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LOGÍSTICA EMPRESARIAL

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Apresentação em tema: "LOGÍSTICA EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL
GESTÃO DE COMPRAS PROF. PAULO ROBERTO LEITE Dias, Marco Aurelio - Cap 4 Gonçalves, Paulo Sergio - Cap 7

2 CARACTERÍSTICA GERAIS DOS TIPOS DE COMPRAS
ITENS DE ESTOQUE: Repetitiva; Alta Freqüência; Lotes Padrões;etc Ex: Insumo para Produção ITENS SOB PEDIDO: Pedido Único; Supervisão; etc. Ex: Confecção para Varejo ITENS DE EMERGÊNCIA: Ex: Peças de Manutenção Prof. Paulo Roberto Leite

3 CARACTERÍSTICA GERAIS DOS TIPOS DE COMPRAS
SERVIÇOS: PEDIDO SINGULAR; VALORES MAIORES, SUPERVISIONADA; ETC. Exemplo: TERCEIRIZAÇÃO LOGÍSTICA ITENS DE BENS DE CAPITAL: SINGULAR ; ALTO VALOR; SUPERVISÃO; ETC. Exemplo: EQUIPAMENTO PRODUÇÃO ITENS DE PROJETO DE INVESTIMENTO: PEDIDO ÚNICO; ALTO VALOR; SUPERVISÃO; ETC Exemplo: NOVA FÁBRICA Prof. Paulo Roberto Leite

4 Prof. Paulo Roberto Leite
INTERESSE CRESCENTE COMPRAS / FATURAMENTO DE 40% A 50% > 70% A 80% AUTOMOBILÍSTICA= 85%, XEROX = 80%, HP = 80% FOCALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS TERCEIRIZAÇÕES, PARCERIAS GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA Prof. Paulo Roberto Leite

5 Prof. Paulo Roberto Leite
IMPACTO NO RESULTADO + 5 RECEITA DE VENDAS = 100 VALOR DAS COMPRAS = 60 CUSTOS VARIÁVEIS = 20 CUSTOS FIXOS = 15 LUCRO NO PERÍODO = 5 - 1 VENDAS = 100 COMPRAS = 59 C.VARIÁVEIS= 20 C. FIXOS = 15 LUCRO = 6 VENDAS = 105 COMPRAS= 63 C.VARIÁVEIS = 21 C. FIXOS = 15 LUCRO = 6 Prof. Paulo Roberto Leite

6 Prof. Paulo Roberto Leite
EXECUÇÃO DA OPERAÇÃO VENDAS = (100 + X) COMPRAS= ( 100+X) * 0,60 C.VARIÁVEIS = ( X) * 0,20 C. FIXOS = 15 LUCRO = 6 ENTÃO: (100+X) = (100+X)*0,60 + ( 100+X)* 0, RESULTANDO X = 5 CONCLUSÃO REDUÇÃO DE (1/60)=1,67% NAS COMPRAS PROVOCA UM AUMENTO DE (1/5)=20% NO LUCRO É NECESSÁRIO AUMENTAR EM 5% A RECEITA DE VENDAS PARA OBTER O MESMO RESULTADO Prof. Paulo Roberto Leite

7 Problema a resolver em classe
Receita de vendas = Custo mercadorias vendidas Materiais diretos = Mão de obra direta = Custos indiretos (fixos) = Total = Lucro bruto = Qual o aumento de receita necessário para garantir o mesmo resultado de lucro que uma redução de 5% nos materiais diretos? Prof. Paulo Roberto Leite

8 PROCESSO GERAL DE COMPRAS ( Visão cliente)
Seleção de fornecedor Requisição Cotações / Negociações Análise E Decisão Emissão Do Pedido Follow - Up Recebimento Registros Inteligência do mercado fornecedor Prof. Paulo Roberto Leite

