1 MATERIAL PRELIMINAR DE APOIO AOS PILOTOS CPFR Comitê Reposição Eficiente & G.T. CPFR Setembro, 2002 Collaborative Planning Collaborative Planning Forecast.

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Transcrição da apresentação:

1 MATERIAL PRELIMINAR DE APOIO AOS PILOTOS CPFR Comitê Reposição Eficiente & G.T. CPFR Setembro, 2002 Collaborative Planning Collaborative Planning Forecast and Replenishment

2 Alinhamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento de Demanda Planejamento da Reposição Reposição Acordo Inicial Plano de Negócios Previsão de Vendas Plano de Pedidos Geração de Pedidos Modelo Processo CPFR

Acordo Inicial Alinhamento Estratégico Avaliação da Capacitação Para o CPFR Definir os objetivos estratégicos comuns Definir pontos de colaboração, áreas responsáveis e recursos Definir KPI´s do acordo Determinar prazo de revisão do acordo Definir as categorias Definir processo padrão de colaboração Definir Acordo Inicial

4 1. Alinhamento Estratégico Processo 1.1 Avaliação de Capacitação para o CPFR 1.2 Definição do Acordo Inicial OBJETIVOS: Estabelecer as regras e princípios do relacionamento colaborativo. Os dois parceiros de negócio devem desenvolver conjuntamente um acordo inicial de negócios que inclui os objetivos da colaboração, acordos de confidencialidade e o comprometimento de recursos

5 OBJETIVOS: èPossibilitar o entendimento de como cada parceiro se encontra em relação às melhores práticas de CPFR, identificar pontos fortes e oportunidades do processo atual, permitir o estabelecimento de expectativas realistas do processo de CPFR, permitir que os parceiros entendam se estão prontos para o CPFR KPI´s: èPontuação do assessment (go no go) èOportunidades AÇÕES: èAtribuir notas separadamente èDiscutir as notas e consenso* * Pode ser assistido por consultoria, metodologia do assessment, definições casadas, KPI’s comuns, barreiras e facilitadores, tarefas, plano de trabalho com milestones 1.1. Avaliação da Capacitação para o CPFR Atividade 1. Alinhamento EstratégicoProcesso

6 OBJETIVOS: èDocumentar o entendimento de ambos os parceiros acerca dos objetivos da colaboração, confidencialidade e comprometimento de recursos KPI´s: è AÇÕES: èDefinir os objetivos estratégicos comuns èDefinir os KPI’s do acordo èDefinir as categorias èDefinir pontos de colaboração,áreas responsáveis e recursos èDefinir processo padrão de colaboração èDeterminar prazo de revisão do acordo 1.2. Definição do Acordo Inicial Atividade 1. Alinhamento EstratégicoProcesso

Definir táticas da categoria Plano de Negócios (conjunto) Planejamento Tático Plano de Negócios Vendedor Plano de Negócios Comprador Estratégia da Indústria Estratégia do Comércio Criar Plano de Negócios Conjunto Definir compromissos de reposição e níveis de serviço

8 2. Planejamento TáticoProcesso 2.1 Definição das Táticas da Categoria (conhecimento básico do gerenciamento por categoria) 2.2 Criação do Plano de Negócios (conjunto) OBJETIVOS: Gerar uma estratégia de negócios conjunta que irá reger as ações táticas de reposição de produtos e planejamento promocional para um dado período, e que será revisada após seu término para o período seguinte

9 OBJETIVOS: èDefinir qual o papel de cada categoria para o comércio, de acordo com o perfil de seu consumidor KPI´s: èCrescimento da categoria èLucratividade èShare èetc AÇÕES: èUsar uma das várias ferramentas e técnicas já reconhecidas pelo ECR Brasil para a definição de papéis da categoria 2.1. Definição das Táticas da Categoria Atividade Processo2. Planejamento Tático

10 OBJETIVOS: èDesenhar os processos e parâmetros gerais de reposição por item, bem como um calendário de atividades promocionais por categoria KPI´s: AÇÕES: èDefinir metas de vendas para a categoria èDefinir como suportar as metas da categoria - Plano de Ação (ofertas, atividades promocionais, demonstradoras etc) èCriar calendário promocional conjunto para a categoria èDefinir metas de Nível de Serviço (Ruptura, OTIF, Case Fill etc) èDefinir informações a serem compartilhadas e seus objetivos èDefinir periodicidade de avaliação dos resultados 2.2. Criação do Plano de Negócios (conjunto) Atividade Processo2. Planejamento Tático

Planejamento de Demanda Histórico de Demanda Calendário Promocional Conjunto Criar Previsão de Vendas Previsão de VendasPlano de Contingência Create Sales Forecast Data Flow Resolve Sales Forecast Exception Data Flow Restrições da Indústria e Comércio

12 3. Planejamento de Demanda Processo 3.1. Análise dos Dados Históricos da Demanda 3.2. Análise do Calendário Promocional Conjunto 3.3. Verificação de Restrições da Indústria e do Comércio 3.4. Obtenção do Consenso da “Previsão de Vendas” 3.5. Geração do Plano de Contingência OBJETIVOS: Gerar o Planejamento de Demanda baseada no histórico da demanda e calendários da indústria e do comércio Processo

