ou das ações sobre o objeto (cor, forma) Abstração pseudo-empírica: Permite ao aprendiz deduzir algum conhecimento da sua ação ou do objeto Abstração reflexiva: Permite a projeção de um nível mais baixo para um nível cognitivo mais elevado ou a reorganização do conhecimento em termos de conhecimento prévio (abstração sobre as próprias idéias dos alunos)

14 Depuração: A depuração pode ser em termos de alguma convenção da linguagem, sobre um conceito envolvido no problema em questão, ou ainda sobre estratégias. Esse processo possibilita achar os erros e corrigi-los. Trabalha na perspectiva da tentativa e erro/ acerto e erro. Entretanto, o processo de descrever, refletir e depurar não acontece simplesmente colocando o aluno em frente ao computador.

15 A interação aluno-computador precisa ser mediada por um profissional que conhece a linguagem, tanto do ponto de vista computacional, quanto do pedagógico e do psicológico. O aluno como um ser social, está inserido em um ambiente social que é constituído, localmente, pelo seus colegas, e globalmente, pelos pais, amigos e mesmo a sua comunidade. O aluno pode usar todos esses elementos sociais como fonte de idéias, de conhecimento ou de problemas a serem resolvidos através do uso do computador.

16 Ciclo Construcionista

17 TIPOS DE SOFTWARES Exercitação: Treinam certas habilidades; Tutoriais: Blocos de informações pedagogicamente organizados como um livro; Autoria: Permitem o exercício da criação e da criatividade; Jogos: Tem a finalidade de lazer, mas podem ser utilizados de forma integrada as atividades pedagógicas ; Linguagem: Permitem a criação de programas próprios; -Simulações: Programas elaborados para proporcionar a interação dos usuários com situações complexas ou de risco, fenômenos, experiências.

18 Sócio-interacionismo Postula uma dialética das interações com o outro e com o meio, como desencadeador do desenvolvimento sócio-cognitivo. O desenvolvimento é impulsionado pela linguagem; Nesta abordagem a estrutura dos estágios (sensório motor, pré-operatório, etc) é considerada correta, porém diferem na concepção de sua dinâmica evolutiva. Enquanto Piaget defende que a aprendizagem precede o desenvolvimento (algo independente), para Vygotsky a aprendizagem que gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores (algo dependente).

19 Interacionismo e Desenvolvimento
Nessa concepção, as interações têm um papel crucial e determinante. O conhecimento real sugere que se avalie o que o sujeito é capaz de fazer sozinho, e o potencial aquilo que ele consegue fazer com ajuda de outro sujeito.

20 Interacionismo e Desenvolvimento
No campo da educação a interação encaixa-se na concepção de escola que se pretende efetivar no sistema brasileiro de ensino. O professor e o aluno passam a ter um papel essencial no processo de ensino e aprendizagem, estabelecendo relação entre pensamento, linguagem e intervenção no âmbito da escola, possibilitando assim um maior nível de aprendizagem.

21 Para Refletir... Avançaremos mais pela educação positiva do que pela repressiva. É importante não começar pelos problemas, pelos erros, não começar pelo negativo , pelos limites. E sim começar pelo positivo , pelo incentivo, pela esperança, pelo apoio na nossa capacidade de aprender e de mudar. (Moran,2001)


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