M A R K E T I N G REVOLUÇÃO INDUSTRIAL :O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL ERA MÍNIMO Os Primeiros Produtores Vendiam Seus Produtos Diretamente aos Consumidores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Marketing no Século XXI
Advertisements

HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
MÓDULO X Distribuição (Praça)
DISTRIBUIÇÃO (PRAÇA).
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
O CONSUMO DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA Qual a Visão do Banco Mundial Sobre a Classe Média Dos Países Emergentes? O Que Pensam os Analistas Brasileiros Sobre.
ESTRATÉGIAS DE MKT PARA LÍDERES, DESAFIANTES, SEGUIDORES E NICHOS
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Plano de Marketing e Análise de Mercado Profa. Bruna Panzarini
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Prof Fabio Uchôas de Lima 6 - Distribuição. DISTRIBUIÇÃO Poucos fabricantes vendem seus produtos diretamente para os consumidores finais. Entre eles há.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Modelo de Negócios Canvas. Núcleo de Empreendedorismo do Inatel – NEmp.
6ª PESQUISA SOBRE O COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS NA INTERNET.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
CONGRESSO FENAFIM CURITIBA – NOVEMBRO DE 2015 O USO DA TI NA FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA NOVEMBRO
COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.
Aula 6 –Instrumentos para Ouvir os clientes
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
Fundação: junho de 1965 Abrangência: Nacional Representa: empresas Conta com 20 regionais Fundação: novembro de 1967 Abrangência: Estadual Representa:
Situando os conceitos essenciais Ambiente: Instrumentos Produtos & Serviços Helgo Max EmpresaMercado troca $ retribui > oferta Implementação Negociação.
1 Marketing Social. 2 DEFINIÇÃO: MARKETING SOCIAL... _______________________________________________________...envolve o uso dos princípios e técnicas.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
ESTRATÉGIAS DE PREÇO. PAPEL DO PREÇO NA ESTRATÉGIA DO PRODUTO O preço transmite uma informação ao consumidor. O fabricante usa o preço para comunicar.
Trabalho próxima aula Artigo 21 da Lei Antitruste 10 equipes escolherão dois incisos ou unicamente o XXIV Incisos não disponíveis II – XIV – XVII – XIX.
Capitalista Socialista Misto
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.
Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética.
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
1 Factores de Produção
Programa de Requalificação Empresarial Marketing básico de varejo farmacêutico A Alma do Seu Negócio de Varejo Ponto de Venda Comunicação Produto Preço.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
PROTESTE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DEFESA DO CONSUMIDOR São Paulo, Abril /2013.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
CICLO DE VIDA PRODUTO LILIANE CABRAL.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
GRUPO: Augusto Monteiro, Igor Dias e Tais Ucinski PROFº CESAR AUGUSTO KRUGER CASO 2: A MODA.
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
ECONOMIA e NEGÓCIOS Prof. Glauco Conceitos Básicos.
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Canais de Distribuição
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Conceituação de marketing “A empresa orientada para marketing, está voltada para as necessidades do comprador / cliente”. (Levitt) “O marketing deve ser.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
SITUAÇÕES DE DEMANDA DEMANDA NEGATIVA *Grande parte do mercado não gosta do produto e pagaria para evitá-lo. Ex: cirurgias, serviços funerários, ex-presidiários.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

M A R K E T I N G

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL :O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL ERA MÍNIMO Os Primeiros Produtores Vendiam Seus Produtos Diretamente aos Consumidores Finais A Indústria e o Comércio só se desenvolveram através dos mercadores Não Havia Grandes Concentrações Urbanas

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW Necessidades Fisiológicas. Necessidade de Segurança. Necessidade de Relacionamento. Reconhecimento. Necessidade de Auto Realização

MARKETING No Brasil, o termo surgiu após 1950 nas primeiras Escolas de Administração No Brasil, o termo surgiu após 1950 nas primeiras Escolas de Administração. “É um processo gerencial pelo qual indivíduos obtém (com produtos ou serviços) o que necessitam, através da criação, oferta e troca de valores de produtos” (Kotler) O consumidor compra o produto (ou serviço) atribuindo valores às ofertas e, tais valores, decorrem de suas necessidades.O consumidor compra o produto (ou serviço) atribuindo valores às ofertas e, tais valores, decorrem de suas necessidades. Portanto, o produto (ou serviço) que oferecer maior VALOR por unidade monetária, será o escolhido. Portanto, o produto (ou serviço) que oferecer maior VALOR por unidade monetária, será o escolhido.

