O Planos de Negócios Paulo Santos / Rui Miranda
OBJECTIVO Compreender a importância da elaboração do Plano de Negócios e como o estruturar e apresentar de forma eficaz.
CONTEÚDOS Objectivos do Plano de Negócios Vantagens Estrutura (ex: IPN – Incubadora): Memória descritiva Estudo de viabilidade económico-financeiro Aspectos para a formulação da Proposta de valor
PLANO DE NEGÓCIOS 1 - Objectivos Acesso a fontes de financiamento Fundamentar as decisões estratégicas Planificar o crescimento Medição da performance financeira
PLANO DE NEGÓCIOS 2 - Vantagens Estruturar ideias Verificar a viabilidade do projecto, permitindo poupar: Recursos Financeiros Recursos Humanos
PLANO DE NEGÓCIOS 3 - Estrutura (ex: IPN-Incubadora) 1 – Capa e Índice 2 - Sumário Executivo 3- Apresentação do Negócio 4 - Enquadramento do 5 – Sector Prod. e Serviços 6 - Organização e Gestão 7 - Recursos Humanos 8- Estratégia de Marketing 9 - Riscos do Negócio 10 - Calendário de Implem Estudo de viabilidade 12 - Anexos
PLANO DE NEGÓCIOS Estrutura (outros exemplos) IAPMEI IAPMEI Ernst&Young Ernst&Young
PLANO DE NEGÓCIOS 10 Conselhos 1.Assegurar facilidade de leitura 2.Dar um aspecto profissional ao documento 3.Evidenciar a qualidade da equipa 4.Apresentar uma abordagem focada no mercado 5.Adequar o plano de negócios ao tipo de leitor 6.Mostrar que o seu negócio é único 7.Referir os riscos do negócio 8.Apresentar projecções realistas 9.Terminar de forma positiva 10.Obter uma revisão crítica antes de o apresentar ao destinatário.
PLANO DE NEGÓCIOS A Proposta de Valor – “Ingredientes” Mercado alvo (clientes, suas necessidades e dimensão) Produto/serviço (como satisfaz as necessidades) Modelo de Negócio (como vai gerar receitas) Concorrência Vantagem competitiva Equipa (experiência e compromisso) Formulação clara e sucinta que será o grande argumento de venda da empresa. Deverá ter em conta:
INSTITUTO PEDRO NUNES - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia Rua Pedro Nunes Coimbra PORTUGAL Muito Obrigado!