PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério das Comunicações. Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica.
Advertisements

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
VIGILÂNCIA EM ÁGUAS DE CONSUMO HUMANO NOS MUNICÍPIOS GOIANOS COM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Kalanity de Souza Alves SUVISA - GO.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
C OMISSÃO DE C IÊNCIA, T ECNOLOGIA, I NOVAÇÃO, C OMUNICAÇÃO E I NFORMÁTICA A UDIÊNCIA P ÚBLICA QUALIDADE DE SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL 15 de julho de 2015.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
Teodora Tavares Curriculum vitae. Experiência Mais de 20 anos de advocacia em consultoria a empresas privadas e a entidades do terceiro setor, nas áreas.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
Portifólio Prof. Ricardo Raele. Prof. Ricardo Raele é um cientista brasileiro, mestre em administração e doutorando em biologia. Começou sua carreira.
Ministério do Meio Ambiente Ministério das Cidades Estratégia de Apoio à Gestão Ambiental Urbana no Brasil.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Projeto Sinergia “Caminhando para a Excelência” Política de Acompanhamento e Monitoramento do Movimento Apaeano Federação Nacional das APAEs Nancy Ferreira.
Rede Interagencial de Informação para a Saúde Ripsa-Bahia Delsuc E. Filho Zenaide Calazans Oliveira Brasília, 24 de maio de 2012.
GESTÃO COMPARTILHADA DE VAZÕES PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO NA BACIA DO RIO PEREQUÊ COM ABORDAGEM DOS ASPECTOS REGULATÓRIOS JARAGUÁ DO SUL – 16 A 19 DE MAIO.
Área de Inclusão Social - BNDES PMAE – Linha de Apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 28 de junho de 2005 Gestão e Regulamentação.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
T Procuradoria Especial Da Mulher Câmara dos Deputados Brasil Dep. Elcione Barbalho Procuradora da Mulher.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Execução do Componente 01:  Articulação Político-institucional  Diagnóstico Rápido Participativo Julho de 2011.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
Projeto para Atualização Tecnológica e Manutenção da BVS RIPSA - Fase III Informe de Atividades 26ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) Brasília, 05.
APONTAMENTOS SOBRE REDES RAS EM SANTA CATARINA II OFICINA DE FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
POÇOS ARTESIANOS Eng. Dario Francio – Coordenador Regional
CADASTRO DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO ITAJAÍ.
Brasília, 5 de junho de  Criado na reunião anual geral dos CGI da Ripsa para discussão do IDB 2011, realizada no dia 29/02/2012  Primeira reunião.
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
A Rede BVS no Brasil: contextualizando a BVS Saúde Pública Cláudia Guzzo Coordenadora PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
1 SEMINÁRIO Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional Programa Sociedade Convergente PAINEL “A Visão do Comitês, Municípios e Usuários” Geól. Carlos.
EPORTUGUÊSe – junho de |1 | A iniciativa ePORTUGUÊSe e oportunidades para os países de língua portuguesa BIREME/OPAS/OMS - São Paulo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
ATIVIDADES DA ANEPCP – DE MARÇO A SETEMBRO DE 2015 DIRETORIA DA ANEPCP.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Implantação do Observatório: Experiência Piloto Brasília, 2006.
ARTICULAÇÃO DA REDE DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR Estado de São Paulo 2009.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Acompanhamento da elaboração de Plano Municipal.
14ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Saúde Pública Brasil 05 de abril de 2012 – FSP/USP - São Paulo, Resultados alcançados.
Apresentação do Projeto. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar.
As Participações Governamentais no Estado do Rio de Janeiro Câmara dos Deputados Comissão de Minas e Energia Dezembro, 2010.
Controle interno municipal: identificando os problemas e apontando soluções TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO.
2012 Nilo André Bernardi Filho Secretário do CBH-Paranaíba RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CBH – PARANAÍBA EXERCÍCIO 2011.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR PRAPEM/MICROBACIAS 2 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA.
31ª Reunião da COGEF  Situação do PROFISCO  Preparação do PROFISCO II  Rede de Descentralização e Gestão Fiscal Subnacional  Modelo de Maturidade e.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA SECRETARIA EXECUTIVA MEIO AMBIENTE, INFRA-ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO Brasília, 10 de Outubro de 2007.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
Brasília, 16 de novembro de Secretário Regional: Edgar Augusto Lanzer.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu da S. Kettelhut Coordenação Nacional do Projeto Secretaria de Recursos Hídricos Ministério do Meio Ambiente Junho de 2006

