Coreografia: Bete Balanço Componentes Milena, Isabelle, Carla, Tais, Michel. “Síndrome de Down”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paralisia Cerebral.
Advertisements

PSICOMOTRICIDADE.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Síndrome de Rett Conceito Distúrbio neurológico que acomete crianças do sexo feminino no 1o. Ano de vida. Desenvolvimento normal entre 6 a 12 meses Perda.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes Durante muitos anos os docentes da Educação Especial tentaram dar resposta aos alunos com necessidades.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Modelo Biopsicossocial e o Uso da CIF
Introdução da Comunicação Alternativa em Adulto com Deficiência Múltipla: Estudo de Caso Olivia Silva e Silva - Fonoaudióloga Dayanne Rezende Heitor de.
A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Desenvolvimento infantil
Lilian Faim Bueno AUTISMO.
PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
PROJETO PELIM.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
A PSICOLOGIA E A INVESTIGAÇÃO DE SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL INFANTIL MARÇO/2016.
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
FLÁVIA CAVASSIN SILVA TELLES¹ TÂNIA MARA MAZUROK².
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Malformação Congênita ARTROGRIPOSE
APARECIDA MARIA M. A. COSTA GERONTÓLOGA E EDUCADORA FÍSICA.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Rede de Atenção a Saúde das Pessoas com Deficiência em Santa Catarina.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
Possibilidades de atuação do psicólogo em hospitais Grupo de aprimorandos de psicologia 2008: Brunei Ongaratto Cristiana Cariola Travassos Giuliana Bansi.
PREVENÇÃO DA EXCEPCIONALIDADE APAE DE FRANCISCO BELTRÃO.
GESTÃO DO PAIF.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro,
Lucas Reis e Tiago Paixão. benefícios auxilia na melhora da força muscular, da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Docente: Thaís D. A. Conde 2007/02
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
MACONHA É NATURAL? WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Intervenção Multidisciplinar: evidências sobre Sequência de Pierre Robin, Síndrome de Crouzon e Velocardiofacial Apresentadores: Caroline Pascon (graduanda.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
ALÉM DOS 47 Projeto para inclusão social de deficientes intelectuais.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
O Nascimento Psicológico da Criança
Enf:saray.
Fazer parte de um processo de conscientização da Qualidade de Vida no Trabalho, promover o bem estar físico, mental e social, resultando em benefícios.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
Psicodiagnóstico O contato com o paciente. O aparecimento do sintoma A interpretação do distúrbio pela família A decisão de procurar ajuda O movimento.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Fundamentos da Administração
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Indicadores de Saúde Conceito
A APAHE é a associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias constituída como associação em 2006 e como IPSS em 2007.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

Coreografia: Bete Balanço Componentes Milena, Isabelle, Carla, Tais, Michel. “Síndrome de Down”

ESTIMULAÇÃO PRECOCE

A estimulação precoce é um atendimento especializado direcionado a bebês e crianças de 0 a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (prematuros de risco, síndromes genéticas, deficiências, paralisia cerebral e outras) e a suas famílias, atuando na prevenção e reabilitação de problemas do desenvolvimento global. Este atendimento é de fundamental importância, pois possibilita dar suporte no seu processo inicial de intercâmbio com o meio, considerando os aspectos motores, cognitivos, de linguagem, auto- cuidados, psíquicos e sociais.

Enfatiza o desenvolvimento e potencialidades da criança, bem como auxilia seus pais no exercício das funções parentais, fortalecendo os vínculos familiares. Apoiado por uma equipe interdisciplinar, que através da interação com a criança e com a família possibilitará um desenvolvimento saudável da tríade pais-bebê.

EQUIPE INTERDISCIPLINAR

TERAPIA OCUPACIONAL Terapia Ocupacional é a utilização terapêutica das atividades de auto- cuidado,trabalho e lúdicas para incrementar a função independente, melhorar o desenvolvimento e prevenir a incapacidade. Pode incluir a adaptação das tarefas ou do meio ambiente para alcançar a máxima independência e melhorar a qualidade de vida.

