Aula 14 “Pela primeira vez, literalmente pela primeira vez, um número substancial e crescente de pessoas tem a possibilidade de fazer escolhas. Pela primeira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIMENSÕES ESSENCIAIS DO CARGO
Advertisements

DEFINIÇÃO DE CARGOS / JOB DESIGN
DESCRIÇÃO DE CARGOS.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
MOTIVAÇÃO Conduzindo a equipe ao objetivo da empresa.
Seminários de Estratégia e Competitividade Área Recursos Humanos Remuneração PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Núcleo Universitário Betim.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Motivação da força de vendas ● Motivação ● busca consciente ou inconsciente para atender a uma necessidade fisiológica ou psicológica. Todo comportamento.
Estrutura Organizacional
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ( AO) E COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E MÉTODOS Marcelo Alves Carrera.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 3 - Tomada de Decisão Empresarial.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Gestão de pessoas Evolução, forma e processos Prof. Adm. Leandro Somma.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Liderança nas Organizações.  Influência: modificar o comportamento  Poder: potencial de influência  Autoridade : poder legal e socialmente aceito.
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
Introdução à Administração
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
GESTÃO DA QUALIDADE - EMENTA
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
Liderança e Planejamento Estratégico EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz.
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS  Início da década de 1930  Biólogo alemão Ludwing Von Bertalanfy  Os estudiosos dessa teoria procuraram formular generalizações.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
A ARTE DE GERENCIAR PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES Aprenda Como Tratar os Tipos de Funcionários Existentes Numa Empresa.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Estratégia Empresarial
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Professora: Adriana Paz
Teoria Geral de Sistemas
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
Fundamentos da Administração
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
CARREIRA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO Heloísa Lück CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO 10 de.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Perspectiva Moderna da Administração Administração por Objetivos Prof. Pedro Xavier da Penha.
As Questões-Chave da Avaliação Avaliação para quê? Avaliação para quem? Quando deve ocorrer a avaliação? Quais os critérios de avaliação? Quem deve ser.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Transcrição da apresentação:

Aula 14 “Pela primeira vez, literalmente pela primeira vez, um número substancial e crescente de pessoas tem a possibilidade de fazer escolhas. Pela primeira vez as pessoas terão de administrar a si próprias. E é preciso que se diga uma coisa: elas estão totalmente despreparadas para isso.” Peter Drucker

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS Cinco dimensões essenciais do cargo: a) Variedade: é o número e a variedade de habilidades exigidas pelo cargo. São recursos utilizados na operação do trabalho para tornar o cargo menos repetitivo e monótono. b) Autonomia: é o grau de independência e de critério pessoal que o ocupante tem para planejar e executar o trabalho. Chiavenato, 2009

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS c) Significado da tarefa: é o volume do impacto reconhecível que o cargo provoca em outras pessoas. d) Identidade com a tarefa: refere-se à possibilidade de a pessoa efetuar uma peça de trabalho inteira ou global e poder claramente identificar os resultados de seus esforços. e) Retroação: ocorre quando o ocupante do cargo recebe informação de retorno sobre como está indo na sua atividade. Chiavenato, 2009

Enriquecimento de cargos O desenho contingencial de cargos é dinâmico e privilegia a mudança em função do desenvolvimento pessoal do ocupante, ou seja, permite a adaptação do cargo ao potencial de desenvolvimento pessoal do ocupante.

Enriquecimento de cargos Essa adaptação contínua é feita pelo enriquecimento de cargos que significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca, através do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação. Tem como objetivo de aumentar as responsabilidades e desafios das tarefas do cargo para ajustá-los às características progressivas do ocupante.

Enriquecimento de cargos A adequação do cargo ao ocupante melhora o relacionamento interpessoal dentro do trabalho e visam novas oportunidades de mudanças para uma melhor qualidade de vida no trabalho. O que se espera é um aumento de produtividade e redução das taxas de rotatividade e de absenteísmo do pessoal, para isso precisará introduzir uma nova estratégia que faça uma reeducação dos cargos de gerente e chefia, descentralização das pessoas dando empowerment e maiores oportunidades de participação.

