Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distúrbios Alimentares
Advertisements

Álcool Ano Lectivo 2006\2007 Escola Básica E B 2,3 de São Gonçalo
Transtornos Alimentares
Bulimia e anorexia nervosa
O que é raquitismo? O raquitismo é o amolecimento dos ossos em crianças, que potencialmente ocasiona fraturas e deformidades. Raquitismo está entre as.
Trabalho de Ciências Nome:Anderson,Daniela,João L. e Letícia G.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
O que é que acontece a quem tem diabetes?
Alimentação Equilibrada
Trabalho de ciências Sais minerais.
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Doenças alimentares Área de Projecto 6ºD 2007/2008.
Diabetes.
O que é a doença renal crónica?
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Deficiência Nutricional e
Alimentação.
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
Sedentarismo e as Suas consequências.
Bulimia Sobre.
“Bulimia” Escola Básica Secundaria Dona Lucinda Andrade
Distúrbios alimentares
Quais são as funções do rim?
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Doenças Cardiovasculares
VITAMINAS São nutrientes indispensáveis para o crescimento e manutenção do equilíbrio do organismo. Não fornecem energia mas são essenciais em pequenas.
Transtornos Alimentares
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Anemia Ferropriva Luciana R. Malheiros.
Dia Mundial da Alimentação 16 Outubro 2015
Distúrbios alimentares
Diabetes Vívian Coura. Introdução Definição Síndrome metabólica caracterizada por hiperglicemia resultante de defeitos da secreção e/ou ação de insulina.
A IMPORTANCIA DA EDUCAÇAO FISICA.. A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas.
SEDENTARISMO E EXERCÍCIO FÍSICO. O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milénio.
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
ANATOMIA.
ADOLESCÊNCIA… …E os seus problemas. INTRODUÇÃO No âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, foi- me proposto, pelo professor, a elaboração de um trabalho.
Locomoção: ossos e músculos
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
VITAMINA D O que é Vitamina D
Enfarte de Miocárdio.  Vamos mostrar-vos o que um doente de enfarte de miocárdio passa, sofre e sobretudo luta pela vida. Como se diagnostica, qual a.
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
É indiscutível a importância da atividade física na vida de qualquer indivíduo, pois ela é capaz de contribuir de forma significativa para o bem-estar.
APARECIDA MARIA M. A. COSTA GERONTÓLOGA E EDUCADORA FÍSICA.
Dr. Jairo Mancilha, Cardiologista, Master Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp - Instituto de Neurolingüística Aplicada.
Desenvolvimento Humano
DOENÇAS DA TIREOIDE e O PACIENTE IDOSO
Contributo da Alimentação para uma Vida Saudável DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2013.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
COCAÍNA E DERIVADOS – UM PROBLEMA MUNDIAL WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
Lucas Reis e Tiago Paixão. benefícios auxilia na melhora da força muscular, da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
 R Radicais livres são átomos ou moléculas com falta de electrões,por esse motivo, os radicais livres atacam outras moléculas para “roubar” electrões.
Enf:saray.
Distúrbios Circulatórios Parte II
C URSO DE A PRENDIZAGEM T ÉCNICO DE I NFORMÁTICA - S ISTEMAS MÓDULO 6670 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PESSOAL F ORMADORA : L URDES S EGURADO COMPONENTE –
HIPERGLICEMIA E HIPOGLICEMIA
Acidente vascular cerebral (AVC)
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
Trabalho realizado por: Iris Maria Barroso Chambel Nº:9, Turma: 6º F Maria Leonor Moita Amaral Nº:11, Turma: 6º F Disciplina: Ciências da Natureza Professora:
Sistema neurológico Sistema gastrintestinal Sistema reprodutivo Mamas Sistema endócrino Sistema tegumentar Sistema respiratório Sistema músculo-esquelético.
Lesões Desportivas Cabeça e Tronco.
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
Camilo Piran João Pedro Machado Luiz Felipe Pimentel.
O CÂNCER BUCAL.
Transcrição da apresentação:

Doenças provocadas por excesso ou défice de alimentos/nutrientes (má alimentação)

Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias, ter bons hábitos alimentares e fazer escolhas saudáveis, juntamente com a prática de actividade física regular.

