Colégio Maria Imaculada Dr. Piero Roversi Projeto - INTEGRAL Colégio Maria Imaculada Dr. Piero Roversi
Justificativa O curso de período integral foi criado com a expectativa de atender necessidade das famílias e oferecer aos alunos um complemento da Educação Formal, com atividades diversificadas e em um lugar seguro. Nosso curso se preocupa com desenvolvimento social, físico, cognitivo, emocional e afetivo das crianças fora da sala de aula, em um ambiente seguro, agradável e acolhedor, que privilegia uma rotina planejada garantindo tranquilidade aos pais e famílias.
Objetivos Ampliar momentos de lazer e convívio social Acompanhar tarefas de casa, desenvolvendo responsabilidade e organização. Oferecer suporte necessário para atividades culturais e recreativas. Proporcionar momentos lúdicos para um melhor desenvolvimento psicomotor, emocional, intelectual e social do educando. Desenvolver habilidades e potencialidades por meio de diferentes atividades extras. Permitir que a criança sinta-se segura e acolhida no ambiente escolar, utilizando este novo espaço para ampliar suas relações sociais e afetivas com as crianças e adultos ali presentes, a fim de construir uma imagem positiva sobre si mesma e sobre os outros, respeitando a diversidade e valorizando sua riqueza.
Público Alvo Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I
Horário 07h às 13h – Período Complementar 13h às 17h – Período Regular
Diferenciais Todas as atividades são feitas por profissionais capacitados e qualificados. O Colégio se compromete com a segurança e bem estar do aluno Alimentação, lição de casa, reforço e parte recreativa serão nosso foco
Atividades Oração Diária Orientação de Estudo e Lições de Casa Atividades Ludo pedagógicas Atividades com Sucatas Hora do Conto Informática Educativa Educação Física Múscia Capoeira Culinária
Oração Diária Necessária ao crescimento na graça e, mesmo à própria vida espiritual, como é o alimento ao bem estar físico
Orientação de Estudos e Lições de Casa Inserindo-se num pequeno grupo, de acordo com a faixa etária, o aluno desenvolve trabalho diário, que lhe permite adquirir técnicas de estudo e desenvolver sua organização espaço- temporal, concentração, responsabilidade e segurança, que o auxiliarão na aprendizagem , a fim de ter o necessário aproveitamento. O estudo e a lição de casa são supervisionados por educadores qualificados que controlam e verificam as tarefas, habituando os alunos a uma rotina diária onde o estudo tem papel significativo
Atividades Ludo pedagógicas Muito importante pois proporciona ao indivíduo conhecimento de maneira gratificante, espontânea e criativa. Essas atividades são importantes pois contribuem para:- Desenvolver a criatividade, sociabilidade e as inteligências múltiplas. Dar oportunidade para que aprenda a jogar e participar ativamente-Enriquecer o relacionamento entre os alunos Adquirir novas habilidades Aprender a lidar com os resultados independentemente do resultado obtido Aceitar regras e respeitá-las-Fazer suas próprias descobertas por meio do brincar Desenvolver e enriquecer sua personalidade tornando-o mais participativo e espontâneo perante os colegas da classe Aumentar a interação e integração entre os participantes. Lidar com frustrações se portanto de forma sensata. Proporcionar a autoconfiança e a concentração
Atividades com Sucatas Desenvolver a criatividade para a busca do novo Despertar a emoção e o imaginário para fazer dessa construção o verdadeiro sentido de existir: brincar
Hora do Conto Teremos cantigas de roda, brincadeiras folclóricas e contato com brincadeiras do passado. Mostraremos aos alunos que sem tecnologia também conseguimos nos divertir. Nossos principais objetivos serão: Estabelecer relações entre leitura e indivíduo, entre leitura e escrita e aluno, aprofundando os níveis de desempenho. Oferecer a leitura como um momento de informação, formação, mas também como um momento de apreciação e prazer. Preparar leitores experientes e críticos para desempenhar bem seu papel na sociedade
Informática Educativa Aprenderão utilizar o computador - para acesso à internet e softwares educativos- enquanto recurso pedagógico para as aulas de diferentes disciplinas, incentivando a descoberta de informações e construção do conhecimento tanto do aluno quanto do professor. Dessa forma, o profissional refletirá sobre as possibilidades para que as ferramentas computacionais contribuam efetivamente para a construção do conhecimento de seus alunos
Educação Física Estímulo de práticas saudáveis como forma de valorizar a vida. O trabalho realizado é dado nos aspectos educacionais da prática esportiva, privilegiando a formação de valores, como a cooperação, a solidariedade, a autonomia e a criatividade, respeitando as fases do desenvolvimento de cada aluno. Como benefícios, há uma melhor sustentação para a aprendizagem formal, a formação de adultos mais saudáveis e o despertar do gosto pela atividade física de uma forma harmônica e saudável.
Capoeira Mais do que uma luta, a Capoeira é uma prática educativa. O aluno aprende a ter respeito e disciplina, e utiliza, ao mesmo tempo, a energia física e intelectual de forma eficaz. Desenvolve agilidade, força e resistência.
Culinária Será dada uma vez por mês baseando-se no tema estudado. A oficina de culinária tem por objetivo principal favorecer e estimulara a criança quanto a alimentação saudável, a origem dos alimentos e seu preparo. Oferecer de forma lúdica às crianças, atividades que envolvam os alimentos e reforcem suas características nutricionais, através do manuseio e observação de cores , formas e sabores diversos; Unir-se à família como aliada na criação de hábitos alimentares saudáveis; Aprender o poder nutritivo dos alimentos (vitaminas, carboidratos, gorduras, etc.) Levar receitas e hábitos alimentares novos para a família.
Alimentação O aluno terá: 1º Café da manhã 2º Lanche intermediário 3º Almoço Essa composição de cardápio tem como objetivo a construção de hábitos alimentares e etiqueta, por meio de refeições variadas e balanceadas.
Equipe Diretora Pedagógica Coordenadora Pedagógica Professora responsável pela parte complementar Professora responsável pela parte regular Professor de música Professor de Ed. Física Professor de Capoeira Professor de Informática Nutricionista Enfermeira