UNB / IPOL AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS AULA 4: PERSPECTIVAS DO CAMPO DA AVALIAÇÃO NO BRASIL PARTE 1 MÁRCIA JOPPERT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com Profª Simony
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Participação de Crianças e Adolescentes Conceitos e práticas Nara Menezes Abril/2011.
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Projeto em Engenharia de
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Participante do comitê de formação do itSMF Brasil
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
Auditoria da Qualidade
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A experiência do Estado de Minas Gerais
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
FÓRUM DA REDE GOIÁS Avaliação, instrumento estratégico no ciclo de gestão do PPA , Avançar Mais Dra. Maria das Graças Rua.
Gerenciamento dos recursos humanos do projeto
5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
Administração de Recursos Humanos II
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica.
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
Gestão de Portfólio de Projetos
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
Consultoria Empresarial
Capítulo 1 A administração hoje.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Gerenciamento de Projetos - Visão PMI
Qualificação Profissional
Antonio Nascimento Roteiro Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento Certificações Conclusões Referências.
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Aula 08 – Gerenciamento de RH
Qualidade e a ISO 9001.
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 1 Professor Pesquisa de Mercado – Pós e Graduação Administração Estratégica - Graduação Mídias Digitais – Pós-graduação.
Ética profissional e DEVERES GERAIS DA VIDA JURÍDICA
Conteúdo programático
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
TCC.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 11 de setembro de 2013 Certificação da Unidade Gestora do RPPS ANEPREM 13º Congresso.
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
Transcrição da apresentação:

UNB / IPOL AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS AULA 4: PERSPECTIVAS DO CAMPO DA AVALIAÇÃO NO BRASIL PARTE 1 MÁRCIA JOPPERT

O QUE É CONSIDERADO COMO O CAMPO DA AVALIAÇÃO -Conjunto de conhecimentos e práticas -Conjunto de princípios éticos -Conjunto de normas -Conjunto de competências

CONTEXTO -No mundo todo há uma demanda exponencial por avaliações devido à ênfase em boa governança e gestão por resultados -Avaliação é vista como uma importante ferramenta de transparência, análise de resultados, value-for-money, gestão participativa e accountability -As avaliações são conduzidas em todos os níveis de gestão -Muitos gestores ficam perdidos quando precisam localizar bons avaliadores e formular encomendas corretamente

QUAL O SENTIDO DE PROFISSIONALIZAR A AVALIAÇÃO? -Você se consultaria com um médico que não tivesse formação? -Você confiaria a construção de sua casa a 1 pessoa que não fosse engenheiro ou arquiteto? -Você confiaria a sua defesa num processo jurídico a alguém que não fosse advogado? -E poderia?

O SENTIDO É: -Ter avaliações de qualidade: que sejam relevantes, acuradas, isentas, que ajudem a tomar decisões corretas e a construir julgamentos corretos -Meta-avaliações (UNICEF,2004; CIDA 2007) mostraram que 1/3 das avaliações não valem o investimento e outro 1/3 são de qualidade irregular (vários bilhões de dólares foram gastos em avaliação nas últimas décadas)

O QUE É SER UM PROFISSIONAL? -Um profissional é alguém que ganha sua vida numa ocupação na qual amadores podem se engajar frequentemente, mas que é reconhecido como um especialista devido a seu conhecimento, habilidades e desempenho (Webster) -Ser um profissional, implica ser fiel a normas, valores e códigos de conduta pré- estabelecidos e ter um desempenho coerente com um padrão de qualidade (Oxford Dictionary)

O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM PROFISSIONAL DO CAMPO DA AVALIAÇÃO Conhecimento Habilidades Experiências

QUE TIPO DE EXPERIÊNCIA É NECESSÁRIO TER? A avaliação é um campo da prática. Portanto, se você quer ser um profissional da área de avaliação, comece vivenciando a formulação e implementação de uma iniciativa em todo o seu ciclo Também é importante vivenciar métodos quantitativos e qualitativos de coleção de dados e informações: nunca deixe de ir a campo Como em toda profissão, pessoas de referência podem fazer toda diferença em sua atuação profissional

QUE TIPOS DE CONHECIMENTOS É NECESSÁRIO TER? (ESPECIALISTAS) literatura e as questões atuais do campo da avaliação conceitos, termos e definições utilizados na avaliação abordagens, métodos e instrumentos da avaliação Teoria de Mudança: permite entender o contexto e a lógica de uma intervenção para identificar implicações para a avaliação. competência intercultural adequada e sensibilidade cultural. Código de Ética padrões e princípios internacionalmente reconhecidos da avaliação Oportunidades de formação e trocas de conhecimentos: redes de avaliadores profissionais conhecimentos específicos dentro da avaliação

QUE TIPOS DE CONHECIMENTOS É NECESSÁRIO TER? (DEMANDANTES) Formular a Demanda: saber elaborar bons termos de referência, de acordo com os recursos disponíveis Conduzir processos de seleção de forma transparente Formular Perguntas de avaliação Conhecer o Mercado para definir critérios justos e adequados de seleção para contratação de serviços Orçar serviços de acordo com valores de mercado Planejar o processo da avaliação de forma realista Comissionar produtos: receber e criticar de acordo com o que foi encomendado (ToR) Comunicação: estratégias para diferentes stakeholders Gestão do conhecimento: saber sistematizar e disseminar a prática

QUE TIPOS DE HABILIDADES É NECESSÁRIO TER? Entender o objeto e formular perguntas avaliativasPensamento independenteSaber ouvir / negociar / dirimir conflitos Capacidade Analítica: extrair significados de dados e informações Trabalhar em equipeFacilitar processos participativosOrçar, planejar, gerenciar processosComunicar resultadosSensibilidade política; saber gerar empatia

AVANÇOS DA COMUNIDADE INTERNACIONAL Profissionalização da Avaliação Normas e Padrões Institucionalização Códigos de Conduta e Ética Competências Redes e Associações Processos de Certificação Credenciamento

NORMAS E PADRÕES -Normas e Padrões para Avaliação têm sido desenvolvidos por Associações de Avaliação (VOPEs). Mais referenciados: -Guiding Principles for Evaluators (American Evaluation Association) -African Evaluation Guidelines (African Evaluation Association) -Norms and Standards for Evaluation (United Nations Evaluation Group – UNEG)

CÓDIGOS DE CONDUTA E ÉTICA -Code of Conduct approved by UNEG -Code of Ethics – IDEAS (International Development Evaluation Association) -Guidelines on Ethical Conduct of Evaluation and Code of Ethics (Australasian Evaluation Society) -Professional Ethics and Standards for the Evaluation Community in the Government of Canada (Treasury Board of Canada)

COMPETÊNCIAS -American Evaluation Association -Canadian Evaluation society crosswalk of competencies -Competencies Survey (European Evaluation Society) -IDEAS

INSTITUCIONALIZAÇÃO -UNEG -Escritórios de Avaliação Independentes: PNUD, UNICEF, BID, BANCO MUNDIAL -Órgãos governamentais: -África do Sul: Ministério da Avaliação -México: CONEVAL -Estados Unidos: General Accounting Office

CREDENCIAMENTO -Fornecidos por meio de atestados para profissionais ou para empresas -Certificados de cursos de especialização ou pós-graduação -Currículos descrevendo experiências anteriores

PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO Uma certificação profissional seria um atestado formal de que a pessoa tem o apropriado conhecimento, formação acadêmica, habilidades e conduta profissionais, e a necessária experiência prática em uma gama de funções avaliativas -Japão: adotou um regime de reconhecimento profissional de avaliadores -A Sociedade Canadense de Avaliação tem, desde 2010, um processo de credenciamento de avaliadores (formação + experiência + exame = credencial)

REDES E ASSOCIAÇÕES Um recente mapeamento realizado pela IOCE – International Organization for Professional Evaluation mostrou a evolução das redes e associações no mundo

Mapeamento da IOCE 20