Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA Instituto de Ciências da Sociedade – ICS 1.

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Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA Instituto de Ciências da Sociedade – ICS 1

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4 1 CFI (GRADE FECHADA) 2 ICS (GRADE FECHADA) 3456 FI 1FI 2 FORMAS DE ECONOMIA E ETNODESENVOLVIMENTO 60H ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS 60H ECONOMIA ECOLÓGICA 60H ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS 60H FI 1FI 2 RELAÇÕES EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE 60H PATRIMÔNIO CULTURAL 60H ARQUEOLOGIA AMAZÔNICA 60H ARQUEOLOGIA PÚBLICA E LICENCIAMENTO AMBIENTAL 60H FI 1FI 2 RELAÇÕES INTERÉTNICAS 60H SOCIEDADES INDÍGENAS NA AMAZÔNIA 60H TERRITÓRIO E IDENTIDADE 60H ANÁLISE DE PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS GOVERNAMENTAIS 60H FI 1FI 2 DIREITOS HUMANOS 60H DIREITO AMBIENTAL I 60H DIREITO AMBIENTAL II 60H DIREITO FUNDIÁRIO 60H FI 1FI 2 TRABALHO E RELAÇÕES SOCIAIS 60H SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL 60H PLANEJAMENTO URBANO 60H TCC 60H FI 1FI 2 OPTATIVA 60H OPTATIVAS 60H 400H H Atividades Complementares: 160H

 Antropologia 180 horas;  Arqueologia 120 horas;  Direito 240 horas;  Economia 240 horas;  Gestão Pública 180 horas;  Interdisciplinar 180 horas;  Optativas 240 horas;  Atividades complementares 160 horas. 5

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“...desenvolvimento que mantém o diferencial sociocultural de uma sociedade, ou seja, sua etnicidade...” (STAVENHAGEN apud AZANHA) 7

 Objetivar a satisfação de necessidades básicas do maior número de pessoas em vez de priorizar o crescimento econômico;  Dar resposta prioritária à resolução de problemas e necessidades locais;  Valorizar conhecimento e tradição locais na busca de solução de problemas;  Manter relação equilibrada com o meio-ambiente;  Visar independência de recursos técnicos e de pessoal;  Proceder ação integral de base com atividades mais participativas. 8

9

 Bacharelado e Licenciatura em Etnodesenvolvimento na UFPA – Campus Altamira;  Instituto de Ciências da Sociedade da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICS/UFOPA):  Diálogo entre as diferentes áreas; 10

 Compreender as dinâmicas de relações interétnicas na região amazônica;  Analisar perspectivas de desenvolvimento local em relação aos diversos atores no contexto amazônico;  Planejar empreendimentos em conformidade com a diversidade social e ambiental; 11

 Terceiro setor;  Órgãos público concernentes ao tema (cultura, meio ambiente, território);  Setor privado na área de responsabilidade socioambiental;  Empreendedorismo social. 12

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