CONTROLE DE FRONTEIRAS Uma análise do abandono da Aduana brasileira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGENDA REGULATÓRIA. Instituída pela primeira vez em 2009, a Agenda Regulatória destaca-se como iniciativa inovadora na Administração Pública brasileira.
Advertisements

GUARDA MUNICIPAL.
IV Encuentro Internacional de Redes EUROsociAL “Protección social, informalidad y trabajo decente” A contribuição das Administrações Tributarias à formalização.
Comércio Internacional
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL
Road Show de Comércio Exterior
Projeto Nota Fiscal Eletrônica Combate a Sonegação A Partir do Controle do Trânsito de Mercadorias.
FISCALIZAÇÃO ADUANEIRA
SISTEMA TRIBUTÁRIO Diagnóstico e Elementos para Mudanças
O que é a Receita Federal do Brasil
PROGRAMA PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Aduaneiros de Importação
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
ESTRATÉGIA NACIONAL DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA – ENASP E OS CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA.
Despacho Aduaneiro Vivaldo Mason Filho 1.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
Comercio internacional
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
24 de agosto de 2009 Câmara Americana de Comércio - AMCHAM, São Paulo - SP Facilitação de Comércio e Perspectivas do Pós-Crise LYTHA SPÍNDOLA Secretária-Executiva.
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
E AGORA? COMO FAÇO PARA ENTREGAR? REALIZEI UMA EXCELENTE VENDA!
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Lei , de 11 de janeiro de 2010 Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar e Reforma Agrária.
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
AULA 3 JURISDIÇÃO ADUANEIRA.
Comércio Exterior Sumário: Exportação
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
ADICIONAL AO FRETE PARA RENOVAÇÃO DA MARINHA MERCANTE - AFRMM
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO LINHA AZUL
Legislação Aduaneira Base legal: - Decreto n /2009 e alterações.
4 – SIST INFO COMEX.
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
II Imposto sobre a Importação
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO AQUAVIÁRIO
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
R E I D I A Receita Federal do Brasil Atuação e formas de tributação
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
INTCEX 8 - FUNDAMENTOS EM COMEX.
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Um retrato do abandono da aduana brasileira. De acordo com a legislação a Receita Federal do Brasil tem a precedência nas ações de vigilância, repressão.
Operação Fronteira Blindada
Tributos Internacionais
LEI Nº 10991/97 Lei de Organização Básica da BM
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Art. 153, I da Constituição Federal; Função extrafiscal; Fato gerador – sujeito passivo art. 19 CTN – desembaraço aduaneiro, entrada.
DIREITO TRIBUTÁRIO.
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
1/23 PLANO ESTRATÉGICO DE FRONTEIRAS = DEBATE = General de Divisão Álvaro Gonçalves Wanderley Subchefe de Inteligência de Defesa.
MISSÃO Fundado em 2006 tem por missão: “ Unir esforços no combate à pirataria, falsificação, descaminho, subfaturamento, contrabando, sonegação fiscal.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC CONSELHO NACIONAL DAS ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO - CZPE Secretaria Executiva.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
DIREITO ADMINISTRATIVO RECEITA FEDERAL 2012
Regulamentação da REDESIMPLES José Levi Mello do Amaral Júnior 1.
* *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
SUBSECRETARIA DE ADUANA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Original LogísticaFundap. Trading, Network e Expertise A Original Internacional, junto à Original Logística, soma um pacote de serviços e soluções integradas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA PROJETO DE LEI Nº 1670/2015 INSTITUI O SISTEMA BRASILEIRO DE VIGILÂNCIA AGROPECUÁRIA INTERNACIONAL- VIGIAGRO PROJETO DE LEI Nº 1670/2015.
ÁREAS DE LIVRE COMÉRCIO E ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO.
ABIMO 338 associados divididos em 6 setores % 80% De todas as empresas do setor médico são associadas à ABIMO Do faturamento do setor médico vem.
Transcrição da apresentação:

CONTROLE DE FRONTEIRAS Uma análise do abandono da Aduana brasileira

Em todas as cidades brasileiras é flagrante a venda de produtos contrabandeados e fruto de descaminho que ingressam facilmente no País pelas fronteiras secas, portos e aeroportos. Também é alarmante a facilidade com que armas, munições e drogas chegam às cidades brasileiras e abastecem o crime organizado, contribuindo diretamente para a onda de violência que atinge toda a sociedade

O exercício da administração aduaneira compreende a fiscalização e o controle sobre o comércio exterior, essenciais à defesa dos interesses fazendários nacionais, em todo o território aduaneiro (Constituição Federal, art. 237). O controle aduaneiro, promovido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, não tem caráter arrecadatório. Nesse controle, o bem tutelado pelo Estado não é o tributo, mas a segurança da sociedade.

Radiografia do quadro de servidores da Carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil por Região Fiscal

A Receita Federal do Brasil possui atualmente Analistas-Tributários e Auditores-Fiscais. Esses servidores realizam trabalhos relacionados com as atribuições do órgão como fiscalização de tributos, arrecadação e cobrança, pesquisa e investigação, combate aos crimes tributários e controle do comércio exterior, consideradas “atividades-fins”.

