SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES SEMINÁRIOS NACIONAIS DO ENADE BRASÍLIA, JUNHO DE 2013. PROVA DO ENADE 2013 24 DE NOVEMBRO DE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Advertisements

A Educação a Distância na perspectiva
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Faculdade Brasileira de Educação e Cultura
Diretoria de Avaliação da Educação Superior/DAES/INEP
V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARTICULAR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
“A A VALIAÇÃO E XTERNA DA E DUCAÇÃO S UPERIOR A D ISTÂNCIA ” S UZANA S CHWERZ F UNGHETTO Coordenadora – CGACGIES/DAES/INEP Rio de Janeiro | 09/Junho/2015.
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PERMANENTES, VISITANTES E COLABORADORES E ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES COLABORADORES Integrantes: Raimundo Pereira.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
COMISSÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA - CNEMV João Carlos Pereira da Silva Dezembro / 2014.
ENADE 2014 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
A vida de um curso Departamento de Ensino Superior.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Lei nº (14/04/04) Institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades de avaliação: Avaliação das.
“P OSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE E NFERMAGEM NO E NSINO A DISTÂNCIA ” 1º Seminário sobre Ensino Técnico e de Graduação a Distância.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais REGULARIZAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PARECER Nº 895/13 RESOLUÇÃO Nº 460/13 Maria do Carmo Menicucci.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de nível médio e superiores Brasília/Belém | Maio 2016.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
COMISSÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ZOOTECNIA- CNEZ ADRIANA EVANGELISTA RODRIGUES DEZ / 2014.
O Projeto Político Pedagógico é...
IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA Secretaria de Administração Subsecretaria de Desenvolvimento de Pessoas Gerência de Cargos, Salários e Avaliação de Desempenho.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
Política de Regulação Cursos de Medicina Brasília, 5 de fevereiro de Avanços.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ENADE - Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. - Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação.
Prof.(a) Aurélia A. de Melo. O Índice Geral dos Cursos é um indicador que mede a qualidade dos cursos de graduação e pós- graduação de Instituições de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
REUNIÃO COM ALUNOS FORMANDOS ENADE » MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO » ENADE | Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ˃PUC-Campinas | ˃ENADE 2009.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
Avaliação Institucional CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE CAPIVARI Capa.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Competências Termo de Cooperação.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
ENADE 2017 | Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
SINAES ENADE.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES SEMINÁRIOS NACIONAIS DO ENADE BRASÍLIA, JUNHO DE PROVA DO ENADE DE NOVEMBRO DE 2013

LEGISLAÇÃO Constituição Federal – CF 88 PNE – Plano Nacional da Educação LDB – Lei 9.394/96 Lei do SINAES – de 2004 Decreto de 2006 Portaria Normativa 40 de 2007, consolidada em 29 de dezembro de 2010

A Lei , de 14 de abril de 2004 instituiu o SINAES. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) SINAES

Melhoria da qualidade da Educação Superior; Orientação da expansão da oferta; Aumento da eficácia institucional; Aumento da efetividade acadêmica e social; Aprofundamento dos compromissos e responsabilidade social das IES. Finalidades do Sinaes

Instituições de Educação Superior OBJETIVO Cursos de Graduação assegurar Desempenho acadêmico de seus ALUNOS Processo Nacional de Avaliação

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES  IES – autoavaliação e avaliação institucional (comissões in loco) para fins de credenciamento e recredenciamento. Atribui o Conceito Institucional (CI)  Cursos de graduação – avaliação dos cursos de graduação (comissões in loco) para fins de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. Atribui o Conceito de Curso (CC).  Estudantes – avaliação de desempenho dos estudantes – ENADE

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO aprendizagem/ diagnóstico/ações Formativa prática evolutiva/ sistêmica/ integrada Processual produz autoconhecimento, construção e reconstrução para uma cultura de avaliação com permanente atitude de tomada de consciência sobre sua missão e finalidades acadêmica e social Emancipatória

SINAES Instituições de Educação Superior – avaliadas nas dez dimensões do Sinaes Autoavaliação pelas IES Cursos – avaliados nas dimensões do Sinaes: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura Estudantes – avalia o curso por meio do ENADE que verifica o processo de aprendizagem do estudante em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais

MECCONAESINEPCTAASERESCNE CNS CONFEA OAB Outros conselhos INSTÂNCIAS DE AVALIAÇÃO

REGULAÇÃO SUPERVISÃO AVALIAÇÃO Realizada por atos autorizativos de IES e de cursos de graduação (credenciamento, recredenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento) Objetivo de zelar pela qualidade da oferta de educação superior no sistema federal Processo formativo e referencial para a regulação e supervisão da educação superior, a fim de promover a melhoria de sua qualidade ]

CURSOS QUE SERÃO AVALIADOS NO ENADE 2013 AgronomiaBiomedicinaEducação FísicaEnfermagem FarmáciaFisioterapiaFonoaudiologiaMedicina Medicina Veterinária NutriçãoOdontologiaServiço Social ZootecniaAgronegócio Gestão Hospitalar Gestão Ambiental Radiologia PORTARIA NORMATIVA N° 6, DE 27 DE MARÇO DE 2013

ENADE 2013 CURSOS (CENSO 2011) CONCLUINTES (CENSO 2011) ESTIMATIVA (2013) ANO I DO CICLO AVALIATIVO - CIÊNCIAS DA SAÚDE, CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ÁREAS AFINS.

