Telemarketing e Fonoaudiologia Empresarial

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QUEM É O FONOAUDIÓLOGO? FONOAUDIÓLOGO é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas.
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Transcrição da apresentação:

Telemarketing e Fonoaudiologia Empresarial Acadêmica: Renata Mª Borba

Quem é o Fonoaudiólogo? Conforme, o código de ética da Fonoaudiologia, o fonoaudiólogo é o profissional, que atua em pesquisa, prevenção avaliação e terapia fonoaudiológica nas áreas da comunicação oral e escrita, voz e audição, como também, no aperfeiçoamento dos padrões de fala e da voz (Lei 6.961/81 – Art.1° - § Único)

O Telemarketing.... Explosão do Telemarketing; Exigência de profissionais mais capacitados; Necessidade de novos profissionais; Abre espaço para a Fonoaudiologia.

Objetivo do Telemarketing Fazer o uso planejado do telefone sob várias formas: Venda Ativa; Venda Passiva; Apoio a vendas; Pesquisa de mercado; Promoção de produtos; Cadastramento de novos clientes.

O Operador de telemarketing Jovens; Vida Noturna; Pouco conhecimento sobre a sua voz; Não conhecem a importância da sua voz e nem tem consciência de que sem ela não podem trabalhar;

Quanto à voz, os operadores referem: Cansaço ao final do dia; Rouquidão intermitente; Perda ou falha vocal.

Ambiente de trabalho: Ar condicionado forte ou desregulado; Cadeiras inadequadas para o trabalho; Competição sonora interna e externa, dificultando a compreensão entre o operador e o potencial cliente.

Atuação do fonoaudiólogo Exame pré- admissional: Parâmetros vocais; Postura corporal; Audição.

Treinamentos: Prevenir problemas vocais; Orientações à empresa e ao grupo de operadores; atendimento clínico; avaliações periódicas;

Fonoaudiologia Empresarial Com o ISO e o Programa de Qualidade, uma das principais características e habilidades solicitadas dos profissionais e empresas é a Comunicação Eficaz.

Comunicação eficaz Ferramenta estratégica das relações sociais e profissionais; ferramenta fundamental para a realização de uma Comunicação Negocial e Empresarial Eficaz nas corporações, entre seus colaboradores (funcionários), fornecedores e seus clientes, promovendo o relacionamento comunicativo eficaz com os clientes internos e externos e demais pessoas envolvidas.

O aprimoramento do processo comunicativo é recomendado a todos que se interessem pelo monitoramento da eficiência e eficácia da comunicação organizacional.

O papel do fonoaudiólogo Pode ser inserido neste contexto como: Consultor; Assessor; Instrutor de treinamento na área de comunicação corporativa e pessoal.

Objetivo do fonoaudiólogo nas empresas: Com o objetivo de aprimorar, acompanhar e aperfeiçoar: a arte de falar e de escutar; relacionamento interpessoal eficaz por meio da comunicação; do relacionamento comunicativo interdepartamentos; do trabalho e relacionamento em equipe através da comunicação eficaz; da administração de conflitos através da comunicação eficaz; da comunicação nos processos de gerenciamento,

delegação e ordenação de ordens e atividades; do atendimento ao cliente e telemarketing ativo e receptivo; de habilidades de comunicar-se de forma clara, objetiva e motivadora; da interatividade nas reuniões, eventos e apresentações de produtos e serviços; situações de entrevista; da escrita profissional e redação empresarial; da comunicação negocial e empresarial, de encontros de negócios empreendedores; da saúde ocupacional (vocal e auditiva – fonoaudiologia ocupacional) etc.

A demanda para treinamentos em vários segmentos e em especial na área da comunicação é uma crescente.

É primordial que o fonoaudiólogo esteja familiarizado com as atuais exigências em relação a formação, treinamento, capacitação, qualificação e requalificação profissional, tornando-se um agente de transformação e contribuindo com empresas e profissionais de áreas afins, no que tange o aprimoramento e qualificação da Comunicação Corporativa e Pessoal.

Referências MASTER , S. et al. Fonoaudiologia e Telemarketing: um futuro promissor. In: FERREIRA L. P. et al. Voz Profissional: O profissional da voz. 2ª ed. Carapicuíba: Pró-Fono, 1998. ALGODOAL, M. J. A. O. Voz Profissional: O Operador de Telemarketing. In: FERREIRA, L. P. Dissertando Sobre Voz. Vol 2. Carapicuíba: Pró-Fono, 1998. CARRASCO, M. C. Fonoaudiologia Empresarial: Perspectivas de Consultoria, Assessoria e Treinamento. São Paulo: Lovise, 2001.