Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Advertisements

A Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo, está situada na Rua Tancredo Neves, zona Norte de Caicó/RN, no bairro Boa Passagem. A mesma possui.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Vila Real, 2007.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
Escola Secundária Olavo Moniz Formação Pessoal e Social Engenharia Informática Wagner Do Rosário Ricardo Salvador Nuno Barros Edson Évora Heitor Silva.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Faro, novembro de 2013 Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Algarve.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
PROGRAMA CREAjr-PR Membro Dirigente Curso Instituição de Ensino
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
Marcos da evolução da Enfermagem em Portugal Batalha LMC, PhD, RN; Amaral-Bastos M, Especialista SIP Madrid, Maio de 2014 La visión profesional del cuidado.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Lei nº (14/04/04) Institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades de avaliação: Avaliação das.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
SAMUEL MARTINS Experiência Educast na U.Porto Unidade Novas Tecnologias Departamento Universidade Digital Universidade do Porto.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos Educação Ambiental 2006/ de Setembro de 2005 Plano de Actividades de.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Formação em Engenharia e Tecnologia INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
0 ABONO PARA FALHAS. 1.CONCEITO 2.QUEM PODE AUFERIR? 3.MONTANTE PECUNIÁRIO 4. ATRIBUIÇÃO DO ABONO ABONO PARA FALHAS Programa.
Departmento de Química Licenciatura em Química Aplicada Para quem gosta de Ciência e Investigação.
+ Resultado CPC CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO.
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
Formação de Professores e Gestores Jean Marc G. Mutzig Diretor DED/CAPES Brasília/DF, 07/07/2015 Câmara dos Deputados Comissão de Educação.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Perspectivas de conhecimento na área do mar Manuel Rui F. Azevedo Alves Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Sessão de Formação. Programa da Sessão de Formação Introdução ● História do projecto ● Mais-valias da plataforma Plataforma ● Formatos finais ● Integração.
Museu Paraense Emílio Goeldi Ima Célia Guimarães Vieira Diretora
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
Iniciativas de Memória Organizacional Histórica. O Centro de Memória e Referência ABERJE é responsável pela prestação de serviços de disseminação do conhecimento.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
2 NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES A INOVA+ coordena e organiza desde 2007, um projecto europeu para a organização anual de um evento de divulgação científica.
Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
1 Gestão de Recursos Humanos (5) Separação UNIDADE CURRICULAR: Gestão de Recursos Humanos CURSOS Contabilidade e Finanças, Contabilidade e Finanças noturno,
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
PROGRAMA DE INSERÇÃO E INTEGRAÇÃO OBJETIVO O objetivo deste procedimento é estabelecer os requisitos do programa de inserção para os novos colaboradores.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão

ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão Campus

Campus

Auditório e Biblioteca

ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão Laboratórios

Laboratórios

Cursos Licenciaturas Licenciaturas Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Contabilidade e Administração (Diurno e Pós-laboral) Contabilidade e Administração (Diurno e Pós-laboral) Design Design Engenharia Biomédica Engenharia Biomédica Engenharia e Gestão Industrial Engenharia e Gestão Industrial Engenharia Mecânica Engenharia Mecânica Gestão e Administração Hoteleira Gestão e Administração Hoteleira Recursos Humanos Recursos Humanos

ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão Cursos Mestrados Mestrados Finanças Empresariais Finanças Empresariais Pós-graduações Pós-graduações Direcção Hoteleira Direcção Hoteleira Gestão da Formação Gestão da Formação Informação Empresarial Informação Empresarial

ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão Contactos Rua D. Sancho I, – 876 VILA DO CONDE Rua D. Sancho I, – 876 VILA DO CONDEhttp:// Na saída da A28 para Vila do Conde, junto ao estádio do Rio Ave Na saída da A28 para Vila do Conde, junto ao estádio do Rio Ave

O que é CTDI?

Ciências…

… e Tecnologias…

… Documentação e …

… Informação

Boom da informação

INFORMAÇÃO Quem detém informação… …detém poder

Informática = informação automática

Vivemos em tecnologia

Hoje em dia, somos átomos…

Necessitados de informação…

Conectados ao mundo real/virtual

Estamos numa teia global…

Acessível a todos… … de qualquer local

CTDI multidisciplinar Tecnologia INFORMAÇÃO Documentação

Empresas, Bibliotecas, Arquivos e Centros de documentação Informação à distância de um cliqueInformação à distância de um clique Gestão de fundos em formato digitalGestão de fundos em formato digital Gestão electrónica de documentosGestão electrónica de documentos