Diabetes Doença crónica que afecta capacidade do organismo em utilizar o açúcar do sangue (glicose) para a obtenção de energia, resultando num aumento de glicose que circula no sangue (hiperglicemia). É uma doença caracterizada pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina o que faz com que haja um aumento de açúcar no sangue.

Hipertensão/Doenças cardiovasculares Doenças que afectam o coração e os vasos sanguíneos. São exemplos de doenças cardiovasculares o enfarte do miocárdio, a angina de peito e os acidente vasculares cerebrais ( trombose, embolia, entre outros ). Estas doenças ocorrem quando os níveis de pressão arterial (tensão) encontram-se acima dos valores normais.

Desnutrição É uma doença causada por dieta incorrecta, mas também pode ser causada pela má absorção de nutrientes, isto acontece principalmente a baixa classe social e principalmente as crianças dos países subdesenvolvidos.

Anorexia A anorexia é uma doença provocada por défice de alimentos. Uma pessoa que sofra de anorexia, come pouco e faz muito exercício físico, mesmo tendo um peso abaixo do normal, os anorécticos vêem peso onde não existe, ou seja, o anoréctico pensa que tem muito peso.

Anorexia - continuação A anorexia pode causar: Sérios danos no sistema reprodutor feminino. Crescimento deficiente ou até paragem do mesmo, com a resultante da má formação do esqueleto (braços e pernas curtas em relação ao tronco). Descalcificação dos dentes; cárie dentária. Depressão profunda. Tendências suicidas. Dores de estômago graves.

Bulimia É uma disfunção alimentar. Tem maior ocorrência na adolescência . Cerca de 90% dos casos ocorre em mulheres. A pessoa bulímica tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso, muito mais do que a maioria das pessoas conseguiriam se alimentar em um determinado espaço de tempo, seguidos pelo sentimento de culpa. Para "compensar" o ganho de peso, o bulímico exercita-se de forma desmedida, vomita o que come e faz uso excessivo de diuréticos. Essas pessoas podem ainda jejuar por um dia ou mais também na tentativa de compensar o comida em excesso. O bulímico geralmente encontra–se com peso normal, levemente aumentado ou diminuído (mas não chegando à magreza da anorexia). Essa aparência de normalidade muitas vezes dificulta que se identifique o problema, o que muitas vezes leva a uma demora em se procurar ajuda. Pacientes bulímicos costumam envergonhar-se de seus problemas alimentares e, assim, buscam ocultar seus sintomas. Estas pessoas vêm-se afectadas nas suas relações sociais .

Escorbuto Esta é uma doença provocada pela ausência de vitamina C no organismo. Resulta da falta de frutas e vegetais frescos e do excesso da carne e do peixe salgado. Tem como sintomas o sangramento e inflamação e dor das gengivas, o que pode levar à perda dos dentes.

Raquitismo Esta é uma doença provocada pela ausência de vitamina D ou cálcio no organismo. Tem como sintomas: * Dor nos ossos. * Problemas dentais. * Fraqueza muscular. * Aumento do número de fraturas. * Deformidades no esqueleto. * Distúrbios no crescimento. * Hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue). * Tetania (espasmos musculares descontrolados por todo o corpo). * Amolecimento do crânio. * Inchaço das articulações. .

Beribéri Esta é uma doença provocada pela ausência de vitamina B1 no organismo. Tem como sintomas a fraqueza muscular, emagrecimento, alterações do sistema circulatório e digestivo. Podem surgir também paralisias musculares, percas de equilíbrio e crises nervosas.

Bócio Esta é uma doença provocada pela ausência de iodo no organismo. É uma doença que se manifesta pelo aumento de volume da tiróide

Xeroftalmia Esta é uma doença provocada pela ausência de vitamina A no organismo. Consiste na não produção de lágrimas, tornando, assim os olhos muito secos até à degeneração da córnea.

Anemia Esta é uma doença provocada pela ausência de uma proteína no sangue que possuí o ferro, no organismo. A anemia permanece não detectada em muitas pessoas e os sintomas podem ser poucos. O mais comum é a sensação de fraqueza ou fadiga. A falta de ar é relatada em casos mais graves.