9 CICLO DO PEDIDO ( visão do fornecedor)
ENTRADA DO PEDIDO LIBERA ÇÃO DIPONIBI LIDADE TRANS PORTE EXPEDI ÇÃO CONTROLE CADASTRO POLITICA COMERCIAL CREDITO NIVEIS DE SERVIÇO TRANSPOR TADORAS FORMAÇÃO DA CARGA ROTAS AGENDA SEPARAÇÃO CONFERENCIA CARREGAMENTO DOCUMENTOS EXPEDIÇÃO RECEBIMENTOS RECUPERAÇÃO DE FALHAS LOGISTICA REVERSA FECHAMENTO MÉTODO DE CAPTURA REGISTRO DISPONIBILIDADE PRIIORIDADE RESERVA DE ESTOQUE RESERVA DE DATA PROF. PAULO ROBERTO LEITE

10 Prof. Paulo Roberto Leite
ÚNICO FORNECEDOR VANTAGENS Melhor Qualidade Parceria Economia de Escala Confidencialidade DESVANTAGENS Vulnerabilidade Menor Flexibilidade A Mercê do Fornecedor Prof. Paulo Roberto Leite

11 MÚLTIPLOS FORNECEDORES
VANTAGENS Concorrência Preços Segurança Know - How diversificado DESVANTAGENS Baixo Compromisso Perda da Garantia da Qualidade Comunicações dispersas Prof. Paulo Roberto Leite

12 FASES DA SELEÇÃO DE FORNECEDORES
Pesquisa de potenciais Critérios de avaliação Executar a avaliação Cadastrar os selecionados Acompanhar desempenho: indicadores Estreitar parcerias. Prof. Paulo Roberto Leite

13 ALGUNS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE FORNECEDORES
Preços Qualidade: ISO 9000, 14000, Garantia Competência Logística : Tempo do Pedido, Pontualidade de Entregas, Flexibilidade, etc. Capacitação Técnica: Recursos Produtivos, Instalações, Recursos Humanos, Controles. Localização em relação aos centros de utilização do material comprado. Embalagens e tamanho de lotes. Comunicações: Relacionamentos. Prof. Paulo Roberto Leite

14 EXEMPLO SIMPLIFICADO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO
Produto Serviços Engenharia Instalações Admin./ Finanças Quesito Peso Custo 10 Entrega Pesquisa 2 Equip 9 RH 5 Qualidade 14 Atendimento Inovação Prédios 3 Relac. Comercial Embalagem 7 Relacionamento Flexibilidade 4 Layout Capac. Financeira Garantia Exped. Transp. Pós- venda Prof. Paulo Roberto Leite

15 Avaliação de equipe da empresa
Produto Serviços Engenharia Instalações Admin./ Finanças Quesito Nota Custo 3 Entrega 2 Pesquisa Equipamentos RH Qualidade 4 Atendimento Inovação Prédios Relac. Comercial Embalagem Relacionamento Flexibilidade Layout 1 Capac. Financeira Garantia Expedição Transporte Pós- venda Prof. Paulo Roberto Leite

16 Cálculos de aceitação rejeição
Política da empresa: A empresa aceita fornecedor acima de 350 pontos Porem considerará fornecedor acima de 300 pontos para o futuro. Verificar a aceitação do fornecedor com as notas avaliadas Resultado das ponderações: Quesito produto = 10 * * * * 3 = 126 Quesito serviços = 10 * * * * * 2 = 56 Quesito engenharia = 2 * * * 4 = 56 Quesito instalações = 9 * * * 1 = 30 Quesito adm / finanças= 5 * * * 3 = 33 Total de pontos = 301 O fornecedor seria aceito sob reserva neste caso hipotético Prof. Paulo Roberto Leite

17 CENTRALIZAÇÃO / DESCENTRALIZAÇÃO
Tipo de Compra Importância do Item Critérios únicos Localização dos Fornecedores Poder de Negociação Segurança na negociação = itens de maior valor Economia de Escala Domínio das Operações Custos de Compras Velocidade / Flexibilidade Prof. Paulo Roberto Leite

18 INFORMATIZAÇÃO DE COMPRAS
EDI= ELECTRONIC DATA INTERCHANGE (TROCA ELETRÔNICA DE DADOS) FORNECEDOR VAN CLIENTE VAN = VALUE ADDED NETWORK VANTAGENS PRINCIPAIS PRECISÃO E SEGURANÇA NAS INFORMAÇÕES REDUÇÃO DE CUSTOS DOS PARCEIROS VELOCIDADE E VOLUME DE INFORMAÇÕES AUMENTA RELAÇÃO DE PARCERIA ENTRE EMPRESAS PADRONIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES ( EDIFACT= EDI FOR ADMINISTRATION COMMERCE AND TRANSPORT) BANCO DE DADOS ELETRÔNICO Prof. Paulo Roberto Leite

