Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini. Comportamento do Consumidor Assim como o consumo é essencial para o sucesso do marketing, o conhecimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MARKETING AULA : Prof.: Marcus Vinícius.
Advertisements

Produto turístico: É a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis,
15:20.
MOTIVAÇÃO VONTADE MOTIVOS MOTIVIMENTO ATIVAÇÃO O QUE LHE EMPURRA MOTOR
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso
Marketing: Introdução
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
Tipos de Produto Produtos de consumo: Dirigidos ao consumidor
Marketing no Século XXI
Aula 2 – Administração de Marketing
Aula 5 – Administração de Marketing
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
MKT EMPREEENDEDORES UNIP – 2007 PROF: MEROFA.
Marketing para EMPREENDORES
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Ambiente de Marketing MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
Comportamento do Consumidor
MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK
COMPOSTO DE PRODUTO Produto é algo que pode ser oferecido para satisfazer a um desejo e/ou necessidade de quem o adquire. Produto pode ser definido como.
Profa. Msc. Amábile Brugnaro Santos
Definição do Produto da empresa
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MARKETING em Shopping Centers
GESTÃO DE SERVIÇOS INTRODUÇÃO
Segmentação de Mercado
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Aula 1 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso.
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
MERCADO DE CONSUMO: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – Prova 2
Marketing de Serviços Turísticos.
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
Profª. Selma Maria da Silva
Mix de Marketing O Produto
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Definição do Termo Marketing
Administração de Marketing
Fundamentos de economia
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Comportamento do consumidor
Comportamento do consumidor
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
QUEM É O CONSUMIDOR.
INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
Planejamento Estratégico de MKT
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
1 Recursos Humanos A função Recursos Humanos é encarregada de trazer a paz social e o cumprimento da legislação. Hoje a função RH é uma função de gestão.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES/GF Faculdade de Santa Catarina – FASC Curso de Administração Disciplina: Gestão Mercadológica.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
O comportamento do Consumidor
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Marketing Plan Aplicados à Eventos Carlos Dell´Aglio FMU TECNOLOGIA EM EVENTOS TECNOLOGIA EM EVENTOS.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Hierarquia das Necessidades de Maslow
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Fundamentos do Marketing Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
Transcrição da apresentação:

Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini

Comportamento do Consumidor Assim como o consumo é essencial para o sucesso do marketing, o conhecimento do consumidor é essencial para a efetivação do consumo. Yaneze, (2011, p. 38) afirma: o comportamento dos seres humanos é basicamente determinado pelos instintos- sua programação genética natural- e condicionado, ou até modificado, pelas condições ambientais e de convívio.

Necessidades, desejos e demanda Profissionais de marketing passaram a utilizar pesquisas de psicólogos e sociólogos para entender melhor o processo de compra e o uso de produtos. As ideias de Abraham Maslow trouxeram um maior entendimento à questão da necessidades humanas.

Necessidades, desejos e demanda Abraham H Maslow (1970) apresentou a sua teoria de motivação organizando as necessidades humanas em níveis hierárquicos, como pirâmide. Na base estão às necessidades primárias que são as fisiológicas e de segurança relacionadas com alimento, água, sexo, moradia, proteção, segurança. Já as necessidades secundárias que são as sociais, estima e auto realização, estão relacionadas ao amor, amizade, amor próprio, prestigio, sucesso e realização pessoal.

Necessidades, desejos e demanda O interessante da teoria da motivação proposta pelo autor é que as necessidades são cíclicas e perenes, e os indivíduos estão sempre em busca de supri-las.

Pirâmide de Maslow Fisiológicas Segurança Sociais Estima Auto realização

Pirâmide de Maslow Primárias 1º Fisiológicas- fundamentais para a sobrevivência, incluindo a fome e a sede, descansar, locomoção, movimento, fazer sexo. 2º Segurança- Preocupação quanto à garantia relacionada à saúde, finanças, à habitação, ao patrimônio.

Pirâmide de Maslow Secundárias 3º Sociais- relacionadas ao gostar e ser gostado por alguém, de conviver com pessoas, estabelecendo relações sociais. 4º Estima- Procura conseguir uma posição de relevância em relação às outras pessoas, desejo de domínio, reputação e prestígio 5º Auto realização- Busca do prazer, do desenvolvimento pessoal e profissional, desejo de conhecer, e construir um sistema de valores.

Motivação A motivação é uma força ou motivo intenso que direciona a pessoa a uma determinada ação, a fim de satisfazer um estado, até então deficitário de alguma de suas necessidades.

Motivação

Engel, Blackwell e Miniard (2000,p.268) classificam as necessidades em utilitárias e hedonistas ou vivenciais. Necessidades utilitárias- levam em consideração os atributos ou benefícios objetivos, funcionais do produto Necessidades Hedonistas/vivenciais- abrangem respostas a prazeres, fantasias, e considerações estéticas subjetivas.