Do quantitativo dos servidores que compõem o quadro funcional da Receita Federal somente Analistas-Tributários e Auditores-Fiscais atuam na “Administração Aduaneira”, ou seja, desenvolvem as atribuições ligadas ao controle do comércio exterior nos portos, aeroportos e postos de fronteira.

O contingente está distribuído nas seguintes unidades: Aeroportos - 35 terminais de passageiros e 41 terminais de cargas; Portos - 38 terminais organizados, nas 44 instalações portuárias fluviais e lacustres e nas 165 instalações portuárias marítimas; Fronteira Terrestre - 27 pontos alfandegados; Interior do País - 66 portos secos, 7 centros logísticos industriais aduaneiros, em 3 centros de distribuição de remessas postais internacionais e nos 3 polos de processamento de remessas expressas.

FRONTEIRAS SECAS

Nos 27 postos de fronteiras da Receita Federal do Brasil o contingente da Aduana é de 510 Analistas-Tributários e 296 Auditores-Fiscais, servidores que são responsáveis pelo controle de mais de 16 mil quilômetros de fronteiras. Os postos de fronteira da Receita Federal do Brasil estão localizados na 1ª, na 2ª, na 9ª e na 10ª Regiões Fiscais. POSTOS DA RFB

Na 1ª Região Fiscal, de acordo com a Portaria nº 1.953, de 27 de julho de 2012, o quantitativo ideal seria de Analistas- Tributários e Auditores-Fiscais. O quantitativo real apurado em maio de 2014 foi de 551 Analistas-Tributários (44,9% do ideal) e 659 Auditores-Fiscais (50,3% do ideal). 551 ATRFB e 659 AFRFB ATRFB e AFRFB QUANTITATIVOS IDEAIS DE SERVIDORES DA RFB

Na 2ª Região Fiscal, de acordo com a Portaria nº 1.953, de 27 de julho de 2012, o número ideal seria de 902 Analistas-Tributários e Auditores-Fiscais. O quantitativo real apurado em maio de 2014 foi de 445 Analistas-Tributários (44% do ideal) e 532 Auditores-Fiscais (54,7% do ideal). 445 ATRFB e 532 AFRFB 902 ATRFB e AFRFB QUANTITATIVOS IDEAIS DE SERVIDORES DA RFB

Na 9ª Região Fiscal, de acordo com a Portaria da RFB nº 1.953, de 27 de julho de 2012, o quantitativo ideal seria de Analistas-Tributários e Auditores-Fiscais. O quantitativo real apurado em maio de 2014 foi de 891 Analistas-Tributários (68,9% do ideal) e Auditores-Fiscais (79,7% do ideal). 891 ATRFB e AFRFB ATRFB e AFRFB QUANTITATIVOS IDEAIS DE SERVIDORES DA RFB

Na 10ª Região Fiscal, de acordo com a Portaria da RFB nº 1.953, de 27 de julho de 2012, o quantitativo ideal seria de Analistas-Tributários e Auditores-Fiscais. O quantitativo real apurado em maio de 2014 foi de 724 Analistas-Tributários (51,9% do ideal) e 818 Auditores-Fiscais (49,3% do ideal). 724 ATRFB e 818 AFRFB ATRFB e AFRFB QUANTITATIVOS IDEAIS DE SERVIDORES DA RFB

PORTOS E AEROPORTOS

De forma geral, os graves problemas de efetivo registrados nos postos de controle da Receita Federal instalados na fronteira seca também são registrados nas unidades aduaneiras localizadas nos portos e aeroportos de todo o País. Nessas instalações a RFB mantém apenas Auditores-Fiscais e 935 Analistas-Tributários. É com esse efetivo que a RFB controla mais de 90% do fluxo comercial – importações e exportações – do País.

PRINCIPAIS PORTOS E AEROPORTOS

PROPOSTAS Realizar imediatamente concurso para o cargo de Analista-Tributário, com realização e convocação dos aprovados em 2015; Implementar imediata Indenização de Fronteira, nos termos previstos na Lei nº /2013, basta apenas a publicação do decreto presidencial que definirá as localidades atendidas no Diário Oficial da União (DOU); Regulamentar o porte de arma ostensivo para servidores da Carreira Auditoria, abrangendo inclusive as armas particulares, em serviço ou fora dele; Assegurar maior participação do Analista-Tributário nos procedimentos de gestão de risco

PROPOSTAS Revogar atos legais e infralegais que restringem a atuação do Analista- Tributário na Aduana; Investir em cursos de formação, infraestrutura e aquisição de equipamentos de proteção, autodefesa, de telecomunicações, de viaturas, embarcações e aeronaves adequadas para operações de fiscalização, vigilância e repressão aduaneira; Ampliar o horário de funcionamento, garantindo a operação da Aduana 24 horas nos portos, aeroportos e postos de fronteira; Criar o Adicional Noturno, nos termos expressos na Proposta de Emenda à Constituição 339/2009, em tramitação no Congresso Nacional;

OBRIGADO!