19 INFORMATIZAÇÃO DAS COMPRAS
INTERNET GRADATIVAMENTE USADO POR EMPRESAS EM SUAS COMPRAS ATRAVÉS DO MESMO PRINCÍPIO PORÉM COM O PROVEDOR NORMAL VANTAGENS : A TOTALIDADE DOS FORNECEDORES CUSTO BAIXO EM TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO INTERAÇÃO PESSOAL E EM TEMPO REAL DESVANTAGENS ATUAIS: MENOR SEGURANÇA LIMITAÇÕES ATUAIS DE VELOCIDADE E DE VOLUME DE TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Paulo Roberto Leite

20 ESTRATÉGIA DE VERTICALIZAÇÃO
A empresa procura realizar internamente as “atividades centrais” . Vantagens: domínio total dos recursos, auferindo os lucros totais. Desvantagens: todos os custos fixos, investimentos, baixa flexibilidade com relação aos recursos. Prof .Paulo Roberto Leite

21 ESTRATÉGIA DE TERCEIRIZAÇÃO
Estratégia oposta à primeira em que a empresa se empenha em comprar de terceiros. Vantagens : redução de custos, flexibilidade, foco no negócio. Desvantagens: baixo controle tecnológico, perde o lucro correspondente. Prof .Paulo Roberto Leite

22 COMPETÊNCIA EMPRESARIAL
Somatório de aprendizados ocorridos na empresa, cruzando fronteiras de equipes, unidades operacionais e funcionais e, portanto, raramente é encontrada restrita em uma unidade ou equipe que caracterizam uma vantagem competitiva pela dificuldade de imitação. Hamel e Prahalad(1994)

23 COMPETÊNCIAS CENTRAIS (Hamel e Prahalad,1994)
Valor para o cliente Proporciona benefício percebido pelo cliente Diferenciação sobre a concorrencia Deve ser uma competência exclusiva ou com baixa possibilidade de cópia. Extensão da habilidade Possibilidade de aproveitar esta competência em outras condições futuras. O “ Continuo da Centralidade” Atividades mais ou menos centrais

24 Prof. Paulo Roberto Leite
DECISÃO FINANCEIRA Prof. Paulo Roberto Leite

25 DECISÃO DE TERCEIRIZAR
Prof. Paulo Roberto Leite

26 DECISÃO DE TERCEIRIZAR
Prof. Paulo Roberto Leite

27 DECISÃO DE TERCEIRIZAR
Prof. Paulo Roberto Leite

28 DECISÃO DE TERCEIRIZAR
EXEMPLO 2: O chefe do setor de limpeza de uma cidade deseja saber se estende a coleta de lixo em um novo bairro com 300 casas ou se subcontrata o serviço com terceiros a um preço anual por casa de $150. Se decidir realizar o serviço incorrerá em custos fixos anuais de $ Os custos variáveis da coleta são estimados em $80 / casa .ano Qual a melhor solução para o chefe da limpeza? Solução: (CT ) = (CF) + (CV) x número de casas (N) (CT)Recursos Próprios = x N (CT) Terceiros = 150 x N Para N = 300 casas , tem-se: (CT) Recursos Próprios = x 300 = $34.000/ano (CT)Terceiros = 150 x 300 = $ / ano Prof. Paulo Roberto Leite

29 Custo variável ($/unid)
Exercício Empresa quer decidir sobre fornecedores externos e fabricação própria através dos seguintes dados: Fonte de fornecimento Custo fixo ($/ano) Custo variável ($/unid) Japão 50.000 12,90 Brasil 95.000 12,70 Produção própria 70.000 12,30 Pergunta-se : A melhor fonte para uma produção de unidades As quantidades que determinam os pontos de indiferença na decisão. Prof. Paulo Roberto Leite