Art. 2º - O enquadramento dos cursos de graduação nas respectivas áreas de abrangência do ENADE 2013 será de responsabilidade das instituições de educação superior IES, a partir das informações constantes do Cadastro do Sistema e MEC e Censo da Educação Superior, conforme orientações técnicas do INEP. PORTARIA NORMATIVA N° 6, DE 27 DE MARÇO DE 2013

O ENADE é desenvolvido com o apoio técnico das Comissões Assessoras de Área. (art. 23 o, parágrafo único, da Lei n o 2.051/2004). As Comissões Assessoras de Área são compostas por professores de IES públicas e privadas, buscando contemplar as diversas regiões do País. Comissões Assessoras de Área

Definir as diretrizes para as provas do Enade 2013; Elaborar a matriz de referência para a área ou curso superior de tecnologia que será avaliado no Enade 2013; Acompanhar o processo de capacitação de elaboradores e revisores técnico- pedagógicos de itens; Acompanhar a revisão técnico-pedagógica de itens elaborados para o BNI 2013; Comissões Assessoras de Área – Principais Atribuições

Participar da preparação e organização dos instrumentos de avaliação que serão aplicados no Enade 2013; Analisar, após a aplicação do Enade 2013, o gabarito preliminar do itens de múltipla escolha e os padrões de respostas dos itens discursivos aplicados no Exame; Propor o aprimoramento da avaliação através da elaboração do Relatório Final da Comissão Assessora; Realizar estudos sobre o Exame, com acompanhamento dos indicadores de qualidade; Comissões Assessoras de Área – Principais Atribuições

Orientar e acompanhar a formação dos avaliadores do BASis para a avaliação in loco dos curso nas respectivas áreas do conhecimento. Propor diretrizes, objetivos e outras especificações necessárias ao processo de Avaliação dos Cursos de Graduação; Elaborar produtos resultantes do Enade e da Avaliação dos Cursos de Graduação; Representar, quando solicitado pelo Inep, a respectiva Comissão Assessora de Área em eventos, cursos e palestras que tratem do Enade 2013; Comissões Assessoras de Área – Principais Atribuições

Participação dos docentes... BASis – Banco de Avaliadores do Sinaes CERES – Cadastro Nacional de Elaboradores e Revisores de Itens Comissões Assessoras de Área  Atuar durante o Ciclo Avaliativo (três anos):  Diretrizes da prova  Capacitação e elaboração de itens de prova (BNI)  Acompanhar os indicadores de qualidade dos cursos  Orientação da avaliação in loco

OBJETIVOS - ENADE Contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes; Aferir o desempenho dos estudantes no que se refere ao uso, síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso; Possibilitar aos cursos o acompanhamento dos resultados de suas ações pedagógicas; Avaliar comparativamente a formação oferecida pelas IES aos estudantes das respectivas áreas avaliadas.

Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação regular em relação ao ENADE, atestada pela sua efetiva participação ou dispensa oficial pelo MEC, na forma estabelecida em regulamento. É vedada a identificação nominal do resultado do estudante avaliado. O resultado individual é fornecido exclusivamente ao estudante. ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Prova 10 questões de Formação Geral (8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas) 30 questões do Componente Específico da área avaliada (27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas) Questionário de percepção sobre a prova Instrumentos de avaliação e questionários aplicados

Questionário do Estudante Busca levantar, junto aos estudantes, informações socioeconômicas e acadêmicas. Questionário destinado ao Coordenador Busca reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso (coletado nos quinze dias subseqüentes à prova via Internet). Instrumentos de avaliação e questionários aplicados

Conceito Enade Calculado para o curso da IES, localizada em um município, considerada uma área de avaliação. A nota do curso inclui o desempenho dos alunos nas provas de formação geral e componente específico.

INDICADORES DE QUALIDADE PORTARIA Nº40, ART. 33-B, I E II Cursos de graduação o Conceito Preliminar de Curso (CPC) instituído pela Portaria nº 4, de 2008 Instituições de Educação Superior o Índice Geral de Cursos (IGC) instituído pela Portaria nº 12, de 2008 Desempenho de estudantes o conceito obtido a partir dos resultados do ENADE

PESOS DOS COMPONENTES DO CPC 2011 Desempenhos - 55%Insumos – 45% NCNIDDNFNONPDNPMNPR 20%35%7,5% 15%7,5%

ENADE 2008 E 2011 GERAL Total 2008 (Un. Calc.): Total 2011 (Un. Calc.): 7.576

CPC E 2011 GERAL Total 2008 (Un. Calc.): Total 2011 (Un. Calc.): 7.576

IGC 2008 E 2011 GERAL Total 2008 (IES): Total 2011 (IES): 2.136

AVALIAÇÃO IN LOCO AUTORIZAÇÃO DE CURSOS

AVALIAÇÃO IN LOCO RECONHECIMENTO DE CURSOS

AVALIAÇÃO IN LOCO RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS

Desafios para a Qualidade da Avaliação Dinamizar o processo de avaliação, integrando instrumentos, espaços e momentos Acompanhar o desenvolvimento do Ciclo Avaliativo do SINAES Garantir o processo de avaliação de IES e de cursos de graduação com um referencial que assegure o padrão mínimo de qualidade em todos os cursos de graduação

A consolidação do Sinaes ocorrerá quando todas as informações e análises qualitativas da avaliação referentes aos três pilares (estudantes, cursos e IES), forem utilizadas como vetores para mudanças internas em cada IES. Consolidação do SINAES

informação para a Sociedade desenvolvimento de políticas públicas para o Estado desenvolvimento do seu PDI, revisão de sua missão, planos, métodos e trajetória para a IES orientação para os Estudantes CONSEQUÊNCIAS DA AVALIAÇÃO

Agradecemos sua presença!