Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes Durante muitos anos os docentes da Educação Especial tentaram dar resposta aos alunos com necessidades.

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Transcrição da apresentação:

Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes Durante muitos anos os docentes da Educação Especial tentaram dar resposta aos alunos com necessidades educativas especiais retirando-os da sala de aula e ministrando-lhes um ensino individual que, tecnicamente, consideravam como sendo o mais adequado. Em muitos casos ainda se conseguiu estabelecer uma certa cooperação entre o docente da Educação Especial e o docente das turmas "regulares" e os alunos foram integrados total ou parcialmente, mas quase sempre sendo retirados nas horas do "apoio". EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes Está provado que esta solução não resulta e que acaba por ser frustrante para todos e, muito especialmente, devastadora para muitas das crianças e jovens a ela submetidos. Os recursos disponíveis foram distribuídos de uma forma desigual e os alunos nunca chegaram a alcançar a verdadeira sensação de "pertença" a um grupo/turma. Como resultado, muitos docentes e pais começaram a desejar um modo mais inclusivo de educar todas as crianças. As palavras, por si só, têm significados distintos conforme as pessoas que as interpretam; daí que a inclusão, mais que um termo, é uma filosofia. Não é um programa específico nem pode ser legislada.

VAMOS VER COMO NOS APARECE DEFINIDO O CONCEITO DE INCLUSÃO: O que é educação inclusiva? A inclusão é uma atitude, uma convicção. Não é uma acção ou um conjunto de acções. É um modo de vida, um modo de viver juntos fundado na convicção que cada indivíduo é estimado e pertence a um grupo (Mil & Vila, 1995). Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes

Inclusão implica que as crianças e jovens frequentem as mesmas escolas com os seus irmãos e vizinhos e o resto da população em geral, com colegas do mesmo nível etário, com objectivos de aprendizagem pertinentes e individualizados e com os apoios necessários para o ajudar a aprender (por exemplo educação especial e serviços relacionados). Isto não significa que os estudantes não possam trabalhar num pequeno grupo de quando em vez ou que se limitem à aprendizagem de alguns objectivos do currículo normal que lhe sejam acessíveis. (York, Kronberg e Doyle, Crianças Excepcionais, 1992). Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes

As crianças e jovens com necessidades educativas especiais deverão beneficiar dos apoios individuais e de todas as outras ajudas que os auxiliem a aproximar-se dos comportamentos adaptativos comuns à sua idade e ao meio em que se inserem. Deverá ser feito todo o esforço para satisfazer as necessidades individuais de todos os estudantes através de um currículo versátil aplicado na sala de aula regular. Planeamento compartilhado entre Escola, Família e Comunidade são fundamentais para o desenrolar deste processo. Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes

Uma escola inclusiva é uma instituição educacional na qual todos os recursos disponíveis são utilizados cooperativamente para satisfazer as necessidades educacionais de todas as crianças que a freqüentam. Escolas inclusivas terão que ter uma gestão pedagógica forte que propicia um planejamento conjunto dos programas educativos, uma implementação compartilhada e uma avaliação exigente. Numa escola inclusiva todos os alunos freqüentam turmas adequadas ao seu nível etário. Aprender é um processo dependente de uma grande variedade de estratégias instrucionais usadas pelos docentes por forma a facilitar as aprendizagens dos seus alunos. Muitas vezes o apoio de pessoal auxiliar é também fundamental para que o transfer das aprendizagem seja efetivo em situações do dia a dia. Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes

Inclusão é a educação dos estudantes com necessidades educativas especiais nas salas de aula e escolas que frequentariam se essas necessidades não tivessem sido identificadas, com os apoios apropriados e os serviços necessários que lhes permitam ter êxito educativo. (Associação de Escolas Inclusivas – Psicólogos de Ilinóis). Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes

Inclusão é uma consciência de comunidade, uma aceitação das diferenças e uma co-resposabilização para obviar às necessidades de outros. (Stainback e Stainback, 1990). Ainda estamos a aprender como é que as escolas poderão proporcionar um ambiente o menos restritivo possível para as crianças com necessidades educativas especiais e, ao mesmo tempo, manter os seus níveis instrucionais. No entanto, temos a certeza que esta filosofia cria escolas em que todos os alunos se sentem incluídos. É um processo excitante com benefícios generalizados. Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes

EDUCAÇÃO ESPECIAL AO SUPERDOTADO DEFINIÇÃO DE SUPERDOTAÇÃO A Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação e Desporto, no Brasil, adota a mesma definição de superdotado que foi apresentada no relatório de Marland (1972), do Departamento de Saúde, Educação e Bem-Estar dos Estados Unidos, onde são consideradas crianças portadoras de altas habilidades (superdotadas) as que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isoladamente ou combinados: Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes

Capacidade intelectual; - Aptidão acadêmica ou específica; - Pensamento criador ou produtivo; - Capacidade de liderança; - Talento especial para artes visuais, artes dramáticas e música; - Capacidade psicomotora. Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes