O que é o Dandara? - grupo feminista cujas concepções políticas se originaram e se desenvolveram no campo da esquerda - auto-organização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Brasil: sociedade de 1964 a 1985 Período democrático 46 a 64 Nacional desenvolvimentista Industrial internacionalista EXTERNOS Nacionalismo Socialismo.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
Teodora Tavares Curriculum vitae. Experiência Mais de 20 anos de advocacia em consultoria a empresas privadas e a entidades do terceiro setor, nas áreas.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
Lei Maria da Penha Gênero e Violência Doméstica Aton Fon Filho Jonnas Esmeraldo M. de Vasconcelos.
ROGÉRIO SAMPAIO - ASSESSOR DE IMPRENSA - CNPL Comunicação Sindical.
Modelo Biopsicossocial e o Uso da CIF
Figura 1: Movimentos sociais. Disponível em:
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
O Projeto Político Pedagógico é...
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
CONTAG Secretaria de Formação e Organização Sindical Política Nacional de Formação do MSTTR.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
FORMULAÇÃO de projeto de trabalho profissional
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
A capacitação dos profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos Fabiana Gadelha.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Brasil sem homofobia Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual Giovanna Zimmermann Tamara Nassar.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL EM 2013 André Santos Jornalista, Especialista em Política e Representação Parlamentar e Assessor Parlamentar do DIAP e da.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Regimes Próprios de Previdência Social Desafios Cuiabá - MT.
Reunião Comitê de Responsabilidade Social. PAUTA Apresentação da profissional encarregada da Responsabilidade Social; Embasamento teórico para a prática.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
ITCILO/ACTRAV Curso (A ) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
André Santos Jornalista, Especialista em Política e Representação Parlamentar e Assessor Parlamentar do DIAP e da CNPL.
Sociologia aplicada para o mundo dos negócios Ana Gebrim
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
Apresentação do Projeto. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO. CIVAP – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema fundado em 1985.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Projeto Territórios Digitais. História; Parcerias; Funcionamento; Público; Sustentabilidade; Projetos; Territórios Digitais;
Elaboração de Projeto de Pesquisa
TEM MULHER QUE GOSTA #sóquen ão. CONCEITO Tem Mulher que Gosta #sóquenão é uma campanha de comunicação que tem por preceito básico a CONSCIENTIZAÇÃO sobre.
União Nacional por Moradia Popular O povo que constrói a casa é o povo que constrói a história.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
III Congresso de Formação de Professores XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia/SP Lançamento.
Transcrição da apresentação:

O que é o Dandara? - grupo feminista cujas concepções políticas se originaram e se desenvolveram no campo da esquerda - auto-organização

O que é o Dandara? Histórico do grupo - Formação política: dentro e fora da Faculdade de Direito - Dandara como parte do Movimento feminista

O que é o Dandara? Extensão Universitária : SAJU – USP e as mulheres da Vila Itororó : Liga Maria da Penha no DJ XI de Agosto /2012: Promotoras Legais Populares

O que é o Dandara? Cotidiano do grupo Reuniões semanais Encontros de formação Realização de debates Organização de atos e manifestações políticas Atualmente: articulação sobre o grito do peru

O que é o Curso das Promotoras Legais Populares? Histórico do curso - Projeto que existe há 17 anos em São Paulo, inspirado em outras experiências latino-americanas de educação em direitos com mulheres. - Maria Amélia Teles, da União de Mulheres de São Paulo, é militante feminista histórica e principal idealizadora e organizadora do curso em São Paulo.

O que é o Curso das Promotoras Legais Populares? Dinâmica do curso - Duração de um ano, com encontros semanais. - Participam mulheres líderes comunitárias e de movimentos sociais, estudantes (em especial, de serviço social), donas de casa, funcionárias da rede pública, etc. - Cada encontro desenvolve uma problemática diferente, buscando tratar temas do Direito que apresentem relação direta com as vidas das mulheres.

E onde entra o Coletivo Dandara? - Aproximação do projeto em Tripé Ensino-Pesquisa-Extensão. - Relação de diálogo entre a universidade pública e a sociedade – relação de troca. - Aproximação das estudantes de Direito das bandeiras do movimento feminista e aprofundamento da leitura da realidade de opressão das mulheres. - Educação jurídica popular com recorte de gênero.

Atividades desenvolvidas pelas estudantes participantes do projeto Pesquisas de outras fontes de aprendizado e sensibilização relativas ao temas dos encontros, como filmes;peças teatrais,etc. Participação nas reuniões de planejamento e avaliação das encontros. Tentativa de articulação da coordenação estadual das PLPs

Concepções teóricas Feminismo marxista gênero-classe-raça -> relação de consubstancialidade gênero = lente

“as relações sociais são consubstanciais, elas formam um nó que não pode ser desatado no nível das práticas sociais (...) ao se desenvolverem, as relações sociais de classe, gênero e ´raça´se reproduzem e se co-produzem mutuamente” Daniele Kergoat

Concepções teóricas divisão sexual do trabalho -> base material da opressão

“ A divisão sexual do trabalho é a forma de divisão do trabalho social decorrente das relações sociais de sexo; esta forma é adaptada historicamente e a cada sociedade. Ela tem por caracterísitcas a destinação prioritária dos homens à esfera produtiva e das mulheres à esfera reprodutiva e simultaneamente, a apreensão pelos homens das funções de forte valor social agregado” Daniele Kergoat

Feminismo e Direito Brasil, Militantes de esquerda Luta contra ditadura Clandestinidade Direito=repressão

Feminismo e Direito Brasil, início 1980 Redemocratização Troca de experiências: exiladas + militantes populares direito=instrumento de transformação

Feminismo e Direito Plano internacional, ONU. Década da mulher. Fórum de debates e formulação Elaboração de diplomas normativos internacionais

Feminismo e Direito Brasil, Constituinte Lobby do batom Ratificação de instrumentos internacionais “onguização do movimento”

Feminismo e Direito Brasil, Hegemonia neoliberal Refluxo de mobilizações Tentativas de resistência

Feminismo e Direito Brasil, 2006 Lei Maria da Penha antecedente: negociação na Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Feminismo e Direito desde então... desafio de concretização