Ponto 3 O CONTRATO DE SOCIEDADE DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE 2016 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Empresarial I Aula 10
Advertisements

DIREITO SOCIETÁRIO Constituição das Sociedades; Pessoa Jurídica;
ATIVIDADES ECONÔMICAS CIVIS EMPRESÁRIO INDIVIDUAL SOCIEDADE EMPRESÁRIA
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
Noções Jurídicas de Contratos
Profº Carmênio Júnior
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
PROAB 2013 RESPONSABILIDADE CIVIL PROFESSORA: FLAVIA ZEBULUM Aula 1.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 1.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS UMA ANÁLISE DA CONTRATUALÍSTICA CONTEMPORÂNEA RODRIGO TOSCANO DE BRITO Doutor e Mestre em Direito Civil pela PUC-SP Professor.
EMPRESARIAL III Aulas 14 CONTRATOS EMPRESARIAIS.
DIREITO COMERCIAL I Professor Luiz Gonzaga Modesto de Paula
VIII SOCIEDADES EMPRESARIAS OU MERCANTIS. Associação - reunião de pessoas em uma instituição, sem fins lucrativos Sociedade: civil - regida pelo C.C.
Ponto 6 A SOCIEDADE LIMITADA DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE
46ª Assembléia Nacional da Assemae 17 de maio – Joinville, Santa Catarina.
Ponto 2 CONCEITO DE SOCIEDADE EMPRESÁRIA DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE
8.º Seminário sobre Relações de Consumo – IBRAC Painel 3: Comércio eletrônico: desafios e perspectivas nas relações de consumo Paulo Arthur Lencioni Goes.
NEGÓCIOS PROCESSUAIS Abril de NEGÓCIOS PROCESSUAIS Negócios jurídicos no processo Adequação do rito às questões materiais Flexibilização procedimental.
“O regime especial vem definido nas respectivas leis instituidoras, dizendo respeito, em regra, à maior autonomia em relação à Administração direta; à.
CONTABILIDADE Objeto de Estudo: Patrimônio das Entidades, seja física ou jurídica. Objetivo: “É fornecer informação econômico-financeira relevante para.
DIREITO EMPRESARIAL Regula as atividades dos empresários (pessoas físicas) e das sociedades empresárias (pessoas jurídicas) no desenvolvimento de suas.
/ VIDEOCONFERÊNCIA SEBRAE Sociedade de Propósito Específico Art. 56, LC 123/2006 (com as alterações da LC 128/2008) Daniel.
1 CONTRATOS EM ESPÉCIE Profª.Fernanda Nunes. 2 CONCEITO Contrato, do latim “contractu”, é trato com. É a combinação de interesses de pessoas sobre determinada.
O Código Civil e a locação como modalidade contratual  há 3 espécies de locação: a) locação de coisas; b) locação de serviços; c) locação de obra ou empreitada.
CONTRATOS EM ESPÉCIE PROFª. FERNANDA VALERIA NUNES.
Profa. Leonice Oliveira CONTABILIDADE CONTINUAÇÃO.
Fato, Ato, Relação, Negócio Jurídico Prof. Rafael Mafei.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito do Trabalho Ponto 5 – Contrato de Trabalho (a) Conceito (art. 442, CLT) Art. 442, CLT “Contrato.
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
Governador Valadares/MG – IMPOSTOS MUNICIPAIS Direito Tributário Prof. Amanda Sá
I SEMINÁRIO ESTADUAL DE CONSÓRCIOS PÚBLICOS DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO NITERÓI/RJ 29/MAIO/2015 Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.
DIREITO EMPRESARIAL AULA I CONTRATOS MERCANTIS.
2/6/ AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS PELO PATRIMÔNIO LÍQUIDO EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL Professor: José Raymundo Sobrinho UCAM - UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES.
Investimentos.
Contrato de empreitada  Contrato de empreitada configura na obrigação assumida pelo empreiteiro, em face do proprietário, para realizar determinada obra.
DIREITO EMPRESARIAL AULA 4
Formação do Contrato Internacional. Introdução: O contrato é um acordo entre duas ou mais partes com fim de : adquirir, resguardar, modificar ou extinguir.
Balancete de Verificação Relação de todas as contas Patrimoniais e de Resultado Serve para verificar : saldo de cada conta após o registro dos fatos contábeis.
Consórcios Públicos Características da Federação brasileira: município como ente federativo; Consórcios Públicos: conceito, objetivos e características.
TIPOS DE SOCIEDADE E CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
IMPOSTO DE RENDA PESSOAS JURÍDICAS Integração IRPJ, IRPF e IRF IRPJ
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
FONTES ATORES CENÁRIOS e ATIVIDADE EMPRESÁRIA PROF. WILIAM CARVALHO.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho. ICMS Previsão Legislativa CF/88 – Art. 155, II EC 33/2001 LC 87/96 LC 114/2002.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
EMPRESARIAL III REVISÃO AV2.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
EMPRESARIAL III Aula 7- Aval.
II Ciclo de Reuniões Técnicas com os Órgãos Assessorados Convênios e Ajustes congêneres: noções básicas. Rui Magalhães Piscitelli Procurador Federal.
Tipos de Empresa.
OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA E OBRIGAÇÃO IN SOLIDUM
Contratos de Colaboração Contratos de colaboração empresarial relacionados ao escoamento de mercadorias são aqueles em que um dos contratantes ( empresário.
Escada Ponteana A teoria geral dos negócios jurídicos aplica-se aos contratos. O negócio jurídico é uma forma de exercício da autonomia privada. É o direito.
Aula Contratos Empresariais
De onde vem o direito? (Fontes do direito) Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 2.
 Direito Empresarial - Introdução o Direito Empresarial – Introdução Histórica e Noções Básicas o Teoria da Empresa o Introdução às Sociedades.
SOCIEDADES EMPRESÁRIAS Atos constitutivos: a sociedade empresária adquire personalidade jurídica com o arquivamento dos atos constitutivos na Junta Comercial.
AULA EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA.
O Lema do 19 º Congresso Brasileiro de Contabilidade “ Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável” O Brasil avança no caminho da consolidação.
 Contratos Empresariais o Teoria dos Contratos o Contratos Empresariais.
BENS PÚBLICOS E BENS PRIVADOS
Direito Empresarial Turma Prof Anderson Rosa. SOCIEDADE LIMITADA 1. Conceito Sociedade limitada aquela formada por duas ou mais pessoas que se responsabilizam.
EMPRESARIAL III Aula 5- Endosso.
1 Contratos: Classificação. 2 Classificação: Tipos 1. QUANTO AOS EFEITOS: 1.1. Contratos unilaterais, bilaterais e plurilaterais; 1.2. Contratos gratuitos.
A EXTRAJUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO CIVIL. NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS. PROFESSOR DOUTOR FLÁVIO.
O DIREITO DO CONSUMIDOR E SUA APLICAÇÃO PROFESSOR HENRIQUE SCHUH.
DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTO. TRIBUTO  1.1. Definição de Tributo: Código Tributário Nacional, art. 3º  Tributo é receita derivada?  Tributo não é multa,
Transcrição da apresentação:

Ponto 3 O CONTRATO DE SOCIEDADE DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE

2 CONCEITO DE CONTRATO “contrato é o acordo de vontade de duas ou mais pessoas com a finalidade de adquirir, resguardar, modificar ou extinguir direitos”. (Bevilacqua, p. 245).  FATO JURÍDICO  ATO JURÍDICO  NEGÓCIO JURÍDICO

DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE CONTRATO DE SOCIEDADE o contrato de sociedade é um tipo de contrato com características próprias  a principal : CRIAÇÃO DE UMA PESSOA JURÍDICA  DUAS FORMAS: CONTRATO SOCIAL ESTATUTO SOCIAL  TEORIAS: a.ANTICONTRATUALISTAS b.CONTRATO PLURILATERAL (Ascarelli) c.CONTRATO-ORGANIZAÇÃO (Calixto Salomão Filho)

DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE ASCARELLI

DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE PRINCIPIOS DO CONTRATO PLURILATERAL  aberto a adesão de novos partícipes  sócios possuem direitos e obrigações não uns para com os outros de forma individualizada, mas perante todos os demais globalmente considerados  possuem o caráter de contrato instrumental  têm por finalidade interesse comum dos sócios

DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE CONTRATO DE SOCIEDADE o contrato de sociedade é um tipo de contrato com características próprias Existem dois tipos de contratos com as mesmas características:  o contrato de associação  o contrato de sociedade

DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE CONTRATO DE ASSOCIAÇÃO Art. 53. Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos. Parágrafo único. Não há, entre os associados, direitos e obrigações recíprocos. (caráter não contratual, mas estatutário)

DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE CONTRATO DE SOCIEDADE Art. 981 do Código Civil: CELEBRAM CONTRATO DE SOCIEDADE AS PESSOAS QUE RECIPROCAMENTE SE OBRIGAM A CONTRIBUIR, COM BENS OU SERVIÇOS, PARA O EXERCÍCIO DE ATIVIDADE ECONÔMICA E A PARTILHA, ENTRE SI, DOS RESULTADOS.

DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE CONTRATO DE ASSOCIAÇÃO E CONTRATO DE SOCIEDADE Ambos têm em comum uma determinada natureza especial que é a criação de uma pessoa jurídica independente da personalidade jurídica dos contratantes. OBJETIVO ESPECIAL = CRIAÇÃO DE UMA PESSOA JURÍDICA

DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE VISÃO RÁPIDA DO DIREITO CONTRATUAL

DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE UM EXEMPLO: CRIAÇÃO DE UMA SOCIEDADE EMPRESÁRIA PARA A VENDA DE AUTO PEÇAS - APÓS A CRIAÇÃO DA SOCIEDADE PELO CONTRATO SOCIAL - contrato com contador - contrato de locação do imóvel onde vai atuar - contrato de engenharia e arquitetura - contrato com designer para a criação de marca - contrato de advogado para registro no INPI - contratação de empregados - contratos fornecimento de água, luz, gás, etc. - contrato de compra e venda de móveis e utensílios - contrato bancário de abertura de conta e crédito - contrato de aquisição de mercadorias para o estoque e - contratos de compra e venda com seus consumidores

DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE REGIMES JURÍDICOS DIFERENTES  DIREITO CIVIL  DIREITO DO CONSUMIDOR  DIREITO DO TRABALHO  DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE REGIMES JURÍDICOS DIVERSOS SEMELHANÇAS = CONSTITUIÇÃO DE OBRIGAÇÕES POR ACORDO DE VONTADES DIFERENÇAS = LIMITES DA AUTONOMIA DA VONTADE = VEDAÇÃO DE ALGUMAS CLÁUSULAS = POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO DO CONTRATO = DIREITOS E DEVERES DAS PARTE

DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE CONTRATOS DE DIREITO CIVIL CONTRATOS DE DIREITO CIVIL CONTRATOS DE DIREITO COMERCIAL contratos empresariais contratos de sociedade

EXIGÊNCIAS FORMAIS DO CONTRATO SOCIAL art. 997 do Código Civil REGRA PADRÃO DAS SOCIEDADES SIMPLES 1.IDENTIFICAÇÃO COMPLETA DOS SÓCIOS 2.DENOMINAÇÃO, OBJETO, SEDE E PRAZO 3.CAPITAL SOCIAL 4.QUOTA DE CADA SÓCIO E FORMA DE REALIZAR 5.ADMINISTRAÇÃO E COMPETÊNCIAS 6.PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE

DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE CLASSIFICAÇÃO DO CONTRATO DE SOCIEDADE SOLENE = exige a forma escrita PLURILATERAL = dois ou mais sócios (não admite a exceção de contrato não cumprido) ONEROSO = obrigação de integralização/direito ao lucro CONSENSUAL = simples manifestação de vontade COMUTATIVO = integralização do capital subscrito TÍPICO = previsto em Lei DE EXECUÇÃO CONTINUADA = vigente durante tempo

DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE SEMINÁRIO ANTONIO, BENEDITO, CARLOS e DECIO perguntam como se faz para criar uma sociedade para explorar o ramo de fabricação de móveis populares. Qual a orientação que você daria ?