Comportamentos operantes interrelacionados Fazer, Dizer e Pensar Comportamentos operantes interrelacionados
O fazer, O Dizer e O Pensar O que estes comportamentos tem em comum? O que estes comportamentos tem de diferente? Conceito de classes de respostas o que significa dizer que estes operantes apresentam independência funcional? Sob efeito de quais condições estes comportamentos podem apresentar interrelação? O ensino de uma destas classes de ensino, é o suficiente para outras classes se modificarem ou se reorganizarem?
Comportamento Verbal: A Função da Linguagem Linguagem é comportamento As palavras não são coisas, são comportamentos. A linguagem referente ao ambiente Direcionamento da linguagem para o ambiente A linguagem controlada pelo ambiente Linguagem emitida na presença de aspectos do ambiente
Linguagem & Significado A metáfora das palavras como recipientes dos significados O significados e o dicionário. O ensino do significados – Não se ensina o significado nos dicionários. Conseqüências e contexto. Compartilhamos nosso comportamento verbal Comportamento Social. Comunidade Verbal. São pessoas que falam entre si e reforçam as verbalizações uma das outras.
Análise do Comportamento Verbal Classificação do Comportamento Verbal Estrutura (gramática) versus Função. Análise Funcional do Comportamento Verbal Ocasião em que as respostas ocorrem (estímulo antecedente) e conseqüências que produzem (estímulos conseqüentes) Os estímulos podem ser verbais ou não, bem como suas conseqüências.
Correspondências entre classes vocais e escritas As comunidades Verbais modelam as correspondências. Coisas e nomes; Palavras e definições; Fazer e dizer, etc. As respostas verbais e resposta vocal O termo verbal é genérico, aplicando-se a qualquer modalidade de comportamento verbal A resposta vocal específico para a respostas falada Correspondências entre estímulos verbais e respostas verbais. Função elementar é a reprodução do comportamento verbal.
Comportamento Ecóico Consiste na correspondência entre um estímulo verbal e uma resposta verbal Características do comportamento ecóico É ocasionado por um estímulo verbal vocal (falante). Os fonemas tem correspondência um-a-um com o estímulo vocal (articulação). O Ecóico não é definido pela correspondência acústica, mas pela correspondência fonética – comportamento do papagaio. O tamanho da unidade pode variar de um fonema até um sentenças completas. Diferenças na qualidade vocal (intensidade e timbre) e dialetos são irrelevantes. Não envolve significado do que foi ecoado.
Transcrição Consiste na correspondência entre estímulos e respostas verbais escritas. Características da transcrição É ocasionado por um estímulo verbal escrito. Depende de correspondências de propriedades verbais (soletração, ordem e pontuação) e não visuais (manuscrita ou impressa) O tamanho da unidade pode variar de uma letra até um sentença longa. É um comportamento que deve ser explicitamente ensinado. Não envolve significado do que foi transcrito.
Comportamento Textual Uma resposta vocal corresponde a um estímulo verbal escrito. Características da transcrição A correspondência é arbitrária entre os estímulos e as respostas verbais. Estímulos e respostas são de modalidades diferentes. Deve ser ensinado de fora explicita A modalidade da resposta deve ser vocal. Comportamento Textual versus Leitura Respostas textuais são parte da leitura. Leitura envolve compreensão
Ditado Uma estímulo vocal pode estabelecer a ocasião uma resposta escrita. Características do ditado Estamos interessados no comportamento de quem recebe o ditado e não do falante que dita. Estímulos e respostas são de modalidades diferentes e portanto arbitrários. A relação entre o estímulo e a resposta tem que ser ponto a ponto.
Relação entre classes Ditado Textual Ecóico Transcrição Resposta Vocal Estímulo Vocal Ditado Textual Transcrição Resposta Escrita Estímulo Escrito