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CONTROLADORIA Prof. André da Costa Ramos, M.Sc.

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1 CONTROLADORIA Prof. André da Costa Ramos, M.Sc.
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2 O que é Estratégia? Um padrão de comportamento que uma determinada empresa segue ao longo de sua história, direcionando suas ações e decisões importantes; Uma posição de mercado, na busca de vantagens competitivas, escolhida por uma empresa para obter melhores condições de negociação; Uma perspectiva, segundo uma grande visão da empresa em relação ao que pode ser esperado do futuro e o que será feito a respeito. Professor André Ramos

3 ESTRATÉGIAS EMERGENTES
Estratégias formuladas e realizadas ESTRATÉGIA FORMULADA AÇÕES ABANDONADAS OU NÃO REALIZADAS ESTRATÉGIA REALIZADA ESTRATÉGIAS EMERGENTES Professor André Ramos

4 Barreiras na implementação da Estratégia
Apenas 5% do nível operacional compreende a estratégia 60% das empresas não vinculam o orçamento à estratégia 70% das organizações não vinculam incentivos e remuneração à estratégia 85% das equipes de executivos passam menos de uma hora por mês discutindo a estratégia. 9 em 10 companhias falham na implementação da estratégia Barreira das Pessoas Barreira da Visão Barreiras da Gestão Barreiras dos Recursos Os atuais sistemas de gestão foram criados para atender às necessidades de organizações estáveis que mudavam de modo incremental. Professor André Ramos

5 Balanced Scorecard (BSC)
O Balanced Scorecard (BSC) é um modelo que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos operacionais, que direcionam comportamentos e o desempenho. Professor André Ramos

6 Por que as empresas precisam do BSC?
A fonte de valor move-se dos ativos tangíveis para os ativos intangíveis. Ativos Intangíveis 38% 62% 85% Ativos Tangíveis 62% 38% 15% 1982 1992 2000 Professor André Ramos

7 35% das decisões de valuation são baseadas em dados não-financeiros
Fatores não-financeiros influenciam decisões de valuation Execução da estratégia; Credibilidade da gestão; Inovação (novos produtos); Atrair e reter pessoas talentosas. 35% das decisões de valuation são baseadas em dados não-financeiros Professor André Ramos

8 BSC como Sistema Gerencial
Esclarecimento e Tradução da Visão e da Estratégia Feedback e Aprendizado Estratégicos Comunicação e Vinculação Planejamento e Estabelecimento de Metas Fonte: Kaplan e Norton, 1998 Professor André Ramos

9 As perspectivas do BSC Professor André Ramos

10 As relações de causa e efeito
Conhecimento, Habilidades, Sistemas, e Ferramentas Resultados Financeiros Construir competências estratégicas.. Para levar ao sucesso financeiro... E atingir a Visão Equipar nosso pessoal... Competências Internas Benefícios ao Cliente Necessárias para oferecer composição única de benefícios aos clientes... Professor André Ramos

11 Mapas Estratégicos O mapa estratégico do BSC é uma arquitetura para a descrição da estratégia; O mapa estratégico ajuda a organização visualizar sua estratégia de maneira coesa, integrada e sistêmica; O mapa estratégico proporciona um meio lógico e abrangente para descrever a estratégia; O mapa estratégico constrói as bases do sistema gerencial para a implementação da estratégia com eficácia e rapidez. Professor André Ramos

12 Mapas Estratégicos Objetivos
O que a estratégia deve alcançar e o que é crítico para seu sucesso? Meta O nível de desempenho ou a taxa de melhoria necessários Fast Ground Turnaround Diagrama das relações de causa e efeito entre objetivos estratégicos Ações chave necessários para se alcançarem os objetivos Iniciativa Indicadores Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance da estratégia? Tema estratégico: Manter a liderança no Mercado Brasileiro Financeira Aprendizado & Crecimento Cliente Processos Internos Professor André Ramos

13 Painel de Desempenho MAPA ESTRATÉGICO INDICADORES METAS INICIATIVAS
PROPOSIÇÕES ABSTRATAS onde os líderes tornam explícitas as relações de causa-efeito entre objetivos ou resultados que se deseja alcançar Os INDICADORES devem MEDIR os resultados obtidos e TESTAR as relações de causalidade (HIPÓTESES) As METAS e as INICIATIVAS fornecem a VELOCIDADE e a PRIORIDADE do processo de implementação de uma hipótese estratégica Professor André Ramos

14 Indicadores Os indicadores comunicam valores, prioridades e direção.
“Onde o desempenho é medido o desempenho melhora. Onde o desempenho é medido e divulgado melhora ainda mais”. Smith, 2005 Poucos e vitais Professor André Ramos

15 é um novo sistema de indicadores financeiros;
O BSC não... é um novo sistema de indicadores financeiros; fornece um diagnóstico operacional; gera a estratégia empresarial. O BSC ... é uma prática que suporta o modelo de gestão estratégica; é um processo para efeitos gerenciais; é um instrumento para concretizar e comunicar a estratégia. Professor André Ramos

16 Alguns usuários do BSC Aracruz; AT&T; Bndes; Bayer; Brasil Telecom;
HSBC; Vivo; Petrobras; Visanet; Siemens; Rapidão Cometa; etc AT&T; Bayer; Boeing; Compaq; Dupont; Federal Express; FMC; JP Morgan; Vodafone; etc Professor André Ramos


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