Sobre a ABPITV Criada em 1999 439 associados presentes nas 5 macrorregiões do Brasil (maio/14) Objetivos (destaques) Representar produtoras independentes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HBO LATIN AMERICA. A HBO Latin America (HBO LAG) é uma empresa fundada em 1991 que pertence a: Sony Pictures Television International, Home Box Office,
Advertisements

SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual da República Argentina
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Brasil Polo Regional de Resseguros Abril Conceito do Brasil como Polo Regional de Resseguros A atração de prêmios de fora de sua jurisdição para.
Clube de Engenharia Junho de ª Confecom 1 3. A 1ª Confecom - Conferência Nacional de Comunicações - Clube de Engenharia Divisão de Eletônica e Tecnologia.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
ART HISTORY AFTER MODERNISM ou O FIM DA HISTÓRIA DA ARTE HANS BELTING.
Superintendência de Registro – SRE Seminário ABDTIC – Lei /2011 Aspectos Contratuais da Regulamentação Agosto de 2014
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
46ª Assembléia Nacional da Assemae 17 de maio – Joinville, Santa Catarina.
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
Edital de Licitação e Contrato de Permissão – Alterações Serviços Regulares de Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros operados por ônibus do.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
AUDIÊNCIA PÚBLICA A SOBREVIVÊNCIA DA CADEIA DO LIVRO NO BRASIL COMISSÃO DE CULTURA CÂMARA DOS DEPUTADOS Luís Antônio Torelli Presidente da CBL 17/11/2015.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
“O regime especial vem definido nas respectivas leis instituidoras, dizendo respeito, em regra, à maior autonomia em relação à Administração direta; à.
Comunicação Comunitária e Educativa Brasília, 6 de outubro de 2015.
Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Brasília, 09/12/2014.
Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para a alimentação saudável Sistematização do I Simpósio.
Fonte: : IBGE (PNAD 2009); projeção : CPS/FGV, com projeção de redução da desigualdade. O AUMENTO DA RENDA DA POPULAÇÃO TEM EFEITO DIRETO.
P ROGRAMAÇÃO R EGIONAL. A televisão é o segundo item mais importante na casa do brasileiro(*): Fogão98,6% Televisão96,9% Geladeira95,8% Rádio83,4% Computador42,9%
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Para entender o que é política pública Produção cultural
FUST E NOVO SERVIÇO EM REGIME PÚBLICO - COMENTÁRIOS Márcio Wohlers - Assessor Especial Ministério das Comunicações 47 o Painel TELEBRASIL Brasília - 14.
CONDECINE Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional 1º de outubro de 2015.
BREVE CENÁRIO DO AUDIOVISUAL Antes e Após Lei /2011.
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Declaração de Caracas Documento que marca as reformas na atenção à saúde mental nas Américas. ESUDA, 12 de maio de 2014 Rossana Rameh
Principais motivos sobre a viabilidade e sustentabilidade dos RPPS: Favoráveis ao Executivo: 1º - No caso de extinção, o art. 5º da portaria nº 2/09 do.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
Dever de licitar : Licitar é a regra. A Contratação direta é a exceção (art. 2º Lei 8.666/93 e art. 37, XXI CF/88).
Associação MEDIA Desk Portugal MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013.
Direito Humano à comunicação e diretriz 22 do PNDH3.
Comentários ao PL 5.807/2013 Novo Marco da Mineração Carlos Vilhena Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Investimento e gestão: desatando.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
Agosto/2010. Criada em 1999, no Rio de Janeiro, a ABPI-TV representa produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e novas mídias. Tem.
Trabalho próxima aula Artigo 21 da Lei Antitruste 10 equipes escolherão dois incisos ou unicamente o XXIV Incisos não disponíveis II – XIV – XVII – XIX.
F ONTES DO D IREITO P ENAL Prof. M.e. Leonardo Rodrigues de Souza.
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES. MEDIDA PROVISÓRIA
A atividade de produção de conteúdos audiovisuais e a televisão por assinatura Audiência pública: PL Nº29/07, dispõe sobre a organização e exploração das.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS – PNDH 3 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS CÂMARA DOS DEPUTADOS 04 DE FEVEREIRO.
Secretaria de Aviação Civil – PR PROJETO DE LEI DO AERONAUTA LEI 7.183/1984 Ministro Eliseu Padilha.
Taxas Federais Tributos Federais (DEF0512) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
COMISSÕES DISPOSIÇÕES GERAIS Art São comissões permanentes: I - a Comissão de Regimento Interno; II - a Comissão de Jurisprudência; III - a Comissão.
Veículos de comunicação
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
ACORDO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ---- A POSIÇÃO DA ABINEE.
Serviço de Inspeção Municipal Municípios que instituíram por Lei o SIM.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
A Lei nº /11 e o estímulo à produção e veiculação de conteúdos brasileiros na TV Paga 27 de outubro de 2015.
PL nº 702/2011 – AUDIÊNCIA PÚBLICA CDEIC. Fundada em 1962, Brasília; Representa a radiodifusão livre, aberta e gratuita; emissoras de rádio 280.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
Apresentação O programa J. Jamil apresenta propõe a abertura de espaços para informação, entrevistas e debates, proporcionando também games e embates.
Marcio Patusco Lana Lobo Junho de ª Confecom 1 1ª Confecom - Conferência Nacional de Comunicações - 4ª Reunião da CBC3 GRN4 Período de Estudo 2009~2012.
AUDIÊNCIA PÚBLICA MPV 651/2014. Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios 80%
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
1 / 15 Seminário Regional de FPC – 04 e 05 Jul 12 Tema 4 – Nova Portaria sobre explosivos 1/12.
O INTERESSE DO CONSUMIDOR NO PL 29/07 NOV/2008AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL.
DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTO. TRIBUTO  1.1. Definição de Tributo: Código Tributário Nacional, art. 3º  Tributo é receita derivada?  Tributo não é multa,
Transcrição da apresentação:

Sobre a ABPITV Criada em associados presentes nas 5 macrorregiões do Brasil (maio/14) Objetivos (destaques) Representar produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e novas mídias; Assessorar e fomentar ações de desenvolvimento do mercado audiovisual regional e brasileiro; Debater a legislação do setor audiovisual, participando ativamente de discussões de projetos de lei e de normas regulamentares; e Apoiar a capacitação e a atuação do produtor brasileiro em diversos Estados do Brasil. Principais Projetos

A REGIONALIZAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 “Art A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios: (...) II - promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação. III - regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei.”

DEFINIÇÃO DE PRODUTORA INDEPENDENTE NO PROJETO DE LEI N. 59/2003 “Art. 2º Para os fins desta Lei considera-se: (...) IV - produtora independente regional: pessoa jurídica com sede na região, com atividade regular e contínua, não vinculada por acordo de exclusividade que a impeça de comercializar conteúdos audiovisuais com terceiros nem vinculada societariamente, direta ou indiretamente, a concessionária, permissionária ou autorizada do serviço de radiofusão de sons e imagens ou a programadora, empacotadora ou distribuidora de conteúdos audiovisuais no segmento de serviços de acesso condicionado”.

CONCLUSÕES SOBRE A DEFINIÇÃO DE PRODUTORA INDEPENDENTE NO PROJETO DE LEI N. 59/2003 A definição de “produtora independente” por macrorregião, e não por Estado, contribui para a excessiva concentração das produções independentes (a exemplo do eixo RJ-SP), inibindo a concretização de sua regionalização (exemplo dos Estados de MG e ES no contexto do Sudeste). Proposta da ABPITV: alterar a definição de produtora independente do PL, fixando sua sede em função de seu Estado, e não de sua região. Essa medida: (i) inibirá o agravamento da concentração das produções independentes em Estados específicos de uma macrorregião, em detrimento dos demais Estados; e (ii) Estimulará a descentralização e a regionalização das produções independentes brasileiras.

“ESTÍMULO” À PRODUÇÃO INDEPENDENTE NO PROJETO DE LEI N. 59/2003 “Art. 4º Como incentivo à produção independente, os conteúdos produzidos por produtoras independentes regionais e transmitidos pelas emissoras de radiodifusão de sons e imagens da região serão contabilizados pelo tempo dobrado de sua efetiva exibição, para efeito de atendimento aos limites mínimos respectivos à veiculação de produção de caráter regional e local. Parágrafo único. A exibição da obra cinematográfica ou videofonográfica de produção independente... limitada a uma obra por semana, será contabilizada pelo tempo dobrado ao de sua efetiva exibição para atendimento aos limites mínimos respectivos à veiculação de produção de caráter regional e local.” Comentário: as emissoras decidem se vão exibir conteúdos regionais independentes, a ensejo do estímulo proposto.

CONCLUSÕES SOBRE TAL “ESTÍMULO” NO PROJETO DE LEI N. 59/2003 O estímulo do PL à produção independente não é efetivo, mantendo a produção independente em TV aberta (i) pouco expressiva (quantitativamente) e (ii) concentrada no eixo RJ-SP, obstando sua regionalização e seu desenvolvimento. Proposta da ABPITV: inserir no PL dispositivo determinando que parte das cotas reservadas à produção regional seja produzida por produtoras independentes. Essa medida: (i) resulta da interpretação conjunta dos incisos II e III do art. 221; (ii) foi aplicada com êxito no mercado brasileiro de televisão por assinatura; (iii) tem precedentes nas legislações de países como Reino Unido, Argentina, Estados Unidos e União Europeia.

Crescimento concentrado da base de associados da ABPITV: necessidade de estímulo à regionalização PIC ANIMAÇÃO RegiãoNorteNordesteC. OesteSulSudeste Nº Associados

ESTÍMULO À PRODUÇÃO INDEPENDENTE EM SERVIÇOS DE ACESSO CONDICIONADO NO BRASIL A Lei n° /11 implementou na televisão por assinatura um sistema de cotas de programação a ser preenchido com conteúdos audiovisuais brasileiros, metade dos quais produzidos por produtoras brasileiras independentes. Essa medida se mostrou efetiva, tendo impulsionado o incremento estruturado da demanda das programadoras produções independentes e o incremento na oferta dessas produções pelo mercado brasileiro de produção independente.

Audiência da TV Paga 2009 PIC ANIMAÇÃO Nº de horas de programação de conteúdo brasileiro por mês 14 canais em % Crescimento da Emissão de CRT após início das cotas Fonte: ANCINE

Audiência da TV Paga 2009 PIC ANIMAÇÃO 1º - Vai que Cola (Multishow): telespectadores 2º - Sai de Baixo (Viva): º - The Walking Dead | ano 4 (Fox): º - American Horror Story | ano 3 (Fox): º - CSI: NY (AXN): º - Cilada (Multishow): º - Uma Rua Sem Vergonha (Multishow): º - The Walking Dead | ano 3 (Fox): º - Adorável Psicose (Multishow): º - Crossing Lines (Fox): º - Revenge (Sony): º - Law & Order (Universal): º - Marvel's Agent of Shield (Sony): º - Downton Abbey (GNT): º - Contos do Edgar (Fox): º - Meu Passo me Condena (Multishow): º - The Walking Dead | ano 2 (Fox): º - Supernatural (Warner): º - Bones | ano 8 (Fox): º - Surtadas na Yoga (GNT): º - Se eu Fosse Você – a série (FOX): séries nacionais entre as 21 mais assistidas na TV Paga em Fonte: IBOPE Pay TV

PRODUÇÕES INDEPENDENTES PARA TV Um rua sem vergonha Produtora: Conspiração Exibido no Multishow Estreou em julho 2013 Agora Sim! Produtora: Mixer Exibido na Sony Estreou em setembro Teresas Produtora: Bossa Nova Exibido no GNT Estreou em abril 2013 PREAMAR Produtora: Pindorama Filmes Exibido na HBO Estreou em maio 2012 Latitudes Produtora: Los Bragas/House Enter Exibido na TNT Estreia em setembro 2013 Vencedora do prêmio APCA 2013 Contos do Edgar Produtora: O2 Filmes Exibido na Fox Estreou em abril 2013 F.D.P | Copa Hotel I O Negócio | Surtadas na Yoga| Sessão de Terapia | As Canalhas I Se eu fosse Você I Psi I Beleza S/A I

SUCESSOS - PRODUÇÕES INDEPENDENTES EM TV ABERTA Pedro e Bianca: Série coproduzida pela produtora independente Coração da Selva e a TV Cultura (SP). Vencedora do International Emmy Kids Awards (2013). A Mulher Invisível: Série coproduzida pela produtora independente Conspiração Filmes e a TV Globo (RJ). Vencedora do Prêmio Emmy Internacional de melhor série (2012). Produções audiovisuais independentes podem ter êxito estruturado em TV aberta se houver efetivo estímulo à sua produção. Esses exemplos reforçam a necessidade da regionalização das produções independentes, cujo número de produções é hoje pouco expressivo e primordialmente concentrado no eixo RJ-SP.

Experiências bem sucedidas no exterior Reino Unido - Desde 2003, todas as emissoras de televisão aberta reservam um mínimo de 25% de sua programação para produções independentes.  As emissoras devem garantir que parcela considerável dos seus programas sejam produções feitas fora da Grande Londres (M25), obrigando-se a investir parte de seus orçamentos nestas produções.  Em 2009, 50% do horário nobre da TV britânica já contava com produções independentes nos chamados programas originais, isto é, programas inéditos feitos pela própria emissora ou por produtores independentes!.

Experiências bem sucedidas no exterior Argentina - Estabeleceu que as emissoras devem garantir uma porcentagem mínima em sua programação para as produções locais independentes, variante de 10% a 30%, dependendo do número de habitantes de cada cidade.  Essa medida concedeu um espaço garantido às produções locais independentes em televisão aberta, tornando possível o desenvolvimento da indústria de produção audiovisual independente no país e da cultura argentina em suas diversas expressões..

Experiências bem sucedidas no exterior Estados Unidos - Em 1970, estabeleceram pesadas restrições à veiculação de conteúdos produzidos pelas emissoras de TV aberta.  A medida surtiu resultados: em 1995, 70% dos conteúdos veiculados pelas emissoras já eram produzidos de forma independente, o que justificou a revogação das restrições anteriores por estarem obsoletas. União Europeia - Pelo menos 50% do conteúdo da televisão deve ser produzido, predominantemente, com autores, trabalhadores e produtores residentes em todos os Estados-membros da União Europeia.  Todas as emissoras de televisão, públicas e privadas, devem reservar 10% de sua programação a produções independentes (“Televisão sem Fronteiras”)..