Empresas Gestão de sistemas de informaçãoGestão de sistemas de informação Gestão da imagem empresarialGestão da imagem empresarial Gestão da comunicação interna e externaGestão da comunicação interna e externa

Gestores do conhecimento São elementos fundamentais em qualquer instituiçãoSão elementos fundamentais em qualquer instituição Gerem informação em função dos recursos disponíveis: humanos, financeiros, técnicos, materiais e tecnológicosGerem informação em função dos recursos disponíveis: humanos, financeiros, técnicos, materiais e tecnológicos Organizam fluxos de informação nas empresasOrganizam fluxos de informação nas empresas

Profissionais da informação Aplicação em todos os ramos empresariaisAplicação em todos os ramos empresariais Enquadramento em qualquer empresa, dada a multidisciplinaridade do cursoEnquadramento em qualquer empresa, dada a multidisciplinaridade do curso Adaptação a novas situações profissionais devido à necessidade de gestão de informação todas elasAdaptação a novas situações profissionais devido à necessidade de gestão de informação todas elas

ESEIG Provas de ingresso:Provas de ingresso: Português ou História ou Inglês Grau conferido:Grau conferido: Licenciatura Licenciatura Plano de estudos:Plano de estudos: 3 anos curriculares, com estágio integrado 3 anos curriculares, com estágio integrado

Principais saídas profissionais Gestores de Conteúdos para Plataformas DigitaisGestores de Conteúdos para Plataformas Digitais Gestores de Sistemas de InformaçãoGestores de Sistemas de Informação Técnicos nas áreas:Técnicos nas áreas: –Gestão da Qualidade –Comunicação Organizacional –Levantamento de informação especializada Docentes das áreas de Informática e Ciência da Informação (concursos ao nível de escola para o Ensino Básico e Secundário)Docentes das áreas de Informática e Ciência da Informação (concursos ao nível de escola para o Ensino Básico e Secundário)

Principais saídas profissionais Formadores especializados em formação profissional (após obtenção do CAP)Formadores especializados em formação profissional (após obtenção do CAP) Bibliotecários (Universidades, Escolas, Municípios, Museus, Fundações, etc.)Bibliotecários (Universidades, Escolas, Municípios, Museus, Fundações, etc.) Arquivistas (Municipais, Históricos, Hospitais, Tribunais, Bancos, Audio- visuais, etc.)Arquivistas (Municipais, Históricos, Hospitais, Tribunais, Bancos, Audio- visuais, etc.) Documentalistas especializados em diversas áreas (Juristas, Económico-Financeira, Saúde, Cultural, etc.)Documentalistas especializados em diversas áreas (Juristas, Económico-Financeira, Saúde, Cultural, etc.)

O que fazemos em CTDI E-learning, Blogues e WikisE-learning, Blogues e Wikis

O que fazemos em CTDI ProgramaçãoProgramação

O que fazemos em CTDI Planeamento e realização de actividadesPlaneamento e realização de actividades

Actividades extracurriculares

Quem somos?Quem somos? Organização representativa dos estudantes da licenciatura em CTDIOrganização representativa dos estudantes da licenciatura em CTDI Objectivos: integrar, dinamizar a comunidade, representar e servir de ligação curso-sociedadeObjectivos: integrar, dinamizar a comunidade, representar e servir de ligação curso-sociedade

actividades 2007/08 Colaboração na Organização das I Jornadas de Gestão de Carreira ‘08Colaboração na Organização das I Jornadas de Gestão de Carreira ‘08 Pedipaper (recepção ao caloiro)Pedipaper (recepção ao caloiro) Visita de estudo a Lisboa (Torre do Tombo e Biblioteca Nacional)Visita de estudo a Lisboa (Torre do Tombo e Biblioteca Nacional) Fim de semana no GerêsFim de semana no Gerês Dia radical (Vilarinho das Furnas)Dia radical (Vilarinho das Furnas)

actividades 2008/09 Ciclo de vídeo: sessão mensal aberta a toda a comunidade ESEIG com filmes relacionados com as temáticas dos cursos da ESEIGCiclo de vídeo: sessão mensal aberta a toda a comunidade ESEIG com filmes relacionados com as temáticas dos cursos da ESEIG Divulgação da licenciatura em CTDI junto das escolas secundárias da Póvoa de Varzim e Vila do CondeDivulgação da licenciatura em CTDI junto das escolas secundárias da Póvoa de Varzim e Vila do Conde Dia radicalDia radical

Visita de estudo:

Trabalhos Curriculares Planeamento e Gestão de Recursos – 1º ano

Trabalhos Curriculares Projecto de Biblioteca – 3º ano

Trabalhos Curriculares Projecto de Biblioteca – 3º ano

Muito obrigado! Contactos: do Núcleo