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS c) Significado da tarefa: é o volume do impacto reconhecível que o cargo provoca em outras pessoas. d) Identidade com a tarefa: refere-se à possibilidade de a pessoa efetuar uma peça de trabalho inteira ou global e poder claramente identificar os resultados de seus esforços. e) Retroação: ocorre quando o ocupante do cargo recebe informação de retorno sobre como está indo na sua atividade. Chiavenato, 2009

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS Essas dimensões permitem que o cargo seja impregnado dos fatores motivacionais ou satisfacientes, assegurando que o desenho do cargo permita que: 1) A pessoa utilize várias de suas habilidades e competências pessoais na execução das tarefas. 2) A pessoa tenha certa autonomia, independência e autodireção da tarefa. Chiavenato, 2009

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS 3) A pessoa faça algo significativo e que tenha sentido ou razão de ser. 4) A pessoa se sinta pessoalmente responsável pelo sucesso ou fracasso das tarefas decorrentes de seus próprios esforços. 5) A pessoa descubra e avalie seu próprio desempenho enquanto executa o trabalho, sem intervenção de terceiros ou da chefia.

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS O enriquecimento do cargo consiste em aumentar deliberada e gradativamente os objetivos, as responsabilidades e os desafios das tarefas do cargo. O enriquecimento do cargo pode ser lateral ou horizontal ou vertical. Chiavenato, 2009

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS Enriquecimento horizontal: adição de novas responsabilidades do mesmo nível. Enriquecimento vertical: adição de novos responsabilidades de nível gradativamente mais elevado. Chiavenato, 2009

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS Se o cargo é expandido com um número maior de variedade de tarefas ou um número maior de operações, o cargo recebe um enriquecimento horizontal. Se o ocupante do cargo é envolvido com o planejamento, organização e inspeção, além da execução do seu trabalho, o cargo recebe um enriquecimento vertical. Chiavenato, 2009

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS As pesquisas sugerem que o enriquecimento de cargos horizontal ou vertical, individual ou grupal, resulta em melhoria de desempenho e, no mínimo, em redução da insatisfação do trabalho. Chiavenato, 2009

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS Consequências indesejáveis no enriquecimento de cargos: Sensação de ansiedade e angústia; Sensação de exploração pela organização; Insegurança com a nova atividade; Resistência à mudança diante de tarefas e atribuições aumentadas. Temor de falhar e a insegurança quanto à possibilidade de não aprender corretamente o novo trabalho podem criar obstáculos. Chiavenato, 2009

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS Consequências indesejáveis no enriquecimento de cargos: Sindicatos vêm acusando certas empresas de o fazerem exclusivamente pra proveito próprio, com evidente exploração das pessoas. Chiavenato, 2009 Quem vive eternamente em terreno de peru nunca aprenderá a voar como uma águia. E talvez nem saiba que existam águias voando pelo espaço, e que é possível fazê-lo. Lair Ribeiro

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS ABORDAGEM MOTIVACIONAL AO DESENHO DE CARGOS 1) Percepção do significado 2) Percepção da responsabilidade 3) Conhecimento dos resultados Chiavenato, 2009

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS ABORDAGEM MOTIVACIONAL AO DESENHO DE CARGOS 1) Percepção do significado: é o grau em que o ocupante do cargo experimenta seu trabalho como importante, valioso e contribuindo para alguma coisa. Chiavenato, 2009

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS ABORDAGEM MOTIVACIONAL AO DESENHO DE CARGOS 2) Percepção da responsabilidade: é a profundidade com que o ocupante se sente pessoalmente responsável e ligado aos resultados do trabalho desempenhado. Chiavenato, 2009

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS ABORDAGEM MOTIVACIONAL AO DESENHO DE CARGOS 3) Conhecimento dos resultados: é a compreensão de que o ocupante recebe sobre como efetivamente ele desempenha o trabalho. Chiavenato, 2009

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS Seis conceitos implementadores das cinco dimensões essenciais e dos três estados psicológicos: a) Tarefas combinadas: combinar e juntar várias tarefas segregadas em uma só tarefa. Proporciona aumento da diversidade do trabalho e a identidade com a tarefa. Denominação de generalista ou gerente de tarefa. Chiavenato, 2009

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS b) Formação de unidades naturais do trabalho: identificar diferentes tarefas a serem executadas, agrupá-las em módulos significativos e atribuí-las a uma pessoa. c) Relações diretas com o cliente ou usuário: estabelecer comunicações diretas entre o ocupante do cargo e os vários usuários internos ou clientes externos do seu serviço, bem como seus fornecedores. Chiavenato, 2009

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS d) Carga vertical: adição de tarefas mais elevadas ou atividades gerenciais. Integração vertical de enriquecimento do cargo. e) Abertura de canais de retroação: significa proporcionar uma tarefa que permita informação sobre como a pessoa está realizando seu trabalho, em vez de depender da gerência ou de terceiros. Chiavenato, 2009

ENRIQUECIMENTO DE CARGOS f) Criação de grupos autônomos: vários trabalhadores individuais podem ser transferidos para grupos interativos ou equipes de trabalho. Chiavenato, 2009