O Planos de Negócios Paulo Santos / Rui Miranda. OBJECTIVO  Compreender a importância da elaboração do Plano de Negócios e como o estruturar e apresentar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Meu Plano de Negócios Introdução.
Advertisements

Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Metodologia da pesquisa científica FGV 2011
Planos de Negócios para a procura de financiador
Como estabelecer e organizar
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
 Horta da FSP – dia 05/04 das 13 às 14h - Alícia  Horta da FMUSP – 12/04 das 13 às 14h - Osvaldinete  Centro de Referência de SAN (CRSAN) Butantã –
Venture Capital e Private Equity O Que é ? Modalidade de investimento que envolve participação, através da aquisição de ações ou de outros ativos, em.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 2 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
1/11. 2 Auditorias Especializadas 1/13 O QUE são as Auditorias Especializadas? São atividades de auditoria focadas na avaliação dos controles internos.
O futuro começa hoje sempre. Breve Apresentação Coimbra Inovação Parque Parque de Inovação em Ciência, Tecnologia, Saúde, SA.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Abordagens financeiras e não financeiras integradas de promoção de Sistemas Produtivos Inovativos Locais - experiências e lições de diferentes regiões.
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
Apresentação da Candidatura31 de Maio de 2005 Aprovação da Candidatura27 de Março de eurosCusto Total do Programa (c/privado*) Contribuição.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
Negócios Internacionais Capítulo 1 Negócios Internacionais: Fundamentos International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 1-1.
Detalhando a Superestrutura Prof. Luciano Thomé e Castro.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
Edital SENAI SESI de Inovação O SENAI – Departamento Nacional (SENAI-DN) e o SESI – Departamento Nacional (SESI- DN) disponibilizarão até R$ 23,6.
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões PLANEJAMENTO.
Programa de Incubação de Empresas de Rondonópolis.
Aula 6 –Instrumentos para Ouvir os clientes
Administração de Empresas Equipe: Lorena Moraes Marcio Moraes Messias Silva Thiago Mendes Gestão pela Qualidade Total.
Elementos preliminares de monografias  O objetivo de pesquisa  A revisão bibliográfica  O problema (idéia de pesquisa)  O método de pesquisa  A justificativa.
A abordagem de resolução de Problemas Autores: Laundon & Laudon Abordagem de resolução de problemas – significa considerar os sistemas de informação junto.
Situando os conceitos essenciais Ambiente: Instrumentos Produtos & Serviços Helgo Max EmpresaMercado troca $ retribui > oferta Implementação Negociação.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 3- Análise Interna.
3 Gerenciamento do Escopo Capítulo 3 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Nome da Empresa Business Plan. Missão Defina a missão de longo prazao da Empresa –Use palavras que ajude diretamente no crescimento da empresa, seja o.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Gestão Operações Sustentáveis EAD 0765 Aula 1 – Introdução Profa.Adriana Marotti 05/08/2015.
EDVAL CARLOS DOS SANTOS FILHO BACHAREL ADMINISTRACAO – UFBA ESPECIALISTA EM ADM PUBLICA ESPECIALISTA EM RECURSOS HUMANOS ESPECIALISTA EM AUDITORIA – UFBA.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Estratégia Empresarial
Marina Aparecida Pereira Fonseca
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Gestão de Marketing ECTS: 6 Horas de contacto: 60 TP + 4 OT Total horas de trabalho: 162 Nº. Semanas de trabalho: 20 semanas Marketing.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
QREN Avaliação dos Sistemas de Incentivos. Sistemas de Incentivos QREN Principais Conclusões da Avaliação  Melhorias face a anteriores experiências de.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Secretaria de Estado da Fazenda INSTITUCIONAL. Gerar receitas e controlar a sua aplicação. SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA MISSÃO.
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Fundamentos da Administração
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
Administração de marketingCapítulo 2 — Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 2-1 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA.
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Nome do Projeto Logótipo do Projeto. I. Sumário Executivo  O que pretende atingir como empresa;  Quem são os promotores do projeto;  Como é que o produto/serviço.
1 Gestão de Recursos Humanos (5) Separação UNIDADE CURRICULAR: Gestão de Recursos Humanos CURSOS Contabilidade e Finanças, Contabilidade e Finanças noturno,
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Template Plano de Negócios
Transcrição da apresentação:

O Planos de Negócios Paulo Santos / Rui Miranda

OBJECTIVO  Compreender a importância da elaboração do Plano de Negócios e como o estruturar e apresentar de forma eficaz.

CONTEÚDOS  Objectivos do Plano de Negócios  Vantagens  Estrutura (ex: IPN – Incubadora): Memória descritiva Estudo de viabilidade económico-financeiro  Aspectos para a formulação da Proposta de valor

PLANO DE NEGÓCIOS 1 - Objectivos  Acesso a fontes de financiamento  Fundamentar as decisões estratégicas  Planificar o crescimento  Medição da performance financeira

PLANO DE NEGÓCIOS 2 - Vantagens  Estruturar ideias  Verificar a viabilidade do projecto, permitindo poupar: Recursos Financeiros Recursos Humanos

PLANO DE NEGÓCIOS 3 - Estrutura (ex: IPN-Incubadora) 1 – Capa e Índice 2 - Sumário Executivo 3- Apresentação do Negócio 4 - Enquadramento do 5 – Sector Prod. e Serviços 6 - Organização e Gestão 7 - Recursos Humanos 8- Estratégia de Marketing 9 - Riscos do Negócio 10 - Calendário de Implem Estudo de viabilidade 12 - Anexos

PLANO DE NEGÓCIOS Estrutura (outros exemplos)  IAPMEI IAPMEI  Ernst&Young Ernst&Young 

PLANO DE NEGÓCIOS 10 Conselhos 1.Assegurar facilidade de leitura 2.Dar um aspecto profissional ao documento 3.Evidenciar a qualidade da equipa 4.Apresentar uma abordagem focada no mercado 5.Adequar o plano de negócios ao tipo de leitor 6.Mostrar que o seu negócio é único 7.Referir os riscos do negócio 8.Apresentar projecções realistas 9.Terminar de forma positiva 10.Obter uma revisão crítica antes de o apresentar ao destinatário.

PLANO DE NEGÓCIOS A Proposta de Valor – “Ingredientes”  Mercado alvo (clientes, suas necessidades e dimensão)  Produto/serviço (como satisfaz as necessidades)  Modelo de Negócio (como vai gerar receitas)  Concorrência  Vantagem competitiva  Equipa (experiência e compromisso) Formulação clara e sucinta que será o grande argumento de venda da empresa. Deverá ter em conta:

INSTITUTO PEDRO NUNES - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia Rua Pedro Nunes Coimbra PORTUGAL Muito Obrigado!