Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Advertisements

OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Professor(es) Apresentador(es):
PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
O computador como Meio e como Fim...
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes Durante muitos anos os docentes da Educação Especial tentaram dar resposta aos alunos com necessidades.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Quando se desenvolve um software educacional para apoio ao processo de aprendizagem, de uma determinada área de conhecimentos e de um determinado conteúdo,
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
EEB. PREF. FREDERICO PROBST Petrolândia 13ª GERED (Ituporanga) “CASO DE SUCESSO” COM O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Tecnologias Educativas I Docente: Fernando Costa Discente : Érica Simões.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO 2015 Educação Física. AVALIAÇÃO ON LINE NO PORTAL NTM Houve registro de 41 respostas, 4 professores responderam em duplicidade,
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
elementos para a reflexão do nosso saber fazer pedagógico
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Educação para a sexualidade e Afectos. Projecto Regional de Prevenção da SIDA para Jovens.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Softwares Educacionais. Oque é um software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
S OFTWARES E DUCACIONAIS. Q UAL SUA FUNÇÃO ? Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Softwares Educacionais E a sua importância nas escolas.
Softwares educacionais Vantagens softwares educacionais nas salas de aula.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
23ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL “Uso responsável da internet” Lema: Navegar sempre mas com Responsabilidade.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
 Os softwares educacionais ajudam os alunos a manterem o foco e também a deixá-los em um ambiente onde sintam-se confortáveis.  É possível utilizar.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Programa (SRHR) de Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD
FERRAMENTAS para Gestão de Serviços e Processos Ilan Chamovitz
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Softwares Educacional.  Os software podem ser considerados programas educacionais a parti do momento em que sejam projetados por meio de uma metodologia.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS

Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador como um grande aliado. O computador, representando as diversas ferramentas da informática e os softwares educativos usados na educação, torna- se cada vez mais um amplificador de potencialidades na capacitação e aperfeiçoamento de alunos, professores e das próprias instituições de ensino.aprendizagem Os softwares podem ser considerados programas educacionais a partir do momento em sejam projetados por meio de uma metodologia que os contextualizem no processo ensino- aprendizagem. Desse modo, mesmo um software detalhadamente pensado para mediar a aprendizagem pode deixar a desejar se a metodologia do professor não for adequada ou adaptada a situações específicas de aprendizagem.

Teoria: Quanto ao enfoque dado à aprendizagem, um software educacional pode direcionar para uma aprendizagem algorítmica ou heurística. Em um software de aprendizagem algorítmica a ênfase está na transmissão de conhecimentos, na direção que vai do sujeito que domina o saber para aquele que quer aprender. No modelo algorítmico o desenvolvedor de software tem o papel de programar uma sequência de instruções planejadas para levar o educando ao conhecimento. Já em um software orientado pelo modelo de aprendizagem heurística predominam as atividades experimentais em que o programa produz um ambiente com situações variadas para que o aluno as explore e construa conhecimentos por si mesmo. Quando se desenvolve um software educacional para apoio ao processo de aprendizagem, de uma determinada área de conhecimentos e de um determinado conteúdo, uma das etapas primordiais de sua produção é definir a concepção pedagógica daqueles que estão envolvidos no seu desenvolvimento e implementação. E para isso, ter um ou vários pedagogos na equipe de projeto é indispensável, o acaba ocorrendo é que grande parte das equipes de desenvolvimento de software educativo não possuem pedagogos ou então os pedagogos tem um papel meramente teórico.

As vantagens: Mantêm as crianças interessadas Os softwares educacionais ajudam os alunos a manterem o foco e também a deixá-los em um ambiente onde sintam-se confortáveis. Os programas que usam personagens de desenho animado e gráficos coloridos contribuem para que as crianças tenham a sensação de estarem jogando e não apenas aprendendo. Alguns ensinam-as através de simulações, jogos de resolução de problemas, tutoriais e exercícios práticos, e estes podem ajudar a evitar que suas mentes fiquem vagas e assim, fazem com que as informações sejam absorvidas melhor. os softwares para crianças, na realidade, conseguem tirar proveito de suas mentes ativas. Transforma o computador em um centro de pesquisa É possível utilizar softwares educacionais como um centro de pesquisa ou aprendizagem. Instalar um que permita aos estudantes o acesso à enciclopédias multimídia e outros materiais de pesquisa, faz com que eles realizem seus projetos de uma forma mais eficiente: pesquisar relatórios de livros, coleta de dados, publicação de boletins informativos e vídeos produzidos, desenhos animados ou clipes de áudio.

Permite a participação da sala Segundo especialistas, softwares educacionais também ajudam aquelas crianças consideradas mais tímidas a participarem mais de sessões de perguntas e respostas. A criança pode se sentir mais confiante para responder questões geradas por um software de computador do que aquelas feitas por um professor. Além disso, os computadores auxiliam àqueles que têm necessidades especiais, aumentando sua autoestima através de aulas interativas, podendo incentivá-los a participar mais das aulas. Aprimora as habilidades sociais Ter softwares educacionais disponíveis para os alunos proporciona um potencial benefício para melhorar suas habilidades sociais. Novamente, especialistas dizem que isso pode levar os estudantes a serem menos agressivos com relação aos seus colegas dentro e fora da sala de aula. Um ambiente tecnológico pode ajudar as crianças a superarem suas frustrações escolares de aprendizagem, permitindo uma maior interação com os outros de forma positiva. Na sala de aula, isto pode resultar em uma melhor aprendizagem para os alunos.