ERA KOTLER : Antes : Produzia-se somente para vender Depois : Produzia-se para satisfazer necessidades

DIFERENÇAS ENTRE “MARKETING” E “VENDAS” : Levitt : “A Venda enfoca as necessidades do Vendedor; o Marketing as do Comprador”. Drucker : “O objetivo final do Marketing é tornar a venda supérflua” Kotler : “O conceito de Marketing é uma orientação para o Cliente”

O “COMPOSTO DE MARKETING O “COMPOSTO DE MARKETING” (ou “Marketing Mix”) São as variáveis que buscam a oferta mais apropriada ao mercado alvo PRODUTOPONTO 1. PRODUTO 3. PONTO PREÇOPROMOÇÃO 2. PREÇO 4. PROMOÇÃO

PRODUTO O PRODUTO CERTO PARA O MERCADO CERTO. Cor.Marca.Garantia.Embalagem.Posicionamento. Instruções de Uso.

O CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO: Nascimento. Crescimento Maturidade. Declínio.

PREÇO O PREÇO CERTO PARA O MERCADO CERTO Condições de Venda. DESCONTOS Prazo de Pagamento Lista de Preços Para os Vendedores

PONTO O Tipo de Intermediário As Áreas Geográficas O Tipo de Transporte Armazenamento A Localização dos Clientes

O “COMPOSTO PROMOCIONAL”: Propaganda. Venda Pessoal. Promoção de Vendas. Relações Públicas. Publicidade. Merchandising.

POR QUE SURGEM INTERMEDIÁRIOS? Porque Aumentam a Eficiência do “Processo” de Trocas Ajustam a Quantidade Produzida Com a Consumida Transformam as Transações em Rotina FACILITAM O PROCESSO DE PESQUISA

O “INICIADOR”: O consumidor prefere sentir que ele está comprando porque assim ele decidiu O Objetivo é Fazer Com Que a Iniciativa Parta Primeiro do Consumidor, Sem Que Ele Se Dê Conta Disso.

O CONSUMIDOR : Para Estruturar Uma Abordagem Adequada e Eficiente, Pense de Que Forma Você Pode Influenciar o CONSUMIDOR CONSUMIDOR Nas Suas Decisões de Compra.

O “ELO DE VALOR” : “Sempre Que Um Consumidor em Potencial Falar em Preço, Há Interesse na Compra”. O Preço Poderá Ser : Muito Caro; Pouco Caro; Justo; ou Barato, dependendo do nível de interesse do consumidor

O CENTRO DO ALVO (Cliente Já Consome Nosso Produto) Toda a estratégia de Marketing deve estar voltada para : A Fidelização de Clientes; Bom Atendimento de Pós- Venda; Canais de Comunicação Abertos para o Mercado; Adequada Divulgação dos Benefícios do Produto.

HAVAIANAS: Um Produto Vencedor No Início Tratava-se de Um Produto Voltado Para as Classes Populares. Depois, Homens e Mulheres de Outras Classes Sociais Passaram a Utiliza-las.

PRECONCEITO: Um Erro Estratégico de Marketing. 40 % DA NOSSA POPULAÇÃO É COMPOSTA DE NEGROS. Trata-se de Um Mercado Descomunal, Pois Tanto Homens Quanto Mulheres Negras, Consomem Mais Produtos de Beleza Que os Brancos (Proporcionalmente).

COISAS DO BRASIL : O Crédito É Mais Difícil no Norte e No Nordeste do País. Santos e Padres Concorrem Com as Seguradoras. Portanto, Não É Possível Realizar Marketing de Qualidade Sem Conhecer a Fundo Nossa Cultura, Nossos Hábitos e Nossos Costumes.

“FOCO” DAS EMPRESAS E “POSICIONAMENTO” DOS PRODUTOS: Minalba Contraria Importante Regra do Marketing. Antarctica Tenta “Re-posicionar” Sua Marca, Rejuvenescendo-a

Miopia Crônica no Mercado de Refrigerantes: Os “Gigantes” Jamais Poderiam Competir Com os “Guerrilheiros”. A Arrogância da BIC: Em 1989 Ela Lançou Perfumes em Embalagens Descartáveis. Mas, os Consumidores Jamais Compraram Esse Tipo de Produto em Bancas de Jornais ou em Lojas de Conveniência.

OS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS : Estamos Modificando Nossos Hábitos Alimentares. As Pessoas Continuam Comendo, Mas em Outros Lugares. Pois, Em 80 Anos, Duplicou o Número de Restaurantes no Brasil. Os Produtos Estão Diminuindo de Tamanho. Aumentou a Quantidade de Produtos Pré- Prontos.

O NOVO MARKETING: 1) Queijo “Catupiry” Moderniza Sua Embalagem. 2) Depois de 100 Anos, Dois “Produtos Paradigmas” Continuam Vitoriosos: Coca-Cola e Aspirina. Livros em Supermercados: 3) Não é Que Não Gostemos de Ler. O Problema é Que o Livro Era Mal Distribuído e Pouco Promovido.

4) À Partir da Embalagem “PET” e de Alumínio, as Marcas de Refrigerantes “Guerrilheiras” Aumentaram as Suas Participações de Mercado. 5) Muitos Produtos Tiveram Sua Trajetória Radicalmente Alterada Pelas Circunstâncias: TUPPERWARE, KETCHUP HEINZ, LIQUID PAPER, BARBIE, CALÇAS LEVI’S (e Outros)