Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pastoral da Educação e da Cultura
Advertisements

Ministros Extraordinários da Eucaristia Em 2007 Participação de 03 encontros diocesanos; Participação de 03 encontros diocesanos; Encontro Comarcal de.
LIÇÃO 4 RELACIONAMENTO ENTRE AMIGOS Prof. Lucas Neto.
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Por outro lado, a visão bíblica caracterizada primeiramente pela santidade, bem como pela consciência de se tratar de uma área vital, essencial do.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Cenas Juvenis: punks e darks no espetáculo urbano Helena Wendel Abramo.
O ministério da visitação foi a ferramenta missionária que o próprio Céu usou. Deus enviou Seu Filho, que se fez Deus conosco, para adentrar a este mundo.
CONSELHO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS - CAE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LORETO.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
Faro, novembro de 2013 Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Algarve.
UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE...
Equipe de Coordenação FDJ Plano de trabalho para 2016.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Diretoria de Ensino PCNP Isabel Bonadio.
QUINTA AVENIDA DE SERVIÇOS – NOVAS GERAÇOES. GDI 2013/ 2014 SADER.
Considerações sobre o primeiro emprego na Rais e sobre o perfil do beneficiário do seguro-desemprego Fevereiro/2015.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
COORDENADORES: Rosangela Clarice Fritsch – Pedagoga André Luis de Souza – Engenheiro Mecânico.
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
Uma realidade possível e necessária às nossas comunidades.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Apoio Psicossocial Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
Sensibilização para a dimensão europeia da escola Candidaturas europeias de projetos pedagógicos 11 de janeiro de 2013, Auditório da DSRAlg ENPAR - Encontro.
Família, a base para cidadania
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
INTRODUÇÃO (qual a ideia...) A ideia é trabalhar com a comunidade no sentido de desenvolver aconselhamento/evangelização/discipulado que liberte as pessoas.
JUNTOS – Programa de Reciclagem e Capacitação de Funcionários Unimed Nordeste Paulista - Federação Intrafederativa das Cooperativas Médicas Dr. Tajumar.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARENTAL “De Pequenino se Traça o Caminho” Ano 2010.
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
Conversando Com os Pais! A dole B rasil. /adolebrasil Marcelo Milani Izabelle H. Machado Conversando Com os Pais!
DATAACONTECIMENTOONDE 06/01Epifania do Senhor 13/01Batismo do Senhor 13/02Cinzas 9 e 10/03Encontro Nacional do Setor Casos Especiais 17/03Lançamento da.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
ESCOLA DIOCESANA BÍBLICO- CATEQUÉTICA ÁGUA VIVA DIOCESE DE CAMPO MOURÃO ANIMAÇÃO BÍBLICA-CATEQUÉTICA “ Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha.
Educação e Arte. Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária,
Ministério de Formação Dercides Pires da Silva
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
Uma realidade possível e necessária às nossas comunidades.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família Garopaba. O Trabalho O NASF de Garopaba iniciou suas atividades em 2010 como NASF Estadual e contava com o total de.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
OS TRÊS SETORES DA PASTORAL FAMILIAR
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Jovens Mic A alegria de ser Cristão. Os Jovens MIC são jovens cristãos ligados à Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição (MIC, sediada no Santuário.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
ECONOMIA e NEGÓCIOS Prof. Glauco Conceitos Básicos.
Apresentação O programa J. Jamil apresenta propõe a abertura de espaços para informação, entrevistas e debates, proporcionando também games e embates.
O QUE É A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM? A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM-CL, SURGIU EM MAIO DE 1992 COMO UM CENTRO DE LUZ, EM UMA ÁREA RURAL REMANESCENTE DA MATA.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
CAICÓ/RN Falta de confiança no profissional; Falta de segurança física no ambiente de trabalho; Falta de apoio da gestão; Falta de recursos humanos;
COALIZÃO ALFENAS. UM ARRANJO FORMAL PARA COLABORAÇÃO ENTRE GRUPOS OU SETORES DE UMA COMUNIDADE, EM QUE CADA GRUPO MANTÉM SUA IDENTIDADE, MAS TODOS CONCORDAM.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Transcrição da apresentação:

Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro

JOVEM FAMÍLIA Projeto 2

Com o objetivo de incentivar a busca dos valores familiares desde os primeiros anos de união, apresentamos o projeto Jovens Famílias onde, através da dinâmica dos livros Encontros para novos casais, desejamos atingir: *Agentes de Pastoral *Jovens casais (recém-casados) *Casais que desejam conhecer mais sobre o relacionamento 3 Projeto Jovens Famílias + projetos

Atividades para agentes de pastoral 1.Formação: – Como trabalhar os Encontros para novos casais na paróquia – apresentação e dicas Falamos especificamente sobre o que é o trabalho e como organizá-lo na paróquia, sem aprofundamento da questão da ligação com a Pastoral Familiar, que nos limitamos apenas a localizar o Setor da Pastoral a que ele pertence e como atua no conjunto com as demais equipes. Duração: 2h (1h + intervalo + 1h) Local indicado: Auditório da filial ou em paróquias 4 Projeto Jovens Famílias + projetos

Atividades para agentes de pastoral 2.Formação: – Pastoral Familiar (resumo 3 setores) + Encontros para novos casais Nesta abordagem, tratamos na primeira hora sobre o que é a Pastoral Familiar – conceitos e objetivos; na segunda hora, falamos sobre o Setor Pós-matrimonial, ao qual pertence o trabalho com os Novos Casais e apresentamos outros trabalhos afins; nas demais duas horas, falamos sobre o Encontro para novos casais, conceitos e objetivos e sobre como implantar o trabalho na paróquia. Duração: 4h (2h + intervalo + 2h) – Exemplo de horário: 9h às 11h + intervalo 30min (lanche) + 11h30 às 13h30 Local indicado: Auditório da filial ou em paróquias 5 Projeto Jovens Famílias + projetos

Atividades para agentes de pastoral 3.Formação: – Setor Pós-matrimonial + Encontros para novos casais Abordamos a importância do Setor Pós- matrimonial no contexto da Pastoral Familiar. Exemplificamos e explicamos diversos trabalhos desenvolvidos e a importância de cada um no resgate dos valores conjugais e familiares. Depois, falamos sobre o Encontro para novos casais, conceitos e objetivos e sobre como implantar o trabalho na paróquia. Duração: 4h (2h + intervalo + 2h) – Exemplo de horário: 9h às 11h + intervalo 30min (lanche) + 11h30 às 13h30 Local indicado: Auditório da filial ou em paróquias 6 Projeto Jovens Famílias + projetos

Atividades para agentes de pastoral 4.Formação: – Em parceria com a Pastoral Familiar Arquidiocesana ou Diocesana: Podemos ampliar a formação 2 e 3, incluindo círculos de debate e mais algum tema de trabalho planejado pela coordenação da Pastoral Familiar, como relacionamento, sexualidade, Pastoral de Conjunto, etc. Duração: de 6h até 1 dia e meio (cerca de 12h) – Exemplo de horário: sábado das 8h às 18h; domingo das 9h às 12h Local indicado: Auditório da filial (se houver espaço) ou em local marcado pela equipe (arqui)diocesana da Pastoral Familiar. 7 Projeto Jovens Famílias + projetos

Para Jovens Casais 1.Palestra: – Tarde de encontro para Recém- casados Trabalhamos um dos encontros do livro conforme a indicação da filial ou de alguma equipe paroquial que deseje este encontro. Serve como animação para que as paróquias possam ver como funcionam os Encontros para novos casais na prática. Duração: 2h (1h + intervalo + 1h). Local: Filial ou paróquia. 8 Projeto Jovens Famílias + projetos

Casais que desejam conhecer mais 2.Palestra – Convívio a dois, desafio da atualidade Nesta palestra, baseada nos livros Encontros para novos casais, volumes 1 e 2, livro do agente, falamos sobre como continuar “namorando” mesmo tendo 5, 10, 15, 20 ou mais anos de convívio conjugal. Momento dinâmico onde falamos sobre o amor conjugal e sobre o amor familiar que devem nortear a caminhada da família dentro e fora de casa. Duração: 2h (1h + intervalo + 1h) Local: Filial ou paróquias 9 Projeto Jovens Famílias + projetos

Casais que desejam conhecer mais 3.Palestra – Afetividade e sexualidade, uma visão prática Como buscar um bom exercício da sexualidade enquanto dom pessoal e conjugal. Como lidar com as distorções que a sociedade e os meios de comunicação nos apresentam. E como a afetividade, que muitas vezes é deixada de lado no cotidiano é importante para o crescimento de uma sexualidade conjugal. Duração: 3h (2h + intervalo + 1h) Local: Filial ou paróquias 10 Projeto Jovens Famílias + projetos

Palestras ou formações específicas: – Possibilidade de trabalhar temas sugeridos pelas equipes paroquiais ou (arqui)diocesanas da Pastoral Familiar, mediante combinação. O contato e os acertos podem ser feitos pela filial. 11 Projeto Jovens Famílias + projetos

FAMÍLIA & NAMORO Projeto 12

Como a afetividade e a sexualidade são encaradas pela Família? Como os relacionamentos são vistos e trabalhados em família? São esses e outros questionamentos que pretendemos trabalhar com: *Agentes de Pastoral *Pais e educadores *Namorados *Adolescentes e jovens que ainda não estejam namorando 13 Projeto Família & Filhos + projetos

Projeto Família & Filhos Agentes de pastoral 1.Formação – Como trabalhar com os Encartes Namoro A ideia é apresentar o material que está sendo publicado pela Revista Família Cristã e abordar 3 aspectos: – O que é namorar? – Por que namorar? – Como poderia ser o namoro hoje? A palestra tem como objetivo, também, mostrar que mesmo a(s) paróquia(s) que já têm um trabalho como o Encontro para Namorados podem utilizar o material como apoio. Duração: 2h (1h + intervalo + 1h) Local: Filial ou paróquias 14 + projetos

Projeto Família & Filhos Agentes de pastoral 2.Formação – O Setor Pré-matrimonial e os Encartes Namoro Abordamos como o Setor Pré-matrimonial da Pastoral Familiar pode usufruir do conteúdo dos Encartes Namoro no trabalho com os pré-adolescentes, adolescentes e a juventude. Apresentamos o material que está sendo publicado pela Revista Família Cristã e abordaremos sob 3 aspectos: – O que é namorar? – Por que namorar? – Como poderia ser o namoro hoje? Duração: 4h (2h + intervalo + 2h) Local: Filial ou paróquias 15 + projetos

Projeto Família & Filhos Pais e educadores 1.Palestra – O namoro no século XXI – uma velha novidade Dentro de um processo educativo em família e na escola, como trabalhar a educação para a afetividade, para a sexualidade e para os relacionamentos? Como o namoro pode ser encarado como algo importante para a construção desse processo educativo e de comunicação para pré-adolescentes, adolescentes e jovens? Duração: 2h (1h + intervalo + 1h) Local: Filial ou paróquias 16 + projetos

Projeto Família & Filhos Namorados ou pré-adolescentes, adolescentes e jovens que não namoram 1.Palestra – O papo é namorar Sem falso moralismo, através de um bate- papo bem humorado e aberto, conversaremos com os jovens sob 3 aspectos: – O que é namorar? – Por que namorar? – Como poderia ser o namoro hoje? Se for o caso, pode haver uma taxa que possa cobrir o custo de um exemplar da revista Família Cristã, preferencialmente do que contém o primeiro Encarte Namoro Indicações práticas para a montagem do publico desta palestra: – Dividir o público por faixa etária. – Separar namorados dos que ainda não namoram. Duração: 2h Local: Filial ou paróquias 17 + projetos

Podemos também desenvolver outros temas ligados ao namoro de acordo com as necessidades da Pastoral Familiar. O contato, neste caso, também pode ficar a cargo da Filial. 18 Projeto Família & Filhos + projetos

19 Rita Massarico Kawahala (Ritinha) (11) André Luís Kawahala (11)