13 OBJETIVOS: èIdentificar o padrão de demanda histórica e o modelo matemático que mais se aproxima ao modelo de dados históricos KPI´s: AÇÕES: èCapturar dados históricos èGerar estimativa base 3.1. Análise dos Dados Históricos da Demanda Atividade

14 OBJETIVOS: èValidar calendário promocional definido no Plano de Negócios KPI´s: AÇÕES: èAvaliar impacto de oportunidades e ameaças pontuais que podem afetar a previsão èValidar calendário promocional 3.2. Análise do Calendário Promocional Conjunto Atividade

15 OBJETIVOS: èIdentificar restrições da Indústria e do Comércio que podem afetar a previsão de vendas KPI´s: AÇÕES: èIdentificação de restrições èAvaliação do impacto das restrições na previsão 3.3. Verificação de Restrições da Indústria e do Comércio Atividade

16 OBJETIVOS: èPlanejar a previsão de vendas através de informações do ponto de venda (POS), informações causais e de eventos planejados KPI´s: AÇÕES: èGerar a “Previsão de Vendas” conjunta èDisponibilizar a previsão para a Indústria e Comércio èObter o consenso da previsão 3.4. Obtenção do Consenso da “Previsão de Vendas” Atividade

17 OBJETIVOS: èDeterminar ações claras para resolver as exceções da previsão de vendas KPI´s: AÇÕES: èListar possíveis exceções èIdentificar ações necessárias para resolver as exceções èDefinir responsáveis 3.5. Geração do Plano de Contingência Atividade

Planejamento da Reposição Planejamento da Reposição Previsão de Vendas Conj. Plano de Pedidos

19 4. Planejamento da Reposição Processo 4.1 Mapa do Ciclo de Pedido entre Industria e Comércio 4.2 Definição Modelo para Reposição de Itens Promocionais e Não Promocionais 4.3 Criação do Plano de Pedidos OBJETIVOS: Estabelecer calendário de pedidos baseado na previsão conjunta de vendas gerada pelos parceiros de negócio

20 OBJETIVOS: èDeterminar momento ideal de entrada de pedidos visando suprir a demanda estabelecida na previsão de vendas conjunta KPI´s: èTempo de ciclo do pedido total AÇÕES: èMedir tempo de cada atividade que compõe o ciclo do pedido entre indústria e comércio, desde a extração do pedido até a chegada do produto na gôndola 4.1. Mapa do Ciclo de Pedido entre Indústria e Comércio Atividade

21 OBJETIVOS: èDeterminar o momento ideal de entrada de pedidos e o processo de fluxo da mercadoria considerando as particularidades inerentes a cada tipo de reposição KPI´s: AÇÕES: èDefinir:  Momento ideal de colocação de pedidos  Tipo de fluxo da mercadoria (X-Dock, DSD, Janelas de entrega, etc....)  Prioridades de processamento do pedido, descarga e transferência para o PDV  Modelo (VMI, EDI, Programação) 4.2. Definição do Modelo para Reposição de Itens Promocionais e Não Promocionais Atividade

22 OBJETIVOS: èCriar plano de pedidos KPI´s: AÇÕES: èPropor o plano de pedidos para o período, baseado na previsão de vendas conjuntas, no mapeamento do ciclo de pedidos e nas definições das estratégias de reposição 4.3. Criação do Plano de Pedidos Atividade

Geração de Pedidos Pedidos Reposição Estoques Plano de Pedidos Alinhamento de Cadastro

24 5. Reposição Contínua Processo 5.1 Alinhamento de Cadastro 5.2 Geração de Pedidos 5.3 Acompanhamento de Entrega OBJETIVOS: Garantir menor nível de inventário possível, sem comprometer a disponibilidade de produtos nas gôndolas (Ponto de Venda), através da geração de pedidos eficientemente, com cadastros alinhados

25 OBJETIVOS: èGarantir a exatidão dos cadastros dos clientes comparando-os com os dos fornecedores (itens, dimensões, palletização, cubagem, prazos de validade...) KPI´s: èArquivo de comparação de cadastros èQuantidade de divergências (%) AÇÕES: èResolver divergências cadastrais 5.1. Alinhamento do Cadastro Atividade

26 OBJETIVOS: èGerar os pedidos de modo a minimizar os inventários sem gerar rupturas. Esse processo tem que ser o mais ágil, confiável e automático possível, para evitar erros / gargalos KPI´s: èNível de Inventário èNível de Ruptura (OOS) – Através de Leituras Especializadas AÇÕES: èGerar o pedido de acordo com o modelo de reposição estabelecido 5.2. Geração de Pedidos Atividade

27 OBJETIVOS: èGarantir a entrega do pedido a tempo e completo (OTIF), de modo a evitar a geração de ocorrências (Retornos, reentregas e devoluções) KPI´s: èOTIF (Pedidos e Caixas) èOcorrências (Retornos, Reentregas e Devoluções) èEficiência das Transportadoras (prazo de entrega, avarias, nível de serviço...) AÇÕES: èEstabelecer contatos entre os elos da cadeia, ou seja, cliente (departamento de Expedição/ Recebimento e Comercial), comercial do fornecedor e transportadora  Comparar pedido X faturado X entregue (volume ou valor ) 5.3. Acompanhamento de Entrega Atividade