Questão para Pensar! O que leva uma pessoa a comprar uma garrafa de vinho francês por um valor superior a R$ 5.000,00? Quais são as possíveis razões e motivações? Utilize os conceitos discutidos para elaborar sua resposta. Por sua vez, como você descreveria o que a empresa produtora deste vinho está vendendo?

Definição do Produto da Empresa O fundador da Revlon, Charles Revson, quando questionado sobre os produtos de sua empresa: “ Na fábrica produzimos cosméticos; nas lojas vendemos sonhos e ilusão de beleza”.“ Na fábrica produzimos cosméticos; nas lojas vendemos sonhos e ilusão de beleza”.

Definição do Produto da Empresa Essa definição indica que a empresa está ciente de que os produtos em sua configuração tangível – matéria prima, insumos e tecnologias são secundários perante as necessidade e os desejos que levam à sua aquisição. Dessa forma a primeira etapa da definição do produto/serviço implica, portanto, estabelecer sua função no atendimento das necessidades existentes no mercado.

Definição do Produto da Empresa Os produto/ serviços são adquiridos e consumidos com o intuito de aumentar o grau de satisfação dos desejos do consumidor, envolvendo, assim, os atributos tangíveis e atributos intangíveis.Os produto/ serviços são adquiridos e consumidos com o intuito de aumentar o grau de satisfação dos desejos do consumidor, envolvendo, assim, os atributos tangíveis e atributos intangíveis.

Definição do Produto da Empresa Um carro é composto por atributos tangíveis- rodas, carroceria, motor, bancos. – e por atributos intangíveis, torque, design moderno, status, conforto. Serviço de consultoria- atributos intangíveis – experiência, confiança, competência, solução de problemas, mas também exigi atributos tangíveis como presença física dos consultores, relatórios, equipamentos, softwares, sedes, etc...

Definição do Produto da Empresa Para Yanaze ( 2011, p.85) “O conhecimento efetivo dos atributos possibilita à empresa maximizá-los, de modo a incrementar a percepção dos seus clientes em relação a esses atributos que oferece. Quanto maior o número de atributos intangíveis agregados ao produtos percebidos pelos clientes, maior será o seu diferencial perante os concorrentes. Assim as empresas são cada vez mais obrigadas a adicionar atributos intangíveis aos tangíveis, pois a combinação desses atributos pode definir o sucesso ou insucesso.

Definição do Produto da Empresa É a soma dos atributos tangíveis e intangíveis de um produto/serviço que o faz único, diferente. Cabe à empresa descobrir as oportunidades que essa diferenciação pode propiciar. Trate-se de conhecer e maximizar os fatores –chaves de sucesso (ser único, diferenciado e especial na percepção do cliente).

Posicionamento Definição Apresentar o produto/serviço ao mercado revestido das condições mais favoráveis para conquistar a preferência do consumidor.

Classificação de Produto Os produtos podem ser classificados por meio dos hábitos de compra: Bens de conveniência-Bens de conveniência- São bens adquiridos com frequência e atende às necessidades básicas: produtos de higiene, comida, periódicos, remédios de uso simples Bens de compra comparadaBens de compra comparada – como o custo é mais elevado, levam o consumidor a pesquisar preço e qualidade, comparando-os antes de adquiri-los: automóveis, eletrodomésticos

Classificação de Produto Bens de uso especial Bens de uso especial – são bens altamente diferenciados. Para adquiri-los, o comprador precisa dispor de um grande esforço: joias, obras de artes, viagens luxuosas, carros de luxo, imóveis.

Classificação de Produto Bens customizados-Bens customizados- A empresa oferece ao consumidor a opção de finalizar o produto de acordo com seus gostos e preferências, ou seja, trabalha-se em um plataforma básica e aceitam sugestões para compor ou modificar o produto em alguns aspectos.

Classificação de Produto Bens de demanda negativa-Bens de demanda negativa- há produtos e serviços que não seriam procurados se não fossem necessários em nossa sociedade atual: Seguros de Vida, Saúde, Patrimônio, Serviços hospital, Serviços Funerários, Remédios

Ciclo de vida do produto e do mercado Planejamento – (Etapa de preparação) Lançamento (A comunicação assume papel fundamental para o sucesso) Crescimento (Distribuição e aumento de vendas) Maturidade (O preço do produto pode tanto propiciar lucro quanto perdas, pois nesta fase a concorrência tende a ser acirrada)

Ciclo de vida do produto e do mercado Declínio (Fase de reavaliação, mudanças) Sobrevida (Reposicionamento, estender a vida do produto) Morte ( Quando se torna inevitável a retirada do produto do mercado)