30 Prof. Paulo Roberto Leite
EMBALAGEM Quanto à função: Embalagens de contenção =eng. Produto Embalagens de promoção= marketing Embalagens de unitização= logistica Quanto ao retorno: Retornáveis Descartáveis Funções típicas: Proteção ao produto Promoção dos produtos Facilitar o uso do produto Facilitar o transporte e armazenagem Prover valor de reutilização Prof. Paulo Roberto Leite

31 Prof. Paulo Roberto Leite
TIPOS DE EMBALAGENS Embalagens descartáveis Caixas de papelão Tambores Fardos Sacos em geral Mag - sacs (big-bags) Embalagens unitizadas com plásticos retratáveis ou “ strech” . Embalagens retornáveis: Pallets Contêiner Engradados especiais entre empresas Prof. Paulo Roberto Leite

32 PRINCIPAIS PREÇOS DE INCOTERMS
DELIVERY CIF FOB EX-WORK CUSTOS DE FRETES + SEGUROS + TAXAS + ETC CLIENTE FORNECEDOR Prof. Paulo Roberto Leite

33 COMÉRCIO INTERNACIONAL
PREÇO EX-WORK ( FOB fabrica):preço na fábrica do fornecedor ; todo o frete até o destino por conta do comprador PREÇO F.O.B ( FREE ON BOARD): mercadoria colocada á bordo do meio de transporte no porto ou local de origem. PREÇO C.I.F. (CUSTO ,SEGURO E FRETE): mercadoria no porto ou local de destino ; em importações significa que o comprador arcará com as despesas de desembaraço alfandegário , impostos e fretes até armazem do comprador. PREÇO DELIVERY: modalidade de menor uso inclue todas as despesas até o armazém do comprador Prof. Paulo Roberto Leite

34 SUPRIMENTOS EM SISTEMAS JUST IN TIME
CARACTERISTICAS PRINCIPAIS: Lotes de Compra Reduzidos Recebimentos Freqüentes Tempo de Ressuprimento Baixo Alto nível de Qualidade Relacionamento Cliente- Fornecedor : Conhecimento Mutuo, Confiança, Cooperação Prof. Paulo Roberto Leite

35 MODIFICAÇÕES EM RELAÇÃO AO SISTEMA CONVENCIONAL DE COMPRAS
1) REDUCAO NO NUMERO DE FORNECEDORES Contratos de Longo Prazo Valorização Mutua Desenvolvimento do Fornecedor 2) INFORMACOES COMERCIAIS COMPARTILHADAS Fornecedor conhece tudo Trabalha como uma área da empresa Planejamento conjunto 3) INFORMACOES DE PROJETO COMPARTILHADAS Evoluções Técnicas Modificações de Projeto Prof. Paulo Roberto Leite

36 MODIFICAÇÕES EM RELAÇÃO AO SISTEMA CONVENCIONAL DE COMPRAS
4) REDUCAO NO CUSTO DE AQUISICAO Custos Burocráticos Custos de Negociação Busca de Novos Fornecedores Follow-up Inspeção e Recebimento Movimentação de Materiais Prof. Paulo Roberto Leite

37 MODIFICAÇÕES EM RELAÇÃO AO SISTEMA CONVENCIONAL DE COMPRAS
5) LOCALIZACAO DOS FORNECEDORES Baixos custos de transportes Flexibilidade nas entregas Simplificação nos transportes Redução no custo de embalagem SISTEMA “IN HOME” O fornecedor esta na área da fabrica do cliente : linhas de envazamento ; fabricação de embalagens, etc SISTEMA “THROUGH THE WALL” O fornecedor esta ao lado do cliente mercadoria atravessa a parede SISTEMAS DE COOPERATIVA Várias fabricas dentro de uma unidade de montagem ex: Volkswagen caminhões Prof. Paulo Roberto Leite

38 PONTOS CHAVES DE COMPRAS
Interesse crescente da área de compras Diferentes tipos exigem ações diversas. Número de fornecedores tende a reduzir devido terceirizações. Negociações tendem a ser mais importantes Aumentam os relacionamentos / parcerias Novas formas de compras: Compras Informatizadas: EDI , Internet Compras em sistemas Just in time Prof. Paulo Roberto Leite


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