PLANO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS O Conselho Nacional de Recursos Hídricos aprovou o Plano Nacional de Recursos Hídricos em 30/01/2006, onde a questão das águas subterrâneas é tratada em um programa específico - Programa Nacional de Águas Subterrâneas, que contempla a questão do PAG PROJETOS PILOTOS Os projetos pilotos de Ribeirão Preto e Santana Livramento - Rivera já dispõem de escritórios (infra-estrutura básica) e facilitadores contratados.

UNEP BRASIL Reunião da UNEP –Brasília 12 e 13 de julho de 2005 – Apresentação do projeto e nivelamento dos novos participantes da UNEP. O 2º Encontro da UNEP ocorreu no município de Ribeirão Preto-SP (sede do Projeto Piloto), com a participação de aproximadamente 100 pessoas, no período de 03 a 05 de outubro de Foi apresentado o andamento dos projetos dos fundos de cidadania (8) e universidades (4), assim como os escopos das contratações do mapa base e hidrogeologia. Reunião da UNEP Ribeirão Preto-SP- 05 de outubro de A UNEP – Unidade Nacional de Execução do Projeto foi formalmente instalada em 31/10/2005. Reunião da UNEP – Florianópolis 30 de maio de 2006 – Discussão do ADT e Congresso do Sistema Aqüífero Guarani.

CPRM – Serviço Geológico do Brasil ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas Estados Assinados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Em fase final: Minas Gerais e São Paulo. ACT – Acordos de Cooperação Técnica Contrapartida Nacional C ontratação de consultor Entrega do 1º relatório de comprovação de contrapartida Contato do consultor com as unidades estaduais, instituições federais, empresas de saneamento e etc

ADT – Análise Diagnóstico Transfronteiriço Reuniões Locais / Oficinas nos projetos pilotos Ribeirão Preto (12 e 13 de abril) e Santana Livramento - Rivera (3 a 4 de abril). Reunião Nacional do ADT com a participação de 63 pessoas, no período de 30 e 31 de maio de 2006, em Florianópolis – SC. A partir dos resultados das reuniões locais foram desenvolvidos os temas de qualidade, quantidade e Estratégias Nacionais. Atualmente - Sistematização dos resultados para posterior análise pela UNEP. Mapa Base do PAG Participação de técnicos do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e DSG Exército – Diretoria de Serviços Geográficos na conferência do mapa confeccionado pela empresa Tecsult.

Organização de eventos e Cursos Curso de Gestão de Águas Subterrâneas para a Região do Mercosul (GW Mate) em Atibaia (SP) no período de 26 a 28 de julho de 2005 com a participação de técnicos dos 4 países Curso do Mapa Base em Arc View, em Goiânia (GO) no período de 23 e 24 de março: participação de técnicos brasileiros com conhecimento do programa. Próximos Eventos Jornada Estadual do Aqüífero Guarani – 16, 17 e 18 de agosto, em Botucatu – Coordenação Estadual de São Paulo. Congresso Aqüífero Guarani - 6 a 8 de dezembro, em Campo Grande - MS – Unidade Nacional de Execução do Projeto.

Participação em eventos e cursos Participação de técnico no 1º Seminário Latino Americano de Monitoramento de Água Subterrânea – Belo Horizonte - período de 23 a 26 de abril de Aspectos para o desenvolvimento e implantação da rede de monitoramento do PAG – Luiz Amore. Participação de técnico no 3º Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública – Fortaleza - período de 26 a 31 de março de Mesa Redonda – Universalização do Acesso ã água potável – tema: Aqüífero Guarani: possibilidade de uso racional. Participação do coordenador nacional do IV Fórum Mundial da Água – México – 16 a 22 de março de 2006

MUITO OBRIGADO Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos Sites: sg-guarani.org