A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
Advertisements

1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico,
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes Durante muitos anos os docentes da Educação Especial tentaram dar resposta aos alunos com necessidades.
Economia Informal e Precariedade
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
CONCEITOS IMPORTANTES
Treinamento Introdutório de Segurança para Recém-admitidos
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Família Professor: Cordeiro.
Sejam Bem vindos!!! Reuniões de Pais. 14/04/09.. Questionário de Satisfação APAE 2009.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
S OCIEDADE, E CONOMIA, P OLÍTICA E E DUCAÇÃO : R ELAÇÕES RECÍPROCAS. José Roberto O. dos Santos Fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
TERAPIA COMPORTAMENTAL - TÉCNICAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
CARACTERÍSTICAS DA INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO COM ALUNOS E PROFESSORES QUE CONVIVEM COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, PARA A INCLUSÃO DESSAS CRIANÇAS EM ESCOLAS.
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
Tópicos Especiais de Administração - TEA
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
ASPECTOS PSICOLÓGICOS Elizene dos Reis Oliveira – Psicóloga Helenice Meirelles Andrade - Psicóloga.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT - CAMPUS XVI – IRECÊ/BA PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO DE PROCESSOS.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. PILARES DOOS 7 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
A CULTURA ORGANIZACIONAL
PREVENÇÃO DA EXCEPCIONALIDADE APAE DE FRANCISCO BELTRÃO.
Profa: ROSANGELA LOPES DE CAMARGO CARDOSO
Educando após o divórcio ” Manual para pais divorciados Autor: Philip M. Stahl, Ph.D.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Modelo CBAM ( Concern Based Adoptions Model) Compreender as atitudes e competências dos professores.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Lucas Reis e Tiago Paixão. benefícios auxilia na melhora da força muscular, da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
FAMÍLIA Influências - família romana, canônica. Roma - pater familias do ascendente vivo mais velho- independe a consanguidade. Casamento - com manus.
Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas.
Vitor Geraldi Haase Toda a criança é especial e nasce sem manual de instruções : O que os pais precisam.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Conceitos fundamentais em genética.
1 COMPETÊNCIA 3: (RH´s 04, 05 & 06) “Conhecer as ferramentas utilizadas para o processo de revaloração qualitativa da cultura organizacional.”
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
Fundamentos da Administração
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Bases genéticas do Autismo e suas manifestações Acadêmicas Camila Piccoli da Rosa e Vânia Ramos dos Santos Elisa Sisti Docente do curso de Biomedicina.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Transcrição da apresentação:

A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS Def. família “ é um pequeno grupo social composto por indivíduos relacionados uns aos outros em razão de fortes lealdades e afetos recíprocos, ocupando um lar ou um conjunto de lares que persiste por anos ou décadas. Entra-se na família através do nascimento,adoção ou casamento e deixa-se de fazer parte dela apenas pela morte (Terkesen,1980)

DEFINIÇÃO DE FAMÍLIA Def. família ponto de vista legal: é determinada por laços consanguíneos ou moradia sob o mesmo teto Def de família ponto de vista psicológico funções desempenhadas pelos membros Podendo ter vários arranjos

Quais as finalidades da família ? Sobrevivência e desempenho de seus membros. Famílias saudáveis: ambiente acolhedor, relações amorosas, carinhosas e leias Famílias disfuncionais: o ambiente é disjuntivo e o relacionamento assume característica de ódio, culpa e vingança.

Necessidades atendidas Necessidades relativas a sobrevivência: segurança física, alimento e moradia Necessidades relativas ao desenvolvimento cognitivo e emocional através de transmissão de um senso de valor, de ser aceito como é e de um senso de ligação afetiva permanente

ESQUEMA PARA ANALISAR A FAMÍLIA DIFÍCIL PORQUE: Visão idealizada de família de que normal é aquela em que os indivíduos vivem em harmonia, sem brigas, cooperando sempre e sem estresse. SUGESTÃO Pensar em família funcional : promovem crescimento dos membros e disfuncional: bloqueiam o crescimento, entendendo funcionalidade como um contínuo que vai até a disfuncionalidade.

ESQUEMA DE ANÁLISE Regras que governam o sistema de relações e definem a organização da família. Regras claras, diferença de poder entre pais e filhos. Funcionamento dos subsistemas: por idade, sexo, gênero, pais, filhos. As relações entre subsistemas apresentam fronteiras( permitir a diferenciação entre os grupos familiares para que os membros possam se desenvolver). Fronteira é rígida: comunicação é pobre e autoritário. Fronteiras muito tênues: família aglutinada, pouco diferenciada, dificultando o crescimento e o desenvolvimento da autonomia de seus membros.

ESQUEMA DE ANÁLISE Ciclo vital da família: nascimento do primeiro filho, chegada dos demais filhos, crescimento dos filhos e contato com outros sistemas (amigos, clube , escola), idade adulta dos filhos, novos membros da família, síndrome do ninho vazio.

Família e escola Espera-se que a escola cumpra a função socializadora e preparação para a complexidade da vida. Escola assume uma preponderância na vida de pais e filhos. Como se o sucesso escolar indicasse o sucesso dos pais: como foram bons e competentes.

Função da escola : criar um contexto entre seus membros (administradores, orientadores, professores e alunos) onde aconteçam interações instrutivas cujo resultado é o aumento da competência dos estudantes junto com seu desenvolvimento.

As dificuldades de aprendizagem e a família Dificuldades específicas: capacidade intelectual, linguagem, atividade motora, desenvolvimento neurológico e outros. Dificuldades referentes a atitudes e comportamentos. A produção da criança é o resultado de toda a rede criança, família e escola. O diagnóstico deve ser cauteloso, deve visar os pontos fortes da criança, suas habilidades e sua capacidade de cooperar.

As dificuldades de aprendizagem e a família Como a família lida com as dificuldades de aprendizagem? Aceita a sua existência? Negam a existência “ o pai dele também era assim...” Postergam o tratamento : falta de tempo, dificuldade de pagamento ou preocupação que o filho que impressionado com as demais pessoas que freqüentam o consultório.