FONOAUDIOLOGIA Fonoaudiologia trabalha com os aspectos de comunicação, que envolvem tanto a estimulação da linguagem oral como a escrita, bem como sua adequação, a fim de promover a linguagem funcional. Já o trabalho com o Sistema Estomatognático, envolve o Sistema Orofacial e as Funções Estomatognáticas (sucção, mastigação, deglutição, respiração e articulação).

FISIOTERAPIA A Fisioterapia trabalha na prevenção e reabilitação de possíveis deformidades físicas, desenvolvimento motor global, fortalecimento e alongamento muscular, respiratória, reeducação postural, treino do equilíbrio e da marcha independente, visando a sua independência física.

FAMÍLIA REALIDADES E DESAFIOS:

PEDAGOGIA O Pedagogo está apto para o desempenho da função em espaços educativos, contribuindo no trabalho interdisciplinar em equipe. O setor de pedagogia atua de forma preventiva e terapêutica, buscando compreender os processos do desenvolvimento e da aprendizagem, recorrendo a várias áreas e estratégias pedagógicas.

Escola Especial

A Escola Especial Oferece Ensino Infantil com currículo adaptado; Ensino Fundamental com currículo adaptado; Educação de Jovens e Adultos com currículo adaptado; Educação Profissional com currículo adaptado

Ensino Infantil com currículo adaptado

O Papel do Professor perante os alunos com Necessidades Educacionais Especiais Objetivos: Todo aluno com Necessidades Educacionais Especiais não é único, e sua aprendizagem consequentemente é gradativa de acordo com seu grau de assimilação cognitiva. adaptando o currículo;Levar o aluno a adquirir as habilidades básicas do ensino fundamental, adaptando o currículo; UUtilizar as linguagens – oral, corporal, musical, plástica e escrita; ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

Atividades com música: melhorar a concentração, aliviar a ansiedade; educar a emoção. Sentar-se em roda: promover a educação participativa, melhorar a concentração, diminuir conflitos em sala de aula, diminuir conversas paralelas; Contar histórias: educar a emoção, ser participativo, questionar sobre o tema, enriquecer a socialização;

SÍNDROME CORNÉLIA DE LANGE Clinicamente é reconhecida pelas características faciais: baixa linha anterior do cabelo, narinas antevertidas, prognatismo maxilar e boca de carpa. Orelhas pequenas, ponte nasal diminuída, e malformações das mãos, entre outras. São também consideráveis as cardiopatias congênitas, o refluxo gastroesofágico e as alterações de limiar de dor e sensibilidade, além dos distúrbios da atenção e da expressiva memória visual. Outras características notadas são o retardo do crescimento, retardo mental severo, baixa estatura, um choro tipo rosnar baixo, braquicefalia (cabeça larga e lateralmente curta, esta deformação costuma ser produto de uma postura prolongada numa só posição);

SÍNDROME DE MIESCHER Pêlos: Hipertricose. Dentes: Displásicos; erupção precoce. Unhas: Unhas dos dedos grossas. Glândulas sudoríparas: Normais. Pele: Pele seca; acantose nígrica. Audição: Normal. Olhos: Normais. Face: Prognatismo; aparência senil; aspecto grosseiro. Desenvolvimento psicomotor e de crescimento: Estatura baixa. Membros: Normais.

Ensino Fundamental com currículo adaptado

ESCLEROSE TUBEROSA É uma desordem genética rara, causando tumores benignos que crescem no cérebro e em outros órgãos vitais como: rins, coração, olhos, pulmões e pele. Uma combinação de sintomas que pode incluir convulsões, atraso no desenvolvimento, problemas de comportamento, anormalidades na pele e doença nos pulmões e rins. As anormalidades da pele mais comuns são: - Manchas avermelhadas ou inchaços que aparecem no nariz e bochechas, aparecendo durante a infância.

ESCLEROSE TUBEROSA -Tumores carnudos que crescem ao redor e debaixo das unhas do dedo do pé, mais comuns na idade adulta. -Manchas brancas ou mais claras de pele que pode aparecer em qualquer lugar no corpo, isso se dá pela falta de melanina. Normalmente é o único sinal visível de Esclerose Tuberosa no nascimento.

SÍNDROME DE WEST A síndrome de West é uma forma grave de epilepsia em crianças. Possui diversas causas, sendo geralmente causada por disfunções orgânicas do cérebro. Em cada ou nascimentos apenas 1 (um) manifesta a síndrome, sendo sexo masculino mais afetado. Aproximadamente 80% dos casos da síndrome de West depende de uma lesão cerebral orgânica, sendo a etiologia da síndrome: encefalites a vírus, anoxia neonatal, traumatismo de parto, toxoplasmose e esclerose tuberosa.

SÍNDROME DE WEST As crises por espasmos tem como característica: flexão súbita da cabeça, com levantamento dos membros superiores e flexão das pernas, sendo comum a emissão de um grito por ocasião do espasmo. Crises por espasmos (crise convulsiva de curta duração). Normalmente a criança com Síndrome de West apresenta um déficit intelectual.

Ensino Fundamental com currículo adaptado

Síndrome de Williams É uma desordem genética, raramente com manifestação hereditária, e que ocorre em aproximadamente uma criança a cada vinte e cinco mil nascimentos. Apresenta impactos nas áreas comportamental, cognitiva e motora. Descrita na década de 60, ocorre em ambos os sexos e grupos étnicos, e nem sempre é diagnosticada com facilidade.

Síndrome de Wílliams Características: Suas faces tendem a seguir certos traços, como nariz pequeno e empinado, lábios grandes, dentes pequenos, bochechas proeminentes e queixo pequeno, apresentando-se sempre sorridentes. Apesar de nascerem com peso mais baixo, e terem crescimento mais retardado, a puberdade geralmente inicia-se mais cedo.

Síndrome de Wílliams O comportamento e aproveitamento escolar, quando problemáticos carecem de medidas de apoio.

Autismo

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamento) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente)

Programas

Hidroterapia

EQUOTERAPIA

O que é a Equoterapia? É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima.

PRATICANTE DE EQUOTERAPIA: É o termo utilizado para designar a pessoa com deficiência e/ou com necessidades especiais quando em atividades equoterápicas.

A Equoterapia exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

EQUIPE O atendimento na Equoterapia é precedido de diagnóstico, indicação médica e avaliações de profissionais das áreas de saúde e educação com o objetivo de planejar o atendimento equoterápico individualizado. A prática da equoterapia é realizada por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar. A equipe deve ser a mais ampla possível, composta por profissionais das áreas de saúde, educação e equitação, tais como: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, professor de educação física, pedagogo, fonoaudiólogo, assistente social e outros.

Tipos de programas: PROGRAMA HIPOTERAPIA Programa essencialmente da área de saúde, voltado para as pessoas com deficiência física e/ou intelectual. Neste caso o praticante não tem condições físicas e/ou mentais para se manter sozinho a cavalo. Necessita de um auxiliar-guia para conduzir o cavalo e os terapeutas, a pé ou montado, para auxiliar na execução das atividades e exercícios programados.

PROGRAMA EDUCAÇÃO/REEDUCAÇÃO Este programa pode ser aplicado tanto na área de saúde quanto na de educação/reeducação. Neste caso o praticante tem condições de exercer alguma atuação sobre o cavalo e pode até conduzi-lo. A ação dos profissionais de equitação tem mais intensidade, embora os exercícios devam ser programados por toda a equipe, segundo os objetivos a serem alcançados. O cavalo continua propiciando benefícios pelo seu movimento tridimensional e multidirecional e o praticante passa a interagir com o animal e o meio com intensidade.

Oficinas Profissionalizantes

